comitium

Novos cranques Rotor para e-bikes

A Rotor acabou de lançar no mercado os seus primeiros cranques para ebikes de BTT, os Kapic, que se destacam pela leveza, sendo compatíveis com Bosch, Brose, Fazua e Polini.

Ivan Mateos

Novos cranques Rotor para e-bikes
Novos cranques Rotor para e-bikes

O conjunto de cranques é, talvez, o componente menos valorizado quando se compra uma e-bike. De facto, não é difícil encontrar no mercado bicicletas elétricas que custam vários milhares de euros, mas estão equipadas com cranques de baixa qualidade e de gamas económicas. No entanto, cada vez há mais marcas que apostam na inovação deste tipo de componentes e uma delas é a Rotor. A marca espanhola aplicou todos os seus conhecimentos ao nível de tecnologia, engenharia e design na nova gama de cranques específicos para ebikes de BTT. 

cranques rotor ekapic 2021 1
 

Estes novos cranques eKapic são compatíveis com motores e cremalheiras Bosch Gen 4, Brose Mag, Fazua Evation e Polini E-P3 144 mm. São fabricados em alumínio 6082 forjado e mecanizado, pesando o conjunto 400 gramas (no tamanho de 170 mm). Este peso é conseguido através de zonas ocas ao longo do cranque para a máxima leveza, mas sem comprometer a rigidez. Este conjunto estará disponível no mercado em três medidas: 165, 170 e 175 mm.

O seu design favorece um Q-Factor compacto, ou seja, quando pedalamos temos a sensação que estamos com as pernas mais separadas do que com outros sistemas. Dependendo do motor, a medida oscila entre os 169 mm do Fazua e os 184 mm do Brose.

David Martínez, Chefe do Departamento de Engenharia da Rotor: "Não conseguíamos perceber porque motivo os cranques eram desenhados apenas em função da compatibilidade do motor, e não consoante a preferência do utilizador"

De origem são fornecidas proteções de borracha em negro, mas podem ser adquiridas à parte noutras cores. O conjunto de cranques custa 129,99€.

cranques rotor ekapic 2021 7
 

O complemento ideal para os cranques eKapic são as cremalheiras direct mount fabricadas em alumínio CNC mecanizado e nos tamanhos 32, 34 e 36 dentes. Os dentes têm um design específico desenvolvido pela Rotor (o denominado Universal Tooth), que os torna compatíveis com qualquer transmissão de ebikes 1x do mercado, com correntes SRAM, KMC ou Shimano. O preço da cremalheira ronda os 80€.

Mais detalhes em http://rotorbike.com/emtb/.

Arquivado em:

Kapic: os cranques mais leves da Rotor

Relacionado

Kapic: os cranques mais leves da Rotor

Novo grupo hidráulico 1x13 da Rotor estará à venda a partir de abril

Relacionado

Novo grupo hidráulico 1x13 da Rotor estará à venda a partir de abril

E-bike Tour no Sudoeste alentejano

Relacionado

Queres participar num e-bike tour no Sudoeste alentejano?

eBike do Ano 2021

Relacionado

Specialized S-Works Turbo Levo SL ganhou a categoria eBIKE do Ano 2021 em Portugal

Os melhores videos