1- Para perder peso devemos treinar muitas horas a baixa intensidade. Isto é falso. Esta teoria não tem nenhuma base científica pois a quantidade de gordura que se perde a baixa e alta intensidade é a mesma. O que muda é que para obter a energia extra que necessitamos para poder andar mais rápido, além de gordura exige a queima de glucose. Verdadeiramente importante é conseguir um grande gasto calórico, que se consegue com mais intensidade.
2- Devemos comer esparguete se queremos ter uma boa performance. É falso. Não faz falta nenhuma. Podemos recorrer a outro tipo de hidratos de carbono no dia em que queremos render a um nível alto. Cereais, pão, fruta ou mesmo bolachas (que possuem mais gorduras) também nos fornecem a energia de que necessitamos. Além do que se ingerir no pequeno almoço do "dia D", a recarga de hidratos de carbono deve começar dois dias antes da prova. Não chega apenas no jantar do dia anterior.
3- A cafeína causa desidratação e cãibras. Esta teoria não tem provas científicas suficientes, já que estes efeitos são mínimos se o ciclista segue as seguintes pautas de hidratação: pelo menos um bidon (500 a 600 ml) de água com hidratos de carbono e sais minerais por cada hora de prova. Os seus efeitos (melhora no rendimento) estão bastante contrastados cientificamente.
4- Para provas longas, os frutos secos são uma boa fonte de energia. Apesar de haver muitas pessoas que recorrem a estes frutos pelo seu grande poder em termos de calorias, a realidade é que não são um bom alimento para ingerirmos nas nossas provas. O seu conteúdo é baixo em hidratos de carbono, que é a gasolina que os músculos exigem durante a atividade física. O seu alto conteúdo em proteínas e gorduras faz com que a digestão seja muito mais lenta do que o que é desejável.
5- Devemos treinar com muita roupa para estarmos no ponto. Às vezes, vemos bikers que pretendem emagrecer rapidamente, portanto treinam cheios de roupa. Assim a única coisa que conseguirão fazer será ficarem desidratados. Para além disso, o calor que sentirão fará com que não treinem convenientemente. Devemos vestir apenas o necessário, e por camadas. Se tivermos calor, retiramos uma camada.
6- Não ter relações sexuais na noite anterior à maratona ou prova. Deves fazer exatamente o oposto, pois pode contribuir para que durmas mais relaxado essa noite, desde que se pratique com moderação e não se retirem horas de sono.
Texto: Yago Alcalde. Ciclismo y Rendimiento