Vais voltar a pedalar? Revê a pressão das tuas rodas e da suspensão/amortecedor

Depois de uma longa paragem, certamente as tuas rodas como a suspensão perderam alguma pressão. Neste artigo mostramos-te como solucionar.
Ivan Mateos e Carlos Pinto -
Vais voltar a pedalar? Revê a pressão das tuas rodas e da suspensão/amortecedor
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PNEUS:

Quer uses Tubeless, quer câmara de ar, depois de algumas semanas de inatividade a pressão terá descido. Para encontrar o valor correto, primeiro deves olhar para o valor da pressão recomendada gravado na lateral do próprio pneu. Deves tentar usar a pressão mínima, para conseguir a máxima tração, mas não tão baixa que provoque os típicos "snake bites". Nota também que se o pneu Tubeless tem líquido no seu interior, é provável que agora com o pneu completamente vazio o líquido tenha saído. Isso é normal e se for um líquido recente não haverá problema pois não será tão corrosivo e poluente como os antigos que usavam mercúrio entre outras substâncias perigosas. Basta limpar bem o pneu, aro e o chão. Nota que será um pouco difícil retirar, pois tem tendência para ficar pegajoso. Não uses diluente nem nada metálico, basta com um desmonta de plástico raspares numa ponta e aos poucos o restante detrito sairá facilmente.

Cada roda é diferente e para o mesmo tamanho podem existir diferentes compostos, carcaças e laterais. Contudo, os seguintes dados servem como guia de pressões para te poderes orientar.

Vais voltar a pedalar? Revê a pressão das tuas rodas e da suspensão/amortecedor

SUSPENSÕES:

A verdade é que a pressão das suspensões, tanto da frontal como do amortecedor traseiro, costuma aguentar muito tempo, mas convém sempre rever pois os orings aos poucos vão ficando danificados. O ideal é montares-te na bicicleta, com as suspensões no modo aberto, e comprovar se o sag é o correto, à volta dos 25% do curso total.

Vais voltar a pedalar? Revê a pressão das tuas rodas e da suspensão/amortecedor

Se tiveres de fazer correções na pressão, no caso da suspensão podes guiar-te pela tabela de pressões que encontrarás numa das pernas em quase todos os modelos, e costuma ser bastante fiável.

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No caso do amortecedor, a pressão recomendada orientativa é fornecida pelo fabricante do quadro e não pela marca do amortecedor, pois depende do sistema de amortecimento. Se não sabes qual é o valor recomendado para o teu caso, deves ajustar o sag, seguindo os passos que encontrarás neste vídeo ou no Guia de ajuste de suspensões.