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Truque: como eliminar a folga nos cranques SRAM

Se tens uns cranques SRAM ou Truvativ e surgir alguma folga que teima em persistir, existe solução. Ainda por cima não implica gastar sequer um euro...

Ivan Mateos

Como eliminar a folga nos cranques SRAM
Como eliminar a folga nos cranques SRAM

A SRAM é provavelmente a marca com mais opções de cranques e rolamentos para eixos do pedaleiro. Desde os cranques de fibra de carbono superleves, passando pelos de carbono mais robustos, pelos de alumínio de gama alta, média e baixa e ainda rolamentos de todo o tipo, desde o tradicional BSA até ao DUB. Tudo isto deve-se a um departamento de Investigação e Desenvolvimento altamente capacitado que está constantemente a desenvolver novos produtos. No entanto, os cranques SRAM têm um ponto débil: o seu sistema de ajuste da folga lateral. 

recurso
 

O sistema de ajuste da folga consiste em duas peças de plástico, enroscadas uma sobre a outra. A primeira é uma base na qual o eixo está alojado. Não se move e está fixada ao cranque esquerdo. Por sua vez, a segunda peça é um anel ajustador em plástico que, à medida que giramos, enrosca sobre a primeira, ocupando o espaço vazio que causa a folga lateral existente entre o cranque e o quadro. 

eliminar a folga
 

Na verdade, é uma espécie de expansor. O problema é que a rosca destas peças é de plástico e se não tiveres muito cuidado (e paciência) a manipular estas peças, vão ficar danificadas e não conseguirão fazer aquilo a que se destinam. De facto, costumam ficar danificadas por falta de manutenção (rolar durante muito tempo com folga) ou por apertar em demasia o anel de ajuste. 

Apertar com demasiada força ou montar inadequadamente o sistema com uma folga pré-existente são as causas mais comuns de problemas no ajustador SRAM original.

A solução passa por substituir a peça por uma nova, quer seja da SRAM, quer seja de outra marca compatível. Há peças destas fabricadas em alumínio, as quais, obviamente, são mais duradouras. 

Existe ainda outra solução que é instalar uma aranha ondulada, como é norma em outras marcas de cranques, e que pode ser comprada em qualquer loja de bicicletas. 

No entanto, existe ainda uma terceira opção e que não custa absolutamente nada. Consiste em ocupar esse espaço vazio (folga) entre o cranque e o quadro reciclando um rolamento de pedaleiro velho. Assim, terá o diâmetro adequado e a grossura perfeita para corrigir a folga. 

Passo 1: Desmonta os cranques. 

passo 1
 

Passo 2: Confirma que o anel de ajuste está na extremidade. 

passo 2
 

Passo 3: Procura um rolamento usado que tenha a mesma medida que esta.

passo 3
 

Passo 4: Com uma ferramenta afiada, retira o retentor alojado no rolamento. 

passo 4
 

Passo 5: Desbasta o retentor, retirando toda a borracha que o envolve, deixando à vista unicamente a parte metálica. 

passo 5
 

Passo 6: Coloca essa peça entre o eixo e o quadro, como se vê na imagem.

passo 6
 

Passo 7: Monta os cranques e verifica a folga. Se for necessário, coloca outra peça destas. 

passo 7
 

 

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