Mavic Cosmic SLR 45, as primeiras rodas da nova era da marca francesa
Através da apresentação das Cosmic SLR 45, a Mavic deu a conhecer as primeiras rodas da renovada gama Cosmic, que se caracteriza pelo seu aerodinamismo. São umas rodas polivalentes dado o seu perfil e o lançamento destas rodas é, acima de tudo, uma boa notícia para a marca que há poucos meses atravessou uma situação complicada.
Nesta nova etapa, a histórica marca concentra os seus esforços no desenvolvimento das rodas, a base do seu negócio tradicional, e analisará a continuidade das coleções de acessórios - calçado, têxtil e capacetes -, gamas que a marca introduziu em 2009 aproveitando a experiência adquirida após a sua colaboração com a Adidas - lembramos que a Mavic fez parte do grupo Adidas-Salomon até que a Amer, anterior proprietário, comprou a Salomon à Adidas em 2005 -.
NOVAS DENOMINAÇÕES
A mudança na gama começa com a modificação dos nomes dos modelos. A partir de agora, as rodas de alumínio chamam-se Ksyrium, enquanto as Cosmic são exclusivamente em fibra de carbono. Ao nome será adicionada outra letra ou palavra para identificar a gama (S, SL, SLR, Ultimate) e um número que faz referência à altura do seu perfil (32, 40, 45, 62...).
A principal novidade das Cosmic são as novas cabeças dos raios Fore Carbon, aparafusadas diretamente numa inserção metálica da roda e que permitem eliminar a fita tubeless, conseguindo assim reduzir o peso e resolver alguns problemas que as fitas apresentam com o uso, como o desgaste. As cabeças são menos aerodinâmicas do que as externas (-2 watts) e que as internas (-4 watts), embora essa perda seja compensada com os novos raios elípticos que poupam precisamente 4 watts, 7 segundos em 40 km a 40 km/h, segundo os dados da Mavic.
Ao contrário dos modelos anteriores, o canal central dos aros não tem a forma de uma espécie de rampa para facilitar a desmontagem, passando agora a ser mais largo para que os pneus sejam mais fáceis de montar. A Mavic destaca que as suas rodas são agora compatíveis com todos os pneus que cumprem a norma ETRTO, pelo que deixará de vender o conjunto de rodas e pneus. Isto não significa que deixou de fabricar pneus, os quais continuarão à venda em separado.
As primeiras rodas para estrada nesta nova etapa são as Mavic Cosmic SLR 45, umas rodas polivalentes com as quais a marca francesa procura o seu espaço no segmento mais requisitado. Têm um perfil de 45 mm, uma largura externa de 28 mm e interna de 19 mm e, segundo a Mavic, o novo laminado de carbono permitiu poupar peso cerca de 40 gramas por roda face aos modelos anteriores. Assim, somando esta poupança de peso ao valor das fitas tubeless - cerca de 60g - as novas SLR 45 são 120 g mais leves do que as Cosmic Pro Carbon SL Disc - 1.470g vs 1.590g -. São tubeless, mas podem ser utilizadas também com câmara de ar.
Outra novidade das Cosmic SLR 45 são os novos cubos Infinity Hub, que mantêm o sistema de roda livre ID360 de dois anéis com 40 dentes - com uma peça para modificar o ruído -, e a Mavic destaca que a grossura do eixo foi aumentada para oferecer até 35% de rigidez adicional. O eixo tem 17 mm de largura externa e 12 mm de largura interna, enquanto em outras rodas é de 15 e 12 mm, respetivamente. A marca francesa destaca que a manutenção do cepo pode ser feita sem ferramentas, tal como a conversão através de adaptadores aos eixos que a bicicleta usa (QR, 12 mm...). Os raios não se tocam entre si, o que aumenta a sua durabilidade, e além disso são todos da mesma medida, tanto na roda traseira como na dianteira, o que facilita as reparações.
Como é habitual, a marca dispõe na sua aplicação MyMavic de uma lista com as pressões recomendadas dependendo do tipo de pneus. Nas Cosmic SLR 45, recomenda pneus de 25 devido ao melhor rácio entre aerodinâmica e leveza; 28 mm se procuras mais conforto e 32 mm caso rodes por estradas com asfalto em mau estado. O tamanho máximo permitido são 52 mm. Já estão à venda ao público por cerca de 1.850 euros.