comitium

TESTE: Marin Nicasio 2

A Marin foi durante a década de 90 uma das marcas preferidas dos consumidores. Quem não se lembra dos modelos Pine Mountain ou Team Marin? Estas bicicletas inundaram os trilhos nessa altura e agora esta Nicasio 2 veio ocupar esse espaço.

Sergio Lorenzo. Fotos: César Cabrera

Testámos a Marin Nicasio 2
Testámos a Marin Nicasio 2

Somos fãs de novas tecnologias, mas confessamos que temos um fraquinho por peças de coleção e bicicletas clássicas. Afinal de contas, embora estejamos a viver uma época onde o digital comanda a vida, iniciámos a nossa vida profissional no mundo analógico e vivemos os tempos áureos de marcas como a Marin, Kona, Gary Fisher, Rocky Mountain, entre outras. Nessa altura, publicávamos a revista BIKE, a única revista em papel dedicada ao mundo das bicicletas em Portugal e a Marin ocupou de imediato um lugar cativo no nosso coração. 

Agora, tivemos a sorte de poder testar a Nicasio 2, uma das bicicletas da gama de gravel da marca americana, fabricada em aço. 

Se és fã das bicicletas ou materiais clássicos, não deixes de ler este teste, porque a Marin Nicasio 2 é uma bicicleta de gravel que conjuga características do passado e do presente. 

Estudio Marin Nicasio (21)

O quadro em cromoly inclui diversas roscas para acessórios (bolsas, alforges, etc). 

A marca californiana adotou nesta Nicasio 2 uma fórmula já testada. O quadro é fabricado em cromoly Serie 2, a gama média da marca, com tubos praticamente redondos e minimalistas, como se usava antigamente. 

Estudio Marin Nicasio (35)

A cor (bordeax) é claramente vintage e combina perfeitamente com esta Marin.  

Accion Marin Nicasio 21

Todas as soldas TIG estão à vista, mostrando claramente o lado mais retro. Além disso, na zona da direção, podemos encontrar cunhas para os rolamentos, tal como se usava antigamente. Toda a cablagem é externa, com guias bem montadas, para os mais puristas. Por outro lado, a modernidade pode ser encontrada na forqueta que é, neste caso, fabricada em fibra de carbono, uma característica que proporciona conforto adicional, graças à absorção das vibrações. 

Estudio Marin Nicasio (13)

Embora tenha características retro, também aposta na modernidade, como se vê no eixo passante e nos travões de disco hidráulicos. 

O quadro inclui orifícios para a instalação de um espigão telescópico com cablagem interna, caso queiras instalar um. E embora o quadro tenha um look dos anos setenta/oitenta, a união das escoras ao tubo vertical é feita bastante abaixo, para uma flexibilidade maior na parte traseira, algo típico de bicicletas mais modernas. 

As escoras são finas e as ponteiras têm um aspeto limpo, sendo possível instalar alforges e guarda-lamas. Além disso, inclui uma patilha de desviador substituível. O eixo traseiro é passante (142x12 mm) e é possível montar pneus de 700x x 30 mm, 40 mm e até 45 mm. Se preferires, podes instalar rodas 27,5", mas os pneus não podem ultrapassar 47 mm. 

Accion Marin Nicasio 24

GRAVEL TRANQUILO

O espigão de selim de 27,2 mm de diâmetro pode limitar a escolha caso pretendas montar um telescópico, mas não é esse o espírito desta bicicleta. A forqueta, como referimos, é fábricada em carbono e tem um tubo de direção cónico e sistema integrado. Tem três parafusos para instalar bolsas ou alforges, bem como pontos de montagem para um guarda-lamas dianteiro. Junto à direção, podemos instalar uma bolsa onde podemos transportar objetos de primeira necessidade, como barras, geis ou a própria documentação. 

Na nossa balança, esta Marin pesou 11,12 kg no tamanho 54 sem pedais. Quanto à transmissão e travões, esta bicicleta está montada com Shimano GRX RX400 2x10, com travões hidráulicos da própria marca japonesa. E não faltam componentes com a assinatura da Marin. 

