Afinar as mudanças pode ser a tarefa mais simples... ou a mais complicada, depende de cada caso. Basicamente o que tens de fazer é ajustar a tensão do cabo para que todos os elementos (manípulo, desviador e cassete) trabalhem em sintonia. No entanto, por vezes entram em jogo fatores externos que afetam o funcionamento, e é aí que o assunto se complica. Se a tua bicicleta é nova e está em boas condições, tudo é mais fácil, mas se já tem milhares de quilómetros percorridos, se a transmissão está suja ou levou alguma pancada, será um pouco mais difícil manter o equilíbrio de todos os componentes da transmissão e para deixar tudo impecável já é necessária alguma experiência e perícia. Segue estes passos e começa a praticar em casa.
FERRAMENTAS
Depende da marca e do modelo do desviador. Para este Shimano XTR utilizámos as chaves de 2 e 4 mm.
PASSO A PASSO…
PASSO 1: Confirma se o dropout está alinhado com o desviador. A gaiola das roldanas deve estar perpendicular.
PASSO 2: Empurra o desviador para o carreto grande e força-o ainda mais. A corrente não deve cair para o lado da roda.
PASSO 3: Se a corrente cair para o lado da roda, aperta o parafuso na parte superior. Se não chegar a subir, desaperta-o ligeiramente. A roldana superior deve ficar alinhada precisamente abaixo do carreto.
PASSO 4: Puxa o desviador em direção ao carreto pequeno e força-o ligeiramente mais para este lado. A corrente não deve sair em direção ao quadro.
PASSO 5: Se a corrente cair em direção ao quadro, aperta o parafuso inferior. Se não chegar a baixar, desaperta-o ligeiramente. A roldana deve ficar precisamente debaixo do carreto.
PASSO 6: Verifica a folga entre desviador e a cassete. Como vês, há uma marca que deve coincidir com o carreto maior.
PASSO 7: Se for necessário alterar a altura, podes ajustar usando o parafuso correspondente. Aperta-o para afastar; desaperta-o para aproximar.
PASSO 8: Agora vamos começar a fazer a afinação final. Começa por comprovar o cabo. Carrega no botão do manípulo e coloca a corrente no carreto pequeno.
PASSO 9: Repara na posição do cabo no desviador. Tira uma foto, se precisares, para não te esqueceres.
PASSO 10: Desaperta ligeiramente o parafuso para soltar o cabo, mas sem separar as peças.
PASSO 11: Agora que o cabo está solto, verifica se o mesmo circula bem dentro da mangueira. Se não circular livremente pode ser necessário substituí-la.
PASSO 12: Volta a colocar o cabo na posição original e aperta o parafuso. O cabo não deve ficar nem demasiado tenso, nem demasiado folgado.
PASSO 13: Clica no manípulo das mudanças para subir um carreto. A corrente deveria subir para o segundo carreto sem qualquer problema.
PASSO 14: Se a mudança no segundo carreto entrar bem, deve fazê-lo em todas as restantes. Se a precisão varia consoante o carreto, o problema pode estar no dropout, que pode estar torto.
PASSO 15: Se não subir tranquilamente para o segundo carreto, roda o tensor um clic no sentido anti-horário e testa. Se saltar diretamente para o terceiro carreto, retira tensão.
PASSO 16: Se não encontrares o ajuste perfeito, pode ser que o cabo esteja sujo ou o dropout esteja torto. O alinhamento pode ser feito, mas sugerimos substituir por um novo.