As espumas para os pneus são uma tecnologia relativamente recente que podem fazer com que, se usadas devidamente entre o aro e o pneu tubeless, juntamente com o líquido selante, as tuas rodas fiquem praticamente indestrutíveis.
Basicamente, esta tecnologia evita que sofras furos ou danifiques o aro durante bastante tempo. Se a tua roda sofrer um impacto contra uma rocha afiada, raíz ou sarjeta, a espuma que está alojada entre o aro e o pneu tubeless evita que este fique cortado. Além disso, permite rodar com pressões mais baixas, melhorando a aderência e a tração, sem que o pneu fique instável. No entanto, o preço a pagar por esta proteção e aderência adicional é uma montagem (e respetiva desmontagem) complicada.
Não são necessárias ferramentas especiais, mas a Vittoria recomenda utilizar um dos seus alicates para facilitar o processo.
FERRAMENTAS

1. Espuma Vittoria Air-Liner e-Bike.
55,95€ por roda.
2. Líquido selante para tubeless.
O que usas normalmente.
3. Air-Liner Tool Kit.
Facilita o processo de montagem/desmontagem. 28,95€.
4. Válvula Vittoria Air-Liner.
Vem com a espuma.
5. Desmontas
Os que tens em casa servem perfeitamente.
6. Água com sabão.
Ajuda a encaixar o pneu e a vedá-lo.
PASSO A PASSO
PASSO 1> Primeiro, confirma se os teus pneus são tubeless. As espumas Vittoria não são compatíveis com câmaras de ar, embora existam marcas que são. Começa por desencaixar uma das laterais do pneu.

PASSO 2> Se o teu pneu tem líquido selante no interior, podes extraí-lo (se estiver em condições) para o reutilizar posteriormente. Se estiver degradado, aproveita para o extrair, limpar a roda bem como a parte interna do pneu e inserir líquido novo.

PASSO 3> Limpa bem toda a parte interna do pneu. Isto vai facilitar o deslizamento da espuma, caso contrário esta tarefa será muito mais difícil.

PASSO 4> Agora desmonta a válvula que tens atualmente na tua roda. Retira a porca de fixação e o adaptador do aro, depois empurra a válvula para fora.

PASSO 5> Verifica o estado da fita do aro, bem como o furo onde esteve alojada a válvula. Depois instala a nova válvula Vittoria fornecida com a espuma.

PASSO 6> Retira a espuma da embalagem de modo a que adote a sua forma redonda original.

PASSO 7> Verás que a espuma Vittoria tem um perfil em "V". A parte estreita do "V" deve ser encaixada no aro e a parte mais aberta fica na direção do pneu.

PASSO 8> Começa a encaixar a parte lateral do pneu a partir do lado oposto à válvula. Vai apertando com força usando os polegares, de modo a encaminhar a espuma em direção ao centro da roda.

PASSO 9> Usa água e sabão em toda a parte lateral do pneu. Isto vai permitir que o pneu deslize mais facilmente até ao interior do aro.

PASSO 10> Esta é uma fase crítica. Vedar o pneu é uma tarefa complicada, dado que a própria espuma cria volume e dificulta a tarefa. Usa o alicate ou desmontas, de preferência de plástico e se forem de grandes dimensões, melhor ainda, porque aumentam o ângulo da alavanca.

PASSO 11> Se conseguiste concretizar o passo anterior, parabéns! A partir daqui tudo é mais fácil. Retira o obus da válvula para que entre todo o caudal de ar possível, ajudando a vedar rapidamente.

PASSO 12> É difícil vedar um pneu com uma bomba tradicional, mas não é impossível. Caso tenhas uma bomba com depósito, um compressor ou botijas de Co2 será mais fácil.

PASSO 13> Vedar corretamente o pneu é importantíssimo. A linha de referência que quase todos os pneus têm indica-nos se está bem vedado e, sobretudo, se está corretamente alinhado. Confirma com cautela.

PASSO 14> Agora retira o ar e reintroduz o líquido selante. A Vittoria recomenda colocar entre 90 e 120 ml de líquido selante nos pneus entre 27,5x2.4 e 29x2.6.

PASSO 15> Volta a colocar o obús na válvula e enche o pneu com a pressão que costumas usar. Depois experimenta baixar um pouco essa pressão e assim terás mais tração e aderência.

PASSO 16> Agita a roda e gira-a, para repartir o líquido selante pelo interior do aro. Se tiveres tempo, dá uma volta curta para que vede eficazmente.











