comitium

TESTE rodas DT Swiss ERC 1100 Dicut

Estas rodas da DT Swiss partilham com as ARC 100 o elevado nível de qualidade em termos de construção e um rolamento exemplar, bem como um peso contido, mas são mais absorventes graças à maior largura interna do aro.

Revista Ciclismo a fundo

TESTE rodas DT Swiss ERC 1100 Dicut
TESTE rodas DT Swiss ERC 1100 Dicut

A segunda geração de rodas de carbono Endurance da marca helvética baseia o seu desenho numa elevada largura interna do aro - 22 mm - e um perfil de 35 ou 45 mm -, criado em colaboração com a Swiss Side, uma das grandes referências em termos de aerodinâmica. 

Esta geração é formada pelas versões 1100 e 1400, que partilham o mesmo aro AERO+, mas a primeira - a que testámos - traz de origem cubos topo de gama da DT Swiss, os superleves 180 Dicut com rolamentos cerâmicos, e a segunda inclui os 240 Dicut, ambos com cepo Ratchet EXP de 36 dentes

dt erc 1100 35 5
 

Os raios também diferem nos dois modelos - embora todos usem a fixação ao cubo em forma de "T" -, com os leves DT Aerolite II e os Aero Comp II nas 1100, enquanto as 1400 trazem os DT Aero Comp

As novas ERC destinam-se aos ciclistas que pedalam frequentemente em estradas com piso em mau estado, sterrato ou mesmo gravel light, caso sejam usados pneus muito largos (pode levar até 64 mm). 

dt erc 1100 35 4
 

MAIS LARGAS = MAIS VANTAGENS

Tal como na gama de rodas destinada a alta velocidade - as ARC que já testámos anteriormente - a DT Swiss teve em conta a maneabilidade e a estabilidade da bicicleta quando enfrentamos ventos laterais, mas sem perder as suas qualidades aerodinâmicas nem a leveza. A largura interna sobredimensionada segue a tendência de outras marcas e visa satisfazer a cada vez maior procura por rodas de alta gama para pneus de 28 mm - ou mais - que se adaptem a todo o tipo de pisos. 

Os pneus com mais volume aumentam o conforto, a aderência em curva e a estabilidade, reduzindo a resistência ao rolamento ao evitar perdas de energia pela deformação dos flancos do pneu, embora aumentem um pouco o peso do conjunto. 

As ERC são totalmente compatíveis com pneus tubeless, inclusive são vendidas de série com fitas de aro estanques e válvulas tubeless. Só devemos usar pneus específicos e acrescentar líquido selante para que os furos não nos afetem. Além disso, este sistema permite usar uma pressão mais baixa, sem temermos danificar o aro. 

dt erc 1100 35 3
 

POLIVALENTES

Testámos a versão com 35 mm de perfil em todo o tipo de estradas, tanto com pneus de 25 e 28 mm - que se expandiam até aos 28 e 31 mm depois de montados - e com diferentes pressões. 

Partilham com as ARC 1100 a sua elevada qualidade de construção e de rolamento, bem como um peso ajustado, mas são melhores em termos de absorção graças à largura interna dos aros, que proporciona mais conforto sobretudo em estradas com piso irregular. 

Para além do conforto, também ganhamos aderência e estabilidade se compararmos com outros modelos convencionais com aros menos largos, aumentando a confiança a rolar. Quem pedala unicamente em estradas bem asfaltadas e consegue manter sempre velocidades elevadas, relegando para segundo plano o conforto, pode ficar com a noção de estar a desperdiçar watts com estas rodas. 

Nesse caso, a melhor opção é montar um pneu de 25 mm à frente - a medida mínima recomendada pela DT Swiss - e de 28 mm atrás, com a pressão habitual adotada nos pneus mais estreitos. 

dt erc 1100 35 6
 

DT SWISS ERC 1100 DICUT

Preço: 2.388 €
Peso: 1.393 g (com fitas de aro e cepo Shimano); diant. 634 g, tras. 759 g.
Medidas: 35 mm de perfil; 22 mm de largura interna e 28,6 mm de largura externa.
Inclui: Cepos XDR e Shimano, válvulas e fitas de aro tubeless, bolsas de transporte.
Opções: Cepo Campagnolo N3W
Distribuidor: DT Swiss
Site: www.dtswiss.com

Arquivado em:

TESTE casaco de BTT Rockrider All Mountain

Relacionado

TESTE casaco de BTT Rockrider All Mountain

TESTE rodas Vision Metron 45 SL Disc

Relacionado

TESTE rodas Vision Metron 45 SL Disc

Teste: rodas Blackjack Carbon C35 Disc

Relacionado

Teste: rodas Blackjack Carbon C35 Disc

TESTE casaco de ciclismo Van Rysel Racer

Relacionado

TESTE casaco de ciclismo Van Rysel Racer

Os melhores videos