comitium

Experimenta isto se as tuas mãos ficam dormentes enquanto andas de bicicleta

Se quando levas 20 ou 30 minutos a andar de bicicleta e as tuas mãos começam a ficar dormentes, provavelmente precisas de fazer algumas alterações na tua bicicleta.

Revista BIKE

Experimenta isto se as tuas mãos ficam dormentes enquanto andas de bicicleta
Experimenta isto se as tuas mãos ficam dormentes enquanto andas de bicicleta

O mais provável é que estejas a sobrecarregar demasiado o peso nas mãos, ou seja, que o teu centro de gravidade esteja demasiado adiantado. Para reduzir esta percentagem de peso corporal na parte frontal, podes fazer duas coisas:

1. Recuar e baixar ligeiramente o selim.
2. Subir a posição das mãos (quer colocando espaçadores debaixo do avanço - se tal for possível -, quer optando por um avanço com desnível positivo).

Podes medir a diferença de altura que há entre o selim e o guiador. Para tal, o mais simples é medir desde o punho até ao solo e desde o centro do selim até ao solo. Depois vê a diferença que há entre eles. Estes valores servem de referência: 

- Se medes menos de 170 cm, o guiador deve estar ao mesmo nível que o selim ou ligeiramente acima (20-30 mm). 

- Se medes entre 170 e 180 cm, o guiador deve estar ao mesmo nível do selim ou então 20-30 mm abaixo.

- Se medes mais de 180 cm, o guiador não deve estar mais de 40-50 mm abaixo do selim. 

Recuar o selim (carris) é fácil de fazer e traz bastantes benefícios. Deves conseguir que 60-65% do teu peso recaia no selim, e os 35-40% restantes nas mãos.

O mais provável é que estejas a sobrecarregar demasiado o peso nas mãos

 

EXPERIMENTA O SEGUINTE

Coloca a bicicleta nivelada num rolo (por exemplo) e enquanto pedalas, sem levantar o tronco, experimenta soltar as mãos do guiador. Se não aguentares mais de 3 ou 4 segundos e descaíres para a frente é porque necessitas recuar o selim um pouco mais. Se não tiveres um rolo podes experimentar fazer isto em andamento, mas é um pouco arriscado se não tiveres experiência. Subir o guiador é fácil, basta fazer os seguintes ajustes: acrescenta espaçadores entre o avanço e o quadro, colocando um avanço com mais inclinação positiva e mais curto. Podes também colocar um guiador sobreelevado. Usar extensores de guiador (ou "cornos", como chamamos cá em Portugal) pode ajudar a mudar a posição das mãos. E, claro, umas boas luvas...

 

 

Os melhores videos