No Verão faz estas três coisas na tua bicicleta

Com a chegada do Verão chegam as altas temperaturas e a seca. Por isso, é recomendável fazer umas alterações na bicicleta.
Carlos Pinto
No Verão faz estas três coisas na tua bicicleta
No Verão faz estas três coisas na tua bicicleta

1. QUE ÓLEO DEVO COLOCAR?

No Verão a lubrificação requer uma atenção especial. Não devemos usar óleos densos porque o pó do ambiente ficará colado, contaminando excessivamente a corrente, originando um desgaste prematuro. Limpa com um pano a corrente e lubrifica-a com óleo de baixa densidade praticamente em cada saída. Nota que o óleo deve penetrar em todos os elos da corrente. Aproveita e limpa também as barras da suspensão e aplica algumas gotas de óleo específico. Nota que não deves usar o mesmo óleo da corrente.

2. QUE PNEUS MONTO?

Existem modelos específicos para solo duro e seco, mas mais importante que o modelo de pneu é a pressão que devemos levar. O solo, ao estar mais seco adere menos, pelo que deves considerar a hipótese de baixar um pouco a pressão (0.2 a 0.4 bars face ao normal) e introduzir líquido selante.

3. O CALOR AFETA AS SUSPENSÕES

Se o teu amortecedor e suspensão ficaram com um comportamento diferente devido ao calor, isso é normal. O óleo que existe dentro do seu sistema interno fica mais líquido, por isso é boa ideia experimentar fechar um pouco o controlo da recuperação e de compressão. Podes também acrescentar pré-carga tanto na suspensão como no amortecedor. O objetivo é procurar um comportamento novamente equilibrado.