As baterias atuais de Lítio já não sofrem o habitual "efeito de memória", por isso o recarregamento é muito mais simples: podes recarregar quando quiseres, e não é necessário deixar esgotar na totalidade. Os fabricantes, no entanto, recomendam não deixar a bateria descarregar na totalidade, para não danificar as células, embora as próprias baterias possuam o seu próprio controlador que corta quando a carga é muito baixa precisamente para não deixar esgotar.
Ou seja, podes recarregar a bateria antes de sair de casa (cerca de 80%), pois não é preciso recarregá-la na totalidade. E atualmente os recarregadores rápidos permitem fazer este carregamento em pouco tempo.
Se não sabes porque motivo os carregadores conseguem recarregar as baterias tão rápido a 80% e depois demoram muito para recarregar os 20% restantes, a resposta é simples: os carregadores são inteligentes e vão distribuindo a energia em função da carga da bateria. A última parte do carregamento é mais lenta para prolongar a vida útil da bateria.
Conhece estas e outras dicas na revista eBIKE, já nas bancas.