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Lubrificar a bicicleta: como e quando fazê-lo

Todos sabemos a importância de lubrificar a bicicleta periodicamente. Vamos ver como, quando e alguns truques.

Ivan Mateos e Carla Ribeiro

Lubrificar a bicicleta: como e quando fazê-lo
Lubrificar a bicicleta: como e quando fazê-lo

Chiadeira e estalidos…esses ruídos horríveis que nos podem atormentar durante um treino inteiro geralmente têm todos a mesma causa: falta de óleo ou massa em determinado ponto. A lubrificação é essencial em qualquer bicicleta pelo que lubrificar pontos de contacto elimina a fricção e o desgaste excessivo permitindo que tudo corra de forma suave e silenciosa. Certamente que nunca paraste para pensar nisto mas uma bicicleta rígida tem entre 30 a 40 pontos de rotação entre travões, desviadores e outras partes giratórias e sem contar com os elos da corrente. A coisa complica-se mais com uma suspensão total e ainda mais se os pivôs forem de casquilhos de fricção, pois são mais suscetíveis à entrada de sujidade e a causar o ruído indesejável.

Não te preocupes pois com uma manutenção periódica estes problemas não aparecerão ou vão desaparecer se já sofres com eles. Após cada lavagem, uma lubrificação externa em pontos estratégicos como a corrente, molas dos pedais de encaixe ou os desviadores e terás a batalha ganha. Deves sempre lembrar-te pelo menos destes pontos caso contrário, o deficit de óleo levará rapidamente a ruídos e imprecisões de funcionamento.

Também é importante a lubrificação das bainhas da suspensão ou das roscas do eixo pedaleiro, nas quais é necessário dedicar mais tempo. Uma vez feito, os seus efeitos durarão vários meses.

DICAS PARA LUBRIFICAR A BICICLETA:

· Para facilitar a remoção das bichas (a parte de plástico que envolve os cabos), devemos engrenar a mudança no carreto grande e depois sem dar aos pedais, clicar na manete em direção ao carreto pequeno. Desta forma os cabos ficarão relaxados, facilitando a extração. Lubrifica também as extremidades das bichas, onde entram os cabos.

· Às vezes notam-se ruídos ao girar o guiador para ambos os lados. Deve-se à fricção entre as bichas e os batentes do quadro. Lubrifica e desaparecerão. Esse ruído também pode vir da própria direção e pode ser necessário desmontar, limpar e lubrificar.

· Em bicicletas antigas em que a cablagem está na parte inferior do quadro, não te esqueças de lubrificar a guia externa dos cabos na zona do eixo pedaleiro, fazendo com que deslizem suavemente. 

· Os cubos Shimano têm borrachas externas em forma de cone que às vezes causam ruído no corpo do cubo. É fácil resolver este problema, basta colocar uma gota de óleo na área de contacto.

· Um bom hábito é lubrificar a corrente cada vez que saímos para pedalar e também nos pedais e carretos. E de vez em quando ou sempre que sentires necessidade, faz uma lubrificação mais profunda. A tua bicicleta vai gostar, evitarás o desgaste prematuro e funcionará suavemente por mais tempo.

· Um erro muito habitual é lubrificar a corrente pelo lado exterior. O modo correto é na parte interior, a que está em contato com os dentes da cassete e da cremalheira.

mecânica revisão geral
 

MATERIAL NECESSÁRIO:

· Um spray de óleo com teflon. Com este formato consegues chegar a lugares que o óleo normal não consegue como os pivôs dos desviadores.

· Óleo normal para a corrente. Tanto pode ser do normal com vaselina como dos mais avançados com teflon ou cera. Há alguns óleos especiais para tempo seco que evitam que a poeira se agarre, embora exijam aplicação constantemente. Para tempo de inverno e em condições de água ou lama é melhor um óleo mais denso.

· Massa especial para rolamentos como cubos e direção. Geralmente esta massa é muito densa e repelente à água. Também é boa para lubrificar roscas, o espigão ou a área de contacto entre o avanço e o guiador.

· Quase exclusivamente para lubrificar os pivôs do amortecedor, se forem casquilhos de fricção, convém lubrificar com Teflon pelas suas propriedades de baixo atrito. 

 

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