Dicas e Truques

BTT para iniciantes femininas

Acabaste de entrar no mundo do BTT? O nosso primeiro conselho é que não deves hesitar em fazer qualquer pergunta. No entanto, por via das dúvidas, aqui estão algumas questões que talvez tenhas tido medo de perguntar.

Jen Hudak // FOTOS: Arquivo BIKE / Liv

7 minutos

BTT para iniciantes femininas

Passei muitos anos a treinar mulheres em BTT. E com o tempo, descobri que muitas delas ficam embaraçadas com as muitas dúvidas que surgem quando começam a andar de bicicleta de montanha pela primeira vez. Se estás agora a começar a pedalar fora de estrada, há muita informação que provavelmente ainda não sabes. Contudo, a primeira coisa que deve ficar clara é que não existem perguntas estúpidas. Acabaste de te juntar a uma grande família onde estamos todos lá para nos ajudarmos uns aos outros. Não sejas tímida, coloca-nos todas as tuas perguntas! É a forma mais rápida de aprenderes e começares a desfrutar de grandes momentos com a tua bicicleta.

Em que lado do trilho devo parar? Não é suposto andar à direita? 

A maioria dos ciclistas estão conscientes de que devem dar passagem a outros com quem se deparem nos trilhos (caminhantes, etc.) Se não estão, agora já sabem! E também que, se duas bicicletas cruzarem um caminho, o ciclista que desce deve dar lugar ao ciclista que sobe. "Eu sei... mas mesmo assim, quando o faço, algumas pessoas parecem ficar zangadas", podes pensar. Se isso te acontecer, podes muito bem estar no lado errado do caminho. Ao contrário de um carro, não se aplica aqui a regra de andar à direita e ultrapassar à esquerda, pelo que o que deves fazer se decidires parar, independentemente de ir para cima ou para baixo, é parar na zona que permite ao outro betetista passar mais facilmente. Muito poucos trilhos são planos e perfeitos, de facto a maioria dos trilhos não são apenas ascendentes ou descendentes, mas também inclinados lateralmente a favor da encosta. Ao subires, para dar lugar a quem desce, deves parar completamente e posicionar-se no lado do trilho que está no lado mais alto, basicamente para que a gravidade e a inclinação do trilho não direcionem o betetista da descida para ti se estiveres no lado mais baixo da inclinação.

O que é o tubeless e de quanta pressão preciso? 

Os pneus tubeless, que são montados diretamente num aro selado sem necessidade de uma câmara de ar, tornaram-se o sistema padrão nas bicicletas de montanha mais recentes. Basicamente, o aro do pneu cria uma zona estanque, na qual é enroscada uma válvula. Combinado com um selante líquido, este sistema elimina a necessidade de uma câmara no interior do pneu. Isto permite-nos obter rodas mais leves (o que facilita a pedalada) e permite adicionar menos pressão ao pneu, o que melhora a tração, mas o mais importante, reduz o risco de furos devido a impactos. Na parte lateral dos aros podes encontrar a pressão máxima que deve ser utilizada, que é normalmente muito mais elevada do que será necessário.

A pressão perfeita para ti dependerá do teu peso, do teu estilo de condução e do terreno. Quanto mais leve fores, menos pressão precisarás, e quanto mais agressivo for o teu estilo de condução, mais pressão deverás colocar nos pneus. Em geral, em terreno molhado ou solto, é geralmente escolhida uma pressão mais baixa. Por outro lado, para terrenos compactos ou trilhos rochosos, poderá ser necessária uma pressão mais elevada. 

Com que frequência devo verificar a minha bicicleta? 

Pressão dos pneus: É uma boa ideia verificar a pressão dos pneus antes de cada passeio. Quanto mais vezes o fizeres, mais fácil será calcular a pressão adequada quase sem teres de verificar o manómetro. Viver nas montanhas, como eu, pode afetar a pressão dos pneus. Dentro das tuas pressões ideais existe uma gama para adaptar a pressão em relação aos tipos de terreno em que vais andar e até mesmo às mudanças climáticas. Se estiveres a percorrer um trilho rochoso, aumenta um pouco a pressão, se for um percurso muito seco e suave com cascalho, reduz um pouco. Experimenta diariamente com as pressões até descobrires exatamente quais são as melhores pressões para ti em cada circunstância. 

Suspensões: Quando receberes a sua bicicleta, deves pedir ao teu mecânico ou a um amigo experiente que te ajude a ajustar a suspensão ao teu peso, porque essa é a chave para tirar o máximo partido deste componente. Isto permite usar corretamente a suspensão aproveitando ao máximo o seu curso. Assim que tiveres a pressão correta na suspensão e amortecedor, mais outras configurações avançadas, tais como compressão e recuperação, não deverás precisar de a verificar com muita frequência. Qualquer perda repentina de pressão significa normalmente que terás de mandar reparar a suspensão e substituir o óleo. Definir um período de manutenção específico não é fácil, porque depende não só das horas de utilização, mas também da intensidade. Se pedalas regularmente, seria aconselhável que a tua suspensão fosse reparada por uma oficina especializada uma vez por ano. 