Estudio Marin Nicasio (14)

A Nicasio 2 está claramente desenhada para uma condução confortável graças ao ângulo de direção de 71º e 74º no tubo de selim, medidas que podemos considerar standard numa bicicleta como esta. As escoras têm 430 mm e cada tamanho de quadro tem um reach generoso: 380 mm no caso deste tamanho 54. A ideia é que o ciclista relaxe e aproveite ao máximo o conforto proporcionado por esta Marin. 

É uma bicicleta pensada para desfrutar com tranquilidade das rotas de gravel e viagens de bikepacking. 

Em andamento, e embora a forqueta de carbono filtre parte do que o solo nos transmite, o quadro é muito direto em termos de sensações. O aço tem a vantagem de poder ser reparado em qualquer parte caso sofra uma fissura e isso não acontece nos de carbono e alumínio, portanto em viagens é uma grande mais-valia. No cômputo geral, a Marin Nicasio 2 surpreendeu-nos bastante pelo equilíbrio entre clássico e moderno. O seu quadro em aço transmite esse carácter tradicional e elegante que nos atrai e nos deixa nostálgicos, mas ao mesmo tempo incorpora tecnologias atuais que melhoram notavelmente a experiência. 

Estudio Marin Nicasio (19)

OLD SCHOOL

Esta Marin não esconde o seu ADN e tem cablagem externa em todo o quadro. Isto evita complicações quando é necessário fazer a manutenção e ouvir os cabos a bater no cromoly faz-nos regressar aos velhos tempos, onde tudo estava por descobrir. 

Estudio Marin Nicasio (24)

CONCLUSÕES

Não se trata de uma bicicleta pensada para andar rápido ou competir, mas sim para aproveitar a natureza, explorar e pedalar sem pressa. É versátil, confortável e o seu toque retro é muito atrativo, sendo a companheira perfeita para quem procura sensações autênticas em duas rodas e, quem sabe, para te iniciares no mundo do bikepacking. 

Estudio Marin Nicasio (32)

O melhor: Personalidade clássica que permite recuperar as sensações originais do ciclismo offroad.

A melhorar: Em contrapartida, é pesada. 

FICHA TÉCNICA

  • QUADRO: Aço
  • FORQUETA: Marin de carbono.
  • PEDALEIRO: Shimano GRX FC-RX600, pratos 46/30.
  • DESVIADOR: Shimano GRX RX400.
  • MANÍPULO: Shimano GRX RX400.
  • CASSETE: Shimano HG-5010. 11-36. corrente KMC X10.
  • TRAVÕES: Shimano BR-RX400, discos de 160 mm.
  • DIREÇÃO: FSA.
  • AVANÇO: Marin 3D. guiador Marin alumínio.
  • FITAS: Marin Confort.
  • SELIM: Marin Beyond Road.
  • ESPIGÃO: Marin de alumínio, 27,2 mm.
  • RODAS: Marin de alumínio 19 mm.
  • PNEUS: Vee Tire Co. 700x45 TR.
  • PESO: 11,14 kg (tamanho 54, sem pedais).
  • TAMANHOS: 50, 52, 54, 56, 58 e 60.
  • PREÇO: 1.849 €.

Poderás encontrar mais informações em Marin Bikes. 

Arquivado em:

Shimano ampliou a gama GRX de gravel com o RX717

Relacionado

Shimano ampliou a gama GRX de gravel com o RX717

Moustache apresenta a versátil Dimanche 29 Gravel

Relacionado

Moustache apresenta a versátil Dimanche 29 Gravel

Orbea Terra Race

Relacionado

Orbea Terra Race: a versão para competição

Arid, a bicicleta de gravel da Mondraker agora disponível em alumínio

Relacionado

Arid, a bicicleta de gravel da Mondraker agora disponível em alumínio

Mondraker apresenta a sua primeira bicicleta de gravel não elétrica

Relacionado

Mondraker apresenta a sua primeira bicicleta não elétrica de gravel

Já testámos a nova Specialized Diverge 4

Relacionado

Já testámos a nova Specialized Diverge 4

Testámos a Trek Checkpoint ALR 5 Gen 3

Relacionado

TESTE: Trek Checkpoint ALR 5 Gen 3