Em 1976, Mike Sinyard, fundador da Specialized, colocou no mercado o primeiro produto da marca, o pneu Touring. Desde então, o império desta marca californiana cresceu exponencialmente e os pneus sempre foram protagonistas, somando sessenta e duas vitórias na Taça do Mundo, quinze Taças do Mundo, sete Campeonatos do Mundo e duas vitórias nos Jogos Olímpicos através de Remco Evenepoel (em 2024).
Os 50 anos de experiência culminaram no lançamento de uma nova coleção de pneus para Cross Country que é mais leve e simplificada. Agora, há somente dois pneus (o polivalente Specialized Fast Trak foi atualizado e o rápido Renegade foi remodelado passando a chamar-se Air Trak) e duas novas carcaças: a leve Flex Lite e a reforçada Grid Lite, ambas de 60 TPI (fios por polegada), com flancos reforçados.
A atual segmentação S-Works, Control e Grid desaparece. A carcaça Flex Lite fica entre a S-Works e a Control, e a Grid Lite, é uma espécie de Grid leve ou Control reforçada. Além de partilharem a mesma carcaça, possuem duplo composto T5/T7, que é mais duro na parte central, para reduzir o atrito, e mais suave nas laterais para aumentar a sua aderência.
SPECIALIZED AIR TRAK
O novo Specialized Air Trak é 60g mais leve do que o Renegade, alcançando um peso real de 613g na medida 2.35", com carcaça Flex Lite (segundo a marca deveriam pesar 585g). Trata-se de um pneu desenhado para terreno compacto e para competição, com uma banda central em composto T5 que permite rolar eficazmente, e tacos laterais denominados Block-in-Block em borracha T7 para maior aderência em curva. Este pneu também está disponível em 2.2 Flex Lite (575g) e 2.35 Grid Lite (680g).
SPECIALIZED FAST TRAK
Por sua vez, o Fast Trak é versátil e está disponível nas opções Flex Lite e Grid Lite, tanto em 2.2 como em 2.35. A versão Flex Lite pesa 639g na medida 2.35 (peso verificado na nossa balança), embora a marca anuncie 615g e 605 na medida 2.2. As versões Grid Lite pesam 676g em 2.2 e 690g em 2.35, segundo dados fornecidos pela Specialized. As novas carcaças Flex Lite e Grid Lite supostamente são 110 e 55g mais leves do que a versão S-Works e têm um atrito 5% menor graças aos tacos centrais T5 menos proeminentes, que a Specialized estima proporcionar uma poupança de 1,7 watts. Os blocos laterais de composto T7 têm o mesmo padrão do modelo Air Trak.
Estes pneus já estão à venda e custam 50€ com laterais pretas e 55€ com laterais castanhas. Poderás encontrar informações adicionais em www.specialized.com.