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Novidades nas rodas de alumínio da Mavic (com pesos e preços)

As novas rodas de alumínio da Mavic adotam inúmeras alterações face à versão anterior.

Carlos Pinto e Hector Ruiz

Novidades nas rodas de alumínio da Mavic
Novidades nas rodas de alumínio da Mavic

Há cerca de algumas semanas apresentámos em exclusivo nacional as principais novidades da Mavic em termos de rodas de carbono, com especial destaque para as Crossmax SL Ultimate. Mas as novidades da marca mais conhecida de rodas no mundo não acabam aqui, já que a Mavic também esteve a desenvolver nos últimos meses as suas rodas de alumínio, que passam agora a ser mais leves, mais resistentes e mais fiáveis. Tudo isto foi possível graças a novas tecnologias desenvolvidas em França.

Inter Spoke Milling (ISM): seguindo com as técnicas habituais de aligeiramento do aro, esta nova tecnologia aperfeiçoou o formato interno, eliminando material onde não é necessário, baixando o peso, mas não colocando em risco a integridade da roda.

Novidades nas rodas de alumínio da Mavic

 

Na zona da cabeça do raio, onde é feito o aparafusamento, o aplique de alumínio foi reduzido, de modo a não comprometer a resistência, nem a funcionalidade desta zona, e assegurando leveza. Dependendo do tipo de aro, encontramos o ISM 4D, mais complexo e com um trabalho mais laborioso, especialmemte nas versões topo de gama Crossmax SL S e Deemax Pro Sam Hill Ltd, e o ISM 2D mais simples, presente nas Crossmax XL S.

Novidades nas rodas de alumínio da Mavic

Inter Spoke Miling
 

As versões mais básicas de cada gama prescindem deste tipo de tratamento para oferecer um preço mais acessível. Outro aspeto que vale a pena ser destacado nestas rodas de alumínio é o facto de adotarem um acabamento que a marca apelida de Premium, com as soldas completamente invisíveis.

Tecnologia Fore: com esta tecnologia, a marca francesa distancia-se dos seus rivais ao adotar um aro em alumínio que prescinde de fitas Tubeless. Esta tecnologia torna o aro mais resistente, leve, rígido e facilita a mudança dos raios.

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Tecnologia Fore
 

Os flancos laterais também são mais baixos, fazendo com que o aro seja mais rígido. A cabeça do raio fica aparafusada diretamente ao perfil do aro, o que por um lado significa a conexão raio/aro mais rígida que existe (20% acima do standard), e por outro facilita muito a substituição de um raio no caso de ser necessário.

Novidades nas rodas de alumínio da Mavic

 

Esta tecnologia também reduz o stress do material e a sua fadiga, estando presente em todas as rodas Crossmax SL e XL de alumínio, e nas Deemax Pro Sam Hill Ltd.

Black Shield: fazer um risco no aro devido ao toque de uma pequena pedra é algo comum no BTT. A Mavic acabou de vez com esse problema ao introduzir o tratamento Black Shield nos seus aros. Isto significa uma dupla proteção perante impactos de pedras. Basicamente é um tratamento de dupla camada na qual a primeira impressão é de cor negra anodizada e a externa conta com um acabamento negro mate. Assim, em caso de algum dano externo, continua a manter a cor negra.

Novidades nas rodas de alumínio da Mavic

 

Cubos Infinity Platform. Tal como vimos na apresentação dos modelos de carbono, estes cubos têm um design completamente novo no qual os raios não se apoiam uns sobre os outros. Isto elimina os ruídos característicos que por vezes surgem quando fazemos apoios laterais ou torsões nas rodas.

Novidades nas rodas de alumínio da Mavic

Cubos Infinity
 

No seu interior encontramos o cepo ID360 baseado num mecanismo do tipo Ratchet que se destaca pela sua alta fiabilidade e por um ângulo morto muito reduzido que assegura uma transmissão do movimento quase instantânea. É um cepo que requer baixa manutenção, o qual possui um silenciador (que pode ser retirado), sendo a sua rigidez 35% superior face à concorrência. Inclui rolamentos C3 sobredimensionados de elevada qualidade.

Estas são as rodas da Mavic com aro de alumínio que incorporam estas tecnologias:

Crossmax SL S

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O seu aro inclui a tecnologia ISM 4D que reduz a inércia e maximiza a aceleração e a construção Fore. Tem um perfil de 20 mm e uma largura interna de 25 mm (externa de 28 mm). Pesam 1.595g o par e custam 750 euros.

Crossmax SL

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É a versão Crossmax mais barata, por isso prescinde do ISM. Mantém a construção Fore e o tratamento Black Shield. Pesam 1.695 g e custam 500 euros o par.

Crossmax XL S

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Adota a tecnologia ISM, mas neste caso a versão 2D que minimiza o peso, sem sacrificar a resistência. O aro mantém o perfil de 20 mm, mas aumenta a largura interna, passando a ter 30 mm (36 mm externos). Pesam 1.700 g e custam 750 euros.

Crossmax XL

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Neste caso também se prescinde do ISM, mas sem renunciar ao design Fore. Mantém também a largura de 30 mm e o perfil cresce 1 mm (ou seja, passa a ter 21 mm). Este modelo está disponível em 27,5 e 29" (todos os modelos que vimos até agora só são fabricados em 29"). Pesam 1.930 g e custam 500 euros.

Deemax Pro Sam Hill Ltd.

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Trata-se de um modelo que já existia no catálogo anterior, e que prescinde de algumas das novas tecnologias, como o Black Shield. Também são as únicas rodas que usam raios com comprimentos diferentes na dianteira e na traseira. Contudo, já possuem o ISM 4D para melhorar as acelerações, tendo uma largura interna de 28 mm e externa de 32 mm. Utilizam os raios de alumínio Zicral característicos da Mavic, cuja forma assegura uma rigidez lateral similar aos raios de aço, mas com uma rigidez vertical 20% superior. Estão disponíveis em 27,5 e 29". Pesam 1.930 g e custam 1000 euros.

Deemax

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Este modelo completamente novo destina-se ao Enduro e DH e foi desenvolvido para ser muito resistente perante os impactos. Utiliza raios convencionais de aço para uma fácil substituição em qualquer parte do mundo. Está disponível em 27,5 e 29". O par pesa 2.110 g e custam 650 euros.

Tal como nas rodas de carbono, todas as rodas Mavic que vimos neste artigo utilizam o mesmo comprimento de raio em ambas as rodas em todas as gamas e de origem as rodas trazem raios de substituição.

Poderás saber mais detalhes em www.mavic.com.

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