comitium

Como evitar a fraude?

Para minimizar o risco de seres roubado, enganado na internet ou comprares uma bicicleta roubada, sugerimos que leias as nossas recomendações.

Hector Ruiz

Como evitar a fraude?
Como evitar a fraude?

Neste artigo publicamos algumas recomendações que te podem ajudar a evitar seres roubado ou cair em esquemas criminosos. Além disso, ajudam a evitar que compres uma bicicleta roubada. 

MEDIDAS ANTI-ROUBO:

  • Complica o máximo possível a tarefa do ladrão, ou seja, investe em sistemas de segurança. Lembra-te de que se os ladrões costumam atuam com rapidez, serão dissuadidos graças aos obstáculos que estás a colocar.
  • Utiliza produtos anti-roubo de qualidade, mesmo que estejas a guardar a bicicleta na garagem. Os mais seguros costumam ter o formato tipo "U". Se o usares tenta que não fique perto do solo, convém estar sempre a mais de meio metro, o que dificulta o roubo. 
  • Se costumas viajar com a bicicleta no automóvel, estaciona num lugar onde a bicicleta esteja sempre visível. Evita deixar a bicicleta à vista quando paras. Se por algum motivo tiveres de te afastar do carro durante algum tempo, introduz a bicicleta no seu interior ou leva-a contigo. Nunca facilites!
  • Regista a tua bicicleta. Muitas marcas permitem o registo do número de série nos seus sites. Isto permite comprovar de que és o dono legítimo. 
  • Guarda sempre a fatura de compra. Fotocopia-a se for em papel (pois pode degradar-se com o tempo). Esta fatura, juntamente com o registo comprovam a propriedade da mesma.
  • Fotografa a tua bicicleta (incluindo o número de série do quadro) e mantem fotos atualizadas caso faças algumas modificações (suspensão, rodas, etc). Isto permite comprovar de que é realmente a tua. 
  • Podes incluir adesivos com o teu nome no quadro e esconder um papel com o teu nome e contato telefónico por exemplo dentro do guiador. Provavelmente o ladrão nunca se lembrará de procurar aí. 
  • Guarda em casa uma folha detalhada com todos os componentes instalados na tua bicicleta (incluindo os números de série da forqueta e do quadro) e especificações (riscos, pintura danificada, etc). Criminalmente ajuda bastante. 
  • Denuncia rapidamente à polícia. As estatísticas revelam que só cerca de 50% dos roubos é que são denunciados. Partilha a notícia nas redes sociais e passa a informação às lojas da tua cidade. Este passo é fundamental. 

NÃO CAIAS EM ESQUEMAS

  • Desconfia de produtos à venda com preços demasiado baixos ou de vendedores que se mostram reticentes em dar mais informações. 
  • Lê todas as recomendações e regras das páginas de compra-venda de produtos em segunda mão. 
  • Pede todas as informações relevantes ao vendedor, como a fatura de compra, ano e local de compra, fotos reais da bicicleta e o número de série. Se ele não tiver esse número, não te fies no vendedor. 
  • Desconfia de anúncios sem foto. O vendedor pode alegar que só envia as fotos por mensagem privada para evitar que o dono legítimo da bicicleta a reconheça.
  • No caso de levares o negócio avante e no ato da entrega da bicicleta o vendedor alegar que não tem os documentos (fatura, etc), obriga-o a assinar um documento de compra e venda de bens (na internet é fácil encontrares uma minuta). Este documento deve incluir as partes intervenientes no negócio, bem como as fotocópias dos Cartões de Cidadão de ambos. Isto irá dissuadir os ladrões. 
  • Denuncia todos os anúncios que consideres suspeitos. Podes trocar algumas mensagens ou comentários com o vendedor para testar a veracidade do que está a vender. Liga sempre para o número de telefone fornecido para verificar que não é falso. 
  • Não compres bicicletas suspeitas de serem roubadas. Além de ser um delito, promove este tipo de atos ilícitos. É apenas uma questão de tempo até tu próprio seres vítima destes esquemas. 

Arquivado em:

17 falsos mitos da nutrição no ciclismo

Relacionado

17 falsos mitos da nutrição no ciclismo

Vais comprar uns óculos com lentes fotocromáticas? Lê este artigo

Relacionado

Vais comprar uns óculos com lentes fotocromáticas? Lê este artigo

Verdadeiro ou falso? Grandes mitos do BTT

Relacionado

Verdadeiro ou falso? Grandes mitos do BTT

6 mitos urbanos sobre o BTT

Relacionado

6 mitos urbanos sobre o BTT

Treino: clarificamos alguns mitos e lendas

Relacionado

Treino: clarificamos alguns mitos e lendas