11 normas para andar de bicicleta no Verão

Normalmente é nesta época do ano que mais eventos do ano existem e em que mais treinamos. Mas esta pandemia mudou tudo. O calor pode ser um inimigo a ter em conta durante as nossas voltas, especialmente quando o termómetro passa dos 30 graus. Vejamos como é que podemos combatê-lo da melhor forma possível.
Yago Alcalde -
11 normas para andar de bicicleta no Verão
11 normas para andar de bicicleta no Verão
  1. Beber meio litro de água ou de bebida isotónica durante a hora que antecede o treino, volta ou prova.
  1. Repôr os líquidos perdidos, ou seja, entre um e dois bidons por hora. Quanto mais calor fizer e mais intenso for o treino, mais teremos que beber.
  1. Beber antes de ter sede, já que a sensação de sede aparece quando já estamos um pouco desidratados. Já existem pulsómetros que incluem um alarme que avisa a cada 15 minutos.
  1. Além de água, a bebida terá de levar sais minerais, especialmente sódio. E se levar hidratos de carbono, ainda melhor. Quase todas as bebidas desportivas levam esta composição.
  1. Levar roupa clara ajudará a acumular menos calor. Os típicos calções pretos realmente não são os mais adequados para o calor.
  1. Os jerseys que se abrem completamente ajudam-nos a colocar mais pele em contacto com o ar, portanto ajuda a dissipar melhor o calor.
  1. Se vais competir quando o calor aperta (muitas provas começam ao meio dia) deves treinar também em situações de calor.
  1. Pesa-te antes e depois de cada volta, pois isso dará uma ideia do peso que perdeste em forma de água. Nunca deves perder mais de 20% do teu peso inicial.
  1. Se a cor da urina depois do treino é muito escura, isso significa que não bebemos o suficiente.
  1. Em condições de muito calor, pode ser muito útil utilizar a água como dissipador de calor, por isso podes aproveitar uma fonte, um rio ou uma casa de banho a meio da volta para refrescar um pouco e assim diminuir a temperatura corporal. Mesmo que percamos um ou dois minutos, o nosso rendimento será muito melhor.
  1. Não te esqueças de usar sempre protetor solar, por mais moreno que estejas...