Há cerca de dois meses, a SRAM apresentou uma daquelas novidades que dificilmente esqueceremos: o renovado grupo Red eTap, que mantém o seu funcionamento sem fios, mas introduziu o conceito AXS para tornar compatíveis todos os componentes eletrónicos da marca. Além disso, adiciona um carreto à cassete, estreando, entre outras coisas, uma corrente com a parte superior plana, bem como novas desmultiplicações através do desviador X-Range e outras inovações de modo a melhorar o seu funcionamento.
Na apresentação internacional do Red eTap em Arizona, na qual esteve presente o nosso colega de redação Sergio Palomar, a SRAM já tinha anunciado que estava a trabalhar no grupo Force, deixando no ar a ideia de que o segundo grupo na hierarquia da marca recebería as inovações do grupo topo de gama. O novo grupo Force eTap AXS tem especificações muito similares às do Red, mas com uma construção menos rebuscada para manter os custos baixos.
O desviador traseiro Force eTap AXS, que tal como o Red é compatível com todas as desmultiplicações, mantém a tecnologia Orbit para amortecer os impactos, mas na sua construção apenas utiliza carbono na parte interna da patilha. Os cranques para a pedaleira dupla estão disponíveis em 48/35 e 46/33 e em vez de ser de montagem direta, usa uma aranha tradicional que pode ser previamente escolhida com o potenciómetro Quarq DZero.
O design das manetes é praticamente o mesmo do grupo topo de gama e permitem ajustar o alcance, embora só se pode conetar um comando satélite (blip) a cada uma delas - no Red podem-se colocar dois em cada manete -. Além disso, haverá versão com travões de aro e com travões de disco. No caso de travões de aro, possui um duplo pivot para aumentar a potência de travagem e possibilitar a montagem de pneus de até 28 mm.
O Force eTap AXS chega ao mercado com três cassetes diferentes: 10-26; 10-28 e 10-33, as quais precisam de um núcelo XDR para a sua montagem. A utilização de um carreto de 10 dentes permitiu reduzir o número de dentes nas cremalheiras - 48 x 10 - o que equivale aproximadamente a um 52 x 11, defendendo a marca que tal amplia o espectro de desmultiplicações disponíveis.
Preços
GRUPOS DE ESTRADA PVPR € (ESTIMADO)
2x Travões de disco hidráulicos estrada: 2.274 €
2x Travões de aro: 2.164 €
1x Travão de disco hidráulico estrada: 1.924 €
1x Travão de aro aero: 1.814 €
PESOS DOS GRUPOS
Force Disco: 2.812 g (dois pratos); 2.912 g (dois pratos com potenciómetro); 2.572 g (um prato); 2.608 g (um prato com potenciómetro).
Force Aro: 2.453 g (dois pratos); 2.553 g (dois pratos com potenciómetro); 2.213 g (um prato); 2.249 g (um prato com potenciómetro).
AERO
Force Disco: 2.622 g (dois pratos); 2.722 g (dois pratos com potenciómetro); 2.383 g (um prato); 2.419 g (um prato com potenciómetro).
Force Aro: 2.223 g (dois pratos); 2.323 g (dois pratos com potenciómetro); 1.983 g (um prato); 2.019 g (um prato com potenciómetro).
Na próxima edição da revista CICLISMO A FUNDO (que estará nas bancas no início da segunda semana de maio), publicaremos um artigo em exclusivo nacional com os primeiros testes que fizemos ao novo grupo da SRAM.