Bicicletas para mulheres: 5 pontos que as tornam diferentes

As dimensões do organismo condicionam a regulação da bicicleta. E devem ser tidas em conta as dimensões das extremidades inferiores bem como os diversos ajustes dos diferentes elementos da bicicleta.
Cristina Aranza, Revista BIKE Portugal -
Bicicletas para mulheres: 5 pontos que as tornam diferentes
Bicicletas para mulheres: 5 pontos que as tornam diferentes

Em cada caso a bicicleta deve ser razoavelmente confortável para pedalar ao longo de um considerável número de quilómetros. A bicicleta oferece a possibilidade de pedalarmos sozinhas, desfrutando da volta, da velocidade e da paisagem, ou se preferimos ir em grupo, desfrutarmos da companhia e a uma velocidade maior. Em ambos os casos é necessário dominar a bicicleta e não deixar que seja ela a dominar-nos e este domínio começa a partir do momento em que ela se adapte à nossa morfologia e especificidades. Para tal, é conveniente ter em conta as seguintes considerações, que as grandes marcas aplicam nos seus modelos específicos de mulher. 

1. Selim específico.
São mais largos e curtos, pois a anatomia da pelvis feminina também o é.  

2. Tubo superior da bicicleta um pouco mais curto (1-3 cm a menos).
Isto deve-se a que o tronco das mulheres é menos comprido em proporção à estatura (ou seja, temos as pernas mais compridas). Uma bicicleta um pouco mais curta no tubo superior permite-nos pedalar numa posição mais natural. 

3. Cranques mais curtos 
Devemos usar cranques mais curtos devido à menor estatura (face aos homens).  

Bici de mujer. 6 puntos que la hacen diferente

4. Avanço mais curto
Desta forma compensamos o menor comprimento de braços das mulheres, evitando uma posição muito esticada e melhorando o controlo da bicicleta. No fundo é um efeito similar ao que pode ser obtido com um tubo superior mais curto.  

5. Guiador mais estreito.
Como temos os ombros menos largos do que os homens, o guiador deve ser mais estreito. O apoio das manetes deve ser mais fino, para se adaptar às mãos mais pequenas e estreitas. 

Posso usar uma bicicleta de homem?

No fundo as diferenças entre os dois sexos não são assim tão acentuadas, por isso algumas adaptações podem resultar num efeito similar ao de ter uma bicicleta específica de mulher. Podes, por exemplo, mudar componentes numa bicicleta de homem, mas não podes mudar o tamanho. Se o teu namorado te emprestar a sua bicicleta e se ele mede mais 10 cm do que tu, dificilmente conseguirás torná-la confortável para ti. Mas se o tamanho da bicicleta é o teu, podes adaptá-la com três alterações bastante simples: 

- Coloca um selim de mulher (mas testa-o primeiro para teres a certeza de que tem a largura ideal e o tipo de almofadado que necessitas) e puxa-o para a frente (assim encurtas a distância para o guiador)

 

Bici de mujer. 6 puntos que la hacen diferente

- Substitui o avanço por um menos comprido

- Opta por um guiador menos largo (consulta as várias opções disponíveis numa loja da especialidade)