Travões: É necessário verificar se funcionam corretamente antes de cada passeio. Basta apertar cada travão individualmente e tentar fazer rolar a bicicleta para a frente. Com o travão dianteiro, a bicicleta não deve mover-se de todo e a roda traseira deve subir no ar. No caso do travão traseiro, a tua bicicleta desliza para a frente e a roda traseira deve derrapar no chão. Atualmente, muitos dos travões instalados em bicicletas de montanha são travões de disco hidráulicos. Se retirares as rodas para colocar a bicicleta no carro, encaixa sempre os espaçadores das pastilhas, porque se não os tiveres, corres o risco de acionar as manetes sem carga e será muito complicado colocar o disco entre as pastilhas. Se isto te acontecer, utiliza uma chave de fendas para separar as pastilhas até obteres espaço suficiente para que o disco caiba entre elas.

Com que frequência devo lavar a minha bicicleta? 

Depende do terreno em que se pedala e de quão suja fica a tua bicicleta. As coisas mais importantes a manter limpas são a corrente e a transmissão (pratos, carretos e desviadores). Verifica a corrente após cada passeio. Se estiver suja, limpa-a, seca-a bem e depois aplica lubrificante, de preferência uma cera líquida específica para corrente. Desta forma, não colocarás lubrificante imediatamente antes do teu próximo passeio (o que atrairia mais sujidade). Se ficar muito suja durante um passeio, limpa a bicicleta antes de secar. Não uses pressão excessiva na mangueira, e tem o cuidado de não a aplicar diretamente nas áreas da suspensão ou do pedaleiro. Não precisas de “limpar a seco” a tua bicicleta, uma bicicleta de montanha foi concebida para resistir à água, mas não à água pressurizada. Não apliques pressão nos pontos de rotação e lembra-te de a secar e lubrificar a corrente para mantê-la com o aspeto de nova. 

Como se começa a pedalar numa encosta íngreme a subir? 

Começar a pedalar em subida pode ser um desafio e se não tiveres a técnica certa, pode parecer impossível! Para começar, poderás ter de sair da bicicleta e caminhar para uma parte ligeiramente mais plana do trilho antes de tentar pedalar. Isto é algo que até os ciclistas experientes fazem frequentemente porque é mais rápido e seguro do que tentar fazê-lo na área mais técnica. Há algumas rampas que simplesmente não vale a pena tentar, por isso saber quando não vale a pena tentar pedalar faz parte da técnica e da experiência que se constrói. Uma vez encontrado um local adequado, posiciona a bicicleta paralelamente ao lado da subida. Isto permitir-te-á deixar um pé no chão enquanto se coloca o outro pé na "posição de potência". Isto consiste em colocar o pedal numa posição entre 1 e 2 horas sobre o relógio imaginário que se forma num ciclo completo. Isto dará aos teus quadríceps a máxima potência e alcance de movimento. Quando estiveres pronta para começar, move o traseiro o mais para a frente possível no selim, baixa o peito até ao guiador, olha para a frente e depois pedala - continua a pedalar para ganhar impulso e equilíbrio antes de tentares engatar os pedais. O movimento estabiliza-te, por isso tenta manter a bicicleta a andar para a frente. Muitas vezes os ciclistas principiantes têm mais potência do que calculam. Se sentires que estás a carregar facilmente no pedal até ao fundo, antes de colocares o outro pé em posição, provavelmente terás de mudar para uma mudança mais pesada.

Será que preciso mesmo de um calção com almofadado? 

Os calções almofadados são concebidos para dar à tua pele, ossos e músculos um amortecimento extra no selim e ajudar a evitar irritação cutânea. Deve ser a primeira peça de roupa que se veste por cima da pele quando se pedala. Não é obrigatório, mas altamente recomendado - ainda mais para as mulheres, especialmente se pedalares durante mais de uma hora. 

Devo usar cuecas por baixo? 

Este é um equívoco comum, mas não, não se deve usar roupa interior por baixo dos calções com almofadado. Não só são concebidos para proporcionar amortecimento, como também não têm costuras para evitar a irritação. Esta característica é completamente perdida se usares cuecas por baixo, mesmo que sejam cuecas desportivas. Por último, lembra-te de que existe uma vasta gama de calções almofadados especialmente concebidos para a ergonomia feminina, tanto no corte dos calções e alças como nas especificações de forma e desenho da própria camurça. 

É útil usar um creme anti-fricção? 

Estes tipos de cremes reduzem o atrito entre a tua pele e os calções, o que ajuda a evitar a irritação. Alguns produtos ajudam a prevenir o aparecimento de bactérias e proporcionam um efeito anti odor. Podem ser aplicados da zona dos calções que estarão em contacto com a tua pele ou diretamente nas áreas problemáticas. 

Como devo lavar os meus calções com almofadado?

Lava os teus calções com o interior virado para fora, para que a área acolchoada seja completamente limpa. Embora a maioria dos calções de ciclismo tenham propriedades antibacterianas, estas podem vencer a batalha ao longo do tempo se não lavares bem os calções após cada utilização.

Tens alguma pergunta adicional? Envia-a para cpinto.bikemagazine@gmail.com. 

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