comitium

3 sinais que indicam que está na altura de mudar de pneus

Mudar de pneus na hora certa evitará dissabores, como furos e quedas (por falta de aderência ou tração).

3 sinais que indicam que está na altura de mudar de pneus
3 sinais que indicam que está na altura de mudar de pneus

Alguns pneus não possuem um indicador de desgaste, por isso para saber quando é necessário substituí-los teremos de recorrer ao senso comum. Em qualquer caso, há três indicadores que nos dão sinais:

  1. Quando começares a notar que o pneu não adere ao terreno como antes, especialmente em termos de tração e nas travagens. A banda de rolamento (ou seja, a parte central) é a que mais sofre desgaste, por isso fica atento a este detalhe.

  2. Quando começares a notar que furas mais do que o habitual. Este é um claro sinal de alarme. Isto acontece porque o pneu foi perdendo borracha e já nem a parte intermédia (onde está a camada de proteção anti-furos) consegue proteger.

  3. Quando vires que os tacos estão degradados, ou que o pneu começa a desgastar-se entre os tacos na zona de rolamento. Isso significa que estás a prolongar em demasia a sua vida útil.

Ninguém te obriga a seguir estas indicações, aliás, até podes continuar a andar com o pneu "até que se veja o arame", mas, por segurança, e para que possas aproveitar a bicicleta a cem por cento, é mesmo necessário mudar de pneu na altura certa. O pneu traseiro tem uma vida útil mais curta e terás de o substituir mais frequentemente do que o dianteiro, o que é perfeitamente normal.

Por falar em pneus, fizemos um comparativo que poderás ler na edição de Abril/Maio da revista BIKE. A revista está nas melhores papelarias, quiosques, bancas e estações de serviço. Se pretenderes a versão digital, descarrega a aplicação gratuita Motorpress Ibérica Store e nela procura na secção BIKE, Edições Especiais a edição nº18 da revista BIKE Portugal.

3 sinais que indicam que está na altura de mudar de pneus

 

Arquivado em: