Escolher o tamanho certo depende não só do conforto, mas também do rendimento da bicicleta e até da tua saúde. Grande parte das dores musculares e desconforto que aparecem ao andar de bicicleta devem-se a uma escolha incorreta do tamanho do quadro, ou por não levar o selim e/ou o guiador à altura correta.
Segue estes passos e terás uma noção real se de facto a bicicleta que queres comprar é a ideal para ti ou não.
- Coloca-te em pé, com as ancas junto ao selim e confirma se distam 10 a 12 cm entre o tubo horizontal e a entreperna. Se a medida for maior do que essa, devemos escolher uma bicicleta maior e se a medida for menor, devemos optar por um quadro menor.
Nota que nas bicicletas de suspensão total o tubo horizontal pode estar ligeiramente mais alto, pois todo o quadro está mais longe do solo para compensar o curso do amortecedor e da suspensão quando se comprimem.
- Outra forma mais científica de estimar o tamanho da bicicleta de montanha é multiplicar o comprimento da perna, desde o solo até ao períneo, por 0.54. Usa um livro para te ajudar a ver qual é a medida.
Por exemplo, se a medida do solo ao períneo é 81 cm:
81 x 0,54 = 43,74
Isto significa que deves escolher, em regra, um quadro de 44 cm.
Como muitas marcas expressam esta medida em polegadas, divide esse valor por 2,54 (1 cm = 2,54 polegadas):
43,74 / 2,54 = 17,22. Este valor arredondado por defeito significa que deves escolher um quadro de 17 polegadas.
- Podes comprovar que o tamanho é o correto verificando a tua posição num espelho ou com a ajuda de um amigo. Coloca-te em cima da bicicleta, com a altura de selim correta, devendo ter em conta de que as costas devem formar um ângulo próximo aos 45 graus.