1. O comprimento das minhas pernas é igual ao comprimento das pernas da minha mulher, que mede menos 10 cm do que eu. Devemos usar o mesmo tamanho de quadro? O tamanho do quadro até pode coincidir em termos de polegadas, mas garantimos que a mesma bicicleta não serve para os dois. Embora a altura do selim possa ser sensivelmente a mesma, a bicicleta da tua esposa terá de ser mais curta para se adaptar aos tais 10 cm de estatura.
2. Meço 1,75 m. Qual é o tamanho ideal para mim? A tua altura pode ser orientativa, mas nunca decisiva quando tiveres de escolher um tamanho em detrimento de outro. Para escolher o tamanho ideal o comprimento da perna é o valor principal, e a partir daí podes determinar entre dois possíveis tamanhos.
3. Prefiro bicicletas grandes... E há quem prefira bicicletas mais compactas e manobráveis. Nunca compres um tamanho inferior ou superior ao que te corresponde por razões de manobrabilidade. É melhor adaptar as tuas preferências tendo sempre em conta o tamanho adequado para ti, variando o avanço (em termos de altura, ângulo ou comprimento), ou substituindo o espigão de selim (de um reto para um com recuo).
4. Segundo os meus cálculos, esta bicicleta é do meu tamanho, mas para ter o selim na altura correta deve estar acima da marca de altura mínima. Cuidado! As fórmulas que existem para definir a altura são orientativas. Os fabricantes regem-se por outros fatores para determinar os tamanhos, por isso, também deves ter em conta o comprimento do tubo horizontal: se estás numa posição muito curta em cima da bicicleta, não é do teu tamanho.
5. Não te preocupes Cristina, esta bicicleta de homem é do teu tamanho... É preciso ter muito cuidado com estas questões. Para um nível básico ou de iniciação, é preferível escolher uma bicicleta específica de mulher, cujo quadro está adaptado à morfologia feminina. Por outro lado, quando as mulheres já estão num nível mais avançado em termos de experiência, podem escolher as mesmas bicicletas que os homens. Aliás, as marcas de bicicletas mais avançadas tecnologicamente já não diferenciam as geometrias por sexo, adaptando somente os pontos de contacto nas versões para mulher (selins, punhos, largura dos guiadores, tamanhos dos avanços, etc).
6. Ando em trilhos técnicos e prefiro que a bicicleta seja mais pequena para ser mais fácil de conduzir. Um tamanho mais pequeno do que o teu não só tem um tubo horizontal mais afastado da tua "integridade sexual", mas também o avanço será mais curto e a distância entre eixos será menor. Usar uma bicicleta mais pequena do que o indicado pode prejudicar-te nestas situações, facilitando um tipo de queda que todos conhecemos: escorpião.
7. Não me sinto nada confortável nesta bicicleta. Por vezes, tudo está no devido sítio e somos nós que cometemos o erro de comprar algo que não corresponde simplesmente porque "ficámos deslumbrados com o aspeto". Nunca te esqueças da velha história do Ferrari na cidade. O Ferrari pode ser um grande automóvel e ter um grande motor, mas na cidade claramente não é o carro mais indicado. Uma bicicleta espetacular de Enduro pode não ser o ideal se o que pretendes fazer é Cross Country ou Maratonas devido ao peso, excesso de curso e comportamento nas subidas.
8. O miúdo está a crescer. É melhor comprar uma bicicleta que dure vários anos. Este erro é cometido por vários pais. O tamanho é fundamental nas crianças, tal como é nos adultos. Mas no caso das crianças incide diretamente no seu desenvolvimento corporal, além de que evitará lesões devido a posturas inadequadas. Se o teu filho está a crescer tem cuidado com este pormenor.
9. A temível "bicicleta do namorado". Todos os homens gostam que as suas namoradas ou esposas comecem a praticar BTT ou ciclismo, pois torna a experiência muito mais divertida. No entanto, esse divertimento fica em causa se não levarem a bicicleta adequada. Há um ponto que todos devemos entender: se a nossa namorada/esposa não levar uma bicicleta que seja do seu tamanho e onde se sinta confortável como uma luva, dificilmente quererá repetir essa experiência. A boa notícia é que, se ela se sentir bem, existe uma elevada probabilidade de querer continuar.
10. Na loja tinham uma bicicleta com um desconto muito bom, mas não era o meu tamanho. Se não for o teu tamanho deves desconfiar, mesmo que te digam que vão mudar o avanço e o espigão de selim. Até podes chegar a habituar-te, mas o problema é que quando experimentares uma bicicleta muito mais barata que a tua, mas no tamanho correto, aí vais perceber que é muito mais confortável. Nessa altura vai perceber que o tal desconto não valeu a pena.