Há inúmeras marcas de rodas à venda no mercado e a Mavic, uma das mais antigas neste segmento, está numa fase de reestruturação, depois de um período algo conturbado.
A nova coleção de rodas de ciclismo da marca francesa inclui dois segmentos: rodas de alumínio e rodas de carbono. Dentro da coleção de carbono, a gama Cosmic é extensa, sendo atualmente composta por 10 versões, sendo estas Cosmic S 42 Disc as mais baratas (999 euros). As Cosmic S 40 também custam o mesmo, mas destinam-se a bicicletas com travões de aro.
A dianteira pesa 775 gramas e a traseira 890 gramas, o que perfaz 1.665g. Este peso está dentro da média e embora não sejam as mais leves que já testámos, são bem mais baratas e possuem outras características que geralmente só encontramos em rodas mais caras.
Por exemplo, o cubo traseiro (fabricado em alumínio) tem rolamentos selados de boa qualidade que asseguram menos manutenções e o cepo inclui a tecnologia ID360. Estas rodas são fabricadas à mão na Europa e o aro tem 21 mm de largura interna, o que significa que podemos montar pneus mais largos com total confiança. Se ainda não sabes, os pneus largos (28 ou 30 mm, sobretudo) proporcionam mais segurança, conforto, tração e estabilidade, rolando melhor em qualquer piso.
E nesta configuração (por exemplo, rodas com 42 mm de perfil e pneus 28 ou 30 mm), o aerodinamismo é muito maior em condições reais (algum vento lateral) do que com perfis maiores.
O perfil dos raios - que são fabricados em aço - é plano, o que também ajuda a manter a estabilidade em ventos laterais ou cruzados. Já estamos a testar estas rodas há meses e embora tenhamos apanhado alguma chuva e andemos frequentemente junto a zonas costeiras, não notámos qualquer surgimento de ferrugem nas cabeças dos raios ou em qualquer outra parte metálica.
O enraiamento foi bem executado e isso nota-se pelo simples facto de nenhum raio se ter desapertado e também não notámos descoloração do lettering.
Notámos, contudo, que não são as mais explosivas quando queremos fazer sprints ou mudar de ritmo. Nesse aspeto, as Bontrager Aeolus Disc que testámos há alguns meses, superam estas Mavic. Mas custam mais do dobro!
São muito estáveis a curvar, não emitem ruídos parasitas e o seu sistema tubeless ready é eficaz. Salientamos que estas novas rodas já não usam raios de diferentes medidas. Agora, todos têm o mesmo comprimento, o que facilita a manutenção.
Se estás a pensar comprar estas rodas nota que só aceitam discos com sistema Center Lock. E quanto ao eixo, o dianteiro é de 12x100 e o traseiro 12x142. Em todo o caso, são compatíveis com cepos SRAM XD, Shimano HG, Shimano MicroSpline, Campagnolo ED, Campagnolo N3W e os eixos podem ser convertidos, usando adaptadores.
Estas rodas são vendidas já com as fitas montadas no aro e com válvulas à parte. Infelizmente já não trazem os sacos de transporte, como antigamente.
COMPORTAMENTO GERAL
Estas Cosmic S 42 surpreenderam pela positiva em termos de fiabilidade, qualidade de rolamento e design. São fiáveis o suficiente para algumas incursões fora de estrada, como caminhos de gravel, desde que respeitemos o limite de peso (120 kg: peso do ciclista mais a bicicleta e vestuário). Só em momentos de mudança de ritmo ou sprints é que notamos as suas limitações, mas para 90% das situações que encontramos na estrada, estão perfeitamente à altura das exigências.
São muito polivalentes, portanto adequam-se a todo o tipo de estradas, quer voltas mais montanhosas ou mais planas e mesmo com vento lateral nunca apanhámos sustos.
Em termos de montagem, o primeiro par de pneus foi difícil de instalar, mas vedaram bem. E notámos que saiu uma ligeira quantidade de líquido selante numa das rodas, mais precisamente na zona da válvula, talvez devido a um aperto ineficaz. Em todo o caso, a roda não ficou manchada (é algo que pode acontecer com alguns líquidos).
Se procuras umas rodas que permitam fazer ciclismo e gravel, tens um orçamento até 1.000 euros e preferes rodas com qualidade europeia, estas Mavic são uma boa opção.
Pontos a favor: Qualidade de construção, cepo e rolamentos de alto nível
Pontos a melhorar: Comportamento em mudanças de ritmo