O modelo Corsa é um dos mais utilizados em competição pelas equipas WorldTour. Trata-se de um pneu topo de gama da marca italiana fundada em 1953, sendo atualmente o principal fabricante de pneus para bicicletas. O modelo Corsa PRO, o mais evoluído da marca, foi desenvolvido em cooperação com seis equipas de topo e tem uma carcaça de algodão de 320 TPI - fios por polegada - um dos valores mais elevados da indústria.
Esta característica faz com que o pneu não perca energia a rolar e permite que seja mais leve, além de melhorar a absorção e a adaptação ao solo. A borracha da banda de rolamento inclui dois compostos, grafeno e sílica, que ajudam a elevar a velocidade, aumentam a proteção contra furos, proporcionam mais aderência e prolongam a sua durabilidade.
A união de todas camadas é feita através de um novo processo de vulcanização elétrica.
Este pneu só está disponível na versão tubeless, no entanto podemos montar câmaras de ar. Ressalvamos que, como a sua montagem não é propriamente fácil, recomendamos usar o sistema tubeless com líquido selante (pois na verdade trata-se de um modelo open tubular). No nosso caso, testámos a versão de 28 mm, a qual também é compatível com aros hookless, ou seja, sem lábio interno, e nesse caso a pressão máxima não deve ultrapassar os 5 Bar. Os modelos de 24 ou 26 mm não podem ser montados em aros desse tipo.
DADOS E MONTAGEM
A versão de 28 mm que testámos pesa 282g, ou seja, 28g a menos do que a versão anterior. Montámos estes pneus em aros diferentes para confirmar se a medida anunciada é a verdadeira. Numa rodas Mavic Cosmic SLR com 19 mm de largura interna o paquímetro mostrou 28 mm exatos, enquanto numas DT Swiss ERC com 22 mm de largura interna o valor apresentado foi de 29 mm. Ou seja, cumpre com os valores apresentados na ficha técnica, o que nem sempre acontece em outras marcas.
A montagem, tal como costuma acontecer em pneus open tubular tubeless, é mais demorada e requer mais habilidade do que em outro tipo de pneus tubeless, embora na nova geração de pneus e rodas esse processo esteja a ficar mais simplificado. Trata-se de um pneu que consegue manter bem a pressão, inclusive antes de montar o selante. Em todo o caso, ressalvamos que convém rolar alguns quilómetros numa volta inicial para espalhar bem o selante, não sendo recomendável instalar estes pneus antes de uma prova ou evento importante, sem antes comprovar que ficaram estanques.
São de facto uns pneus muito leves, rápidos, resistentes (estamos a usá-los há vários meses e não apresentam gretas, rasgos, deformações e nunca furámos até agora). Não conseguimos confirmar se, de facto, são os mais rápidos do mercado, mas um laboratório independente fez um estudo e os Corsa PRO estão entre os pneus que menos watts perdem a rolar.
Quanto às sensações em andamento, são idênticas às das que sentimos com os Corsa tubeless da geração anterior, uns pneus que já eram bastante confortáveis, proporcionavam bastante tração, inclusive em curva e um rolamento superior aos modelos com câmara de ar. Em todo o caso, notamos um desgaste da banda de rolamento superior, apesar da dureza do composto nesta secção (73HA).
Algumas letras do lettering presente na faixa lateral acastanhada têm vindo a perder a cor, devido às constantes lavagens e chuvadas dos últimos meses, o que é perfeitamente normal. Em todo o caso, tudo indica que estes pneus ainda vão durar mais alguns meses, o que para uns pneus de competição é uma excelente notícia, mas uma raridade se formos analisar a concorrência.
Como curiosidade, o pneu Vittoria Corsa PRO foi o pneu que mais provas venceu esta temporada: Milão-Sanremo, Paris-Roubaix, Volta a Itália, Volta a França, Volta a Espanha e Campeonatos do Mundo.
Lembramos que a marca Vittoria é comercializada em Portugal pela empresa VIC SPORTS.
FICHA TÉCNICA
Peso: 282 g (28 mm)
Medidas: 700 x 24, 26, 28, 30 e 32 mm
Distribuidor: Vic Sports, www.vicsports.es/catalogo/vittoria
Site: www.vittoria.com