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TESTE: pneus Specialized Fast Track e Air Trak TLR

Os Fast Trak e os Air Trak são as mais recentes novidades em termos de pneus de XC da Specialized e destinam-se a alta competição. São os pneus usados na Taça do Mundo pela equipa da marca e já os testámos em exclusivo nacional.

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Testámos os pneus Specialized Fast Track e Air Trak TLR
Testámos os pneus Specialized Fast Track e Air Trak TLR

A Specialized reformulou a sua gama de pneus, introduzindo duas novas carcaças: a Flex Lite caracteriza-se pela leveza e a Grid Lite destaca-se pela proteção contra furos. E agora, para XC puro e duro há somente dois pneus, o polivalente Fast Trak e o rápido Air Trak, uma versão renovada do extinto Renegade.

Ambos têm 60 TPI (fios por polegada), com flancos reforçados e, como referimos num artigo que publicámos há dois meses, a gama que existia (S-Works, Control e Grid) desapareceu, dado que estas novas carcaças conseguem otimizar todos os aspetos débeis das versões antigas.

Além da carcaça, o composto dos novos pneus Air Trak e Fast Trak é duplo. Falamos do T5 e T7, o que significa que a parte central é mais dura, para reduzir o atrito, e mais suave nas bandas laterais, para aumentar a aderência e tração em curva.

FAST TRAK

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Trata-se de um pneu dianteiro bastante fiável que tem tacos baixos (perfil reduzido), para rolar sem grande atrito, mas manter a trajetória sem hesitações. Testámos a versão 2.35 tubeless Grid Lite, mas também existe em 2.2 e com carcaça Flex Lite. Quanto ao peso, a versão que testámos pesa 679g, um valor excelente, dado que são mais leves do que os S-Works que a equipa profissional da Specialized usava, sem perder características vitais como a proteção contra furos. 

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Uma das características que notámos imediatamente foi o seu comportamento em diferentes pisos (piso compacto, raízes, troncos, pedra solta), sobressaindo sempre a fiabilidade e previsibilidade. Somente em piso enlameado não são a melhor opção. Além disso, rolam muito bem, sem atrito e nunca tivemos um furo, apesar de termos andado frequentemente em zonas florestais repletas de troncos partidos, pinhas, ramos e árvores caídas. O design dos tacos é bem executado, com espaçamento correto e as laterais têm tacos mais altos, para assegurar tração quando curvamos, e, no cômputo geral, têm uma durabilidade superior à que esperávamos.

Estes pneus custam 50 euros e poderás encontrar mais pormenores aqui.

AIR TRAK

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Por sua vez, o Air Trak foi mais fácil de montar do que o Fast Trak e é mais leve (pesa 613g na medida 2.35 com carcaça Flex Lite, embora a marca anuncie 585g). Este pneu também está disponível na medida 2.2 e na versão Grid Lite. É um pneu de competição com uma aderência espetacular e uma adaptabilidade ao terreno surreal. Apesar de ser muito leve é quase indestrutível (tentámos furá-lo passando propositadamente por cima de tudo e mais alguma coisa para podermos estrear um novo kit antifuros e não tivemos sucesso). O design da zona de rolamento possui tacos de baixo relevo que asseguram elevada tração e baixo atrito, enquanto nas laterais - tal como os Fast Trak - os tacos são mais volumosos para fiabilidade em curva. 

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Ficámos espantados com a capacidade deste pneu em diversos tipos de terreno e não conseguimos apontar um ponto negativo, nem mesmo o preço. Ok, talvez em piso enlameado, mas essa não é claramente a função destes pneus.

Há outro ponto que temos de destacar. Aproveitámos a pista internacional de XCO do Jamor para usar estes pneus em ritmo de competição durante semanas a fio, derrapando sempre que necessário e o desgaste após o teste é quase irrisório. Os Air Trak custam 50 euros e poderás encontrar mais informações aqui.

VÊ AQUI O VÍDEO DO TESTE:

 

Estes passarram a ser uns dos nossos pneus favoritos, com a grande novidade de também estarem disponíveis com lateral castanha. Esquece os Maxxis, os Schwalbe ou mesmo Continental. Estes Specialized estão no topo da hierarquia e se não acreditas, aconselhamos-te a experimentar. 

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