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Rodas Shimano GRX WH-RX870 para gravel

As GRX WH-RX870 são as primeiras rodas de carbono para gravel da Shimano e herdam a tecnologia utilizada nos modelos mais avançados da marca japonesa.

José Gisbert

Rodas Shimano GRX WH RX870 para gravel
Rodas Shimano GRX WH RX870 para gravel

Se tivermos uma bicicleta de gravel que não é de gama alta, o mais provável é que venha de origem com umas rodas básicas fabricadas em alumínio. Nesse caso, o upgrade mais comum é substituir essas rodas por umas de carbono como as Shimano que testámos, as quais são mais leves e resistentes, com uma qualidade de rolamento superior e com uma estética bastante atraente. Além disso, é notória a qualidade de construção, sobretudo nos acabamentos. 

As GRX WHRX870 são as primeiras rodas de carbono para gravel da Shimano e herdam a tecnologia utilizada nos modelos mais avançados da marca japonesa. 

Ruedas Shimano GRX RX870 (2)

Os raios - 24 unidades por roda - são planos e aerodinâmicos, sendo a união com o cubo em forma de "T". As extremidades são mais grossas para aumentar a resistência e as cabeças desses raios estão situadas no exterior do aro, para não ser necessário retirar o pneu e a fita de aro quando temos de substituir algum. 

Quanto aos cubos, mantêm o clássico e fiável sistema de rolamentos soltos com ajuste por esferas - em vez dos populares rolamentos selados - e a fixação para o disco é do tipo Center Lock, um sistema criado pela própria Shimano. 

O cepo é fabricado em aço e utiliza linguetes convencionais - não é do tipo ratchet - e só podem ser montadas cassetes Shimano ou compatíveis até 12 velocidades com carreto pequeno de 11 dentes. Não está disponível nenhuma opção com cepos compatíveis SRAM XD, Shimano Spline ou N3W da Campagnolo. 

foto 6 ruedas Shimano

Os aros são fabricados em carbono, no entanto a Shimano não especifica que tipo (UD, 3K...) e têm um perfil de 32 mm, ideal para gravel. A largura interna do aro é de 25 mm, uma medida que está bastante em voga tanto em estrada como em gravel, aumentando a sua resistência, dando um maior apoio aos pneus, evitando que se deformem e furem se usarmos pressões baixas. Além disso, isto reduz a resistência ao rolamento, aumentando a velocidade. 

A Shimano recomenda usar pneus com medidas entre 32 e 50 mm de largura, mas chegámos a andar com pneus de estrada de 28 mm sem nenhum problema.  

São compatíveis com o sistema tubeless e incluem de série fitas de aro estanques que evitam perdas de pressão se optarmos pelo sistema que prescinde de câmaras. Não são hookless - ou seja, sem ganchos no rebordo do aro - mas os ganchos são bastante reduzidos se os compararmos com os de outras marcas. 

Ruedas Shimano GRX RX870 (3)

A montagem dos pneus é bastante fácil e não requer nem muito esforço nem muito tempo e os pneus vedaram com bastante facilidade. No entanto, para desmontar os pneus tivemos mais trabalho, devido a um ressalto que o aro tem no seu interior que reduz a probabilidade de o pneu sair involuntariamente se andarmos com pouquíssima pressão após, por exemplo, sofrermos um furo. 

Durante o teste rolámos por todo o tipo de terrenos - terra compacta, areia, pedras soltas, asfalto... - com pneus de 40 mm de largura, além de pneus de 33 mm e a qualidade de rolamento é excelente. Aliás, nota-se claramente a facilidade em fazer mudanças de ritmo graças à sua leveza e à elevada rigidez lateral. 

Resistiram sem qualquer alteração em termos de comportamento aos maus tratos a que foram submetidas, mantendo-se centradas, sem empenos e os rolamentos continuaram em excelente estado de conservação e sem folgas, apesar de todo o pó que apanharam. 

SHIMANO GRX WH-RX870

  • Preço: 1.390€
  • Peso: 1.477 g (diant. 648 g, tras. 829 g)
  • Medidas: 32 mm de perfil, 25 mm de largura interna e 30,7 mm de largura externa
  • Inclui: Fitas de aro, válvulas tubeless e extrator de obus
  • Distribuidor: Sociedade Comercial do Vouga, www.scvouga.pt
  • Site: bike.shimano.com

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