Ao longo dos últimos 25 anos testámos inúmeros pneus e acompanhámos a evolução não só do tipo de borracha usada, mas também das camadas de proteção, do design dos tacos e, claro do tamanho.
Desde que a indústria passou de rodas de 26 polegadas para 29, muito mudou. As bicicletas passaram a ter guiadores e pneus mais largos, eixos passantes, amortecedores, suspensões e transmissões eletrónicas, espigões telescópicos, fazendo com que o BTT seja, atualmente, uma das vertentes desportivas que mais evoluiu em todo o mundo.
Atenta a todas estas mudanças, a Schwalbe sempre teve em consideração as necessidades dos consumidores finais e possui alternativas para cada segmento e nicho. Naturalmente, possuem alguns bestsellers que dominam o mercado há vários anos, como os conhecidos Racing Ralph e Racing Ray, ambos pneus de BTT, disponíveis em várias versões.
Testámos as versões Evo Super Ground e neste teste explicamos as principais características e a nossa opinião pessoal.
RACING RALPH EVO SUPER GROUND TLE ADDIX 29X2.35
A nova versão do Racing Raph tem um design dos tacos que proporciona velocidade, tração e menos atrito, sendo ideal para Cross Country ou DownCountry. Tem tacos intermédios em termos de volumetria, com uma secção lateral segmentada em grupos de dois, para segurança em curva. Na banda central, há blocos de seis tacos, seguido de um intermédio, para um rolamento eficaz.

Graças a esta configuração, é o tipo de pneu que permite acelerações imediatas e fiabilidade nos momentos críticos, em travagem ou em curva.
No fundo é um pneu ideal para a roda traseira, com composto Addix Speed que reduz significativamente a resistência ao rolamento. Aliás, em retas, é fácil atingir velocidades a rondar os 30 km/h, mesmo em zonas com gravilha. Este tipo de borracha ajuda a amortecer as irregularidades do solo e tem uma durabilidade elevada, sendo a opção perfeita para competição.

Recomendamos usar este pneu sobretudo em terreno compacto ou misto, pois é aí que o seu desempenho sobressai. Além disso, a sua utilização também pode ser usada em e-bikes com limitação de velocidade (25 km/h).

Esta versão EVO é a melhor disponibilizada pela Schwalbe, pesa 737g e custa 68,90€. Como curiosidade, montámos estes pneus com rodas de 29 mm de diâmetro interno e quando fomos comprovar se de facto media 2.35, o paquímetro acusou ligeiramente menos. Se tens receio que este pneu não tenha margem na escora traseira da tua bicicleta, esta informação é certamente valiosa.
RACING RAY EVO SUPER GROUND TLE ADDIX 29X2.35
Por sua vez, o Racing Ray é um pneu indicado para a roda dianteira, o que significa que o foco foi a capacidade de manter a direção, a aderência em curva e a fiabilidade. Tem tacos laterais sobredimensionados, apoiados por uma fileira que mantém a estabilidade e evita a deformação e o desgaste excessivo em posições mais agressivas, sobretudo quando curvamos em alta velocidade.

A banda central tem tacos intercalados em fileiras com o intuito de otimizar a tração, permitir aderência em travagem e evitar atrito. Tudo isto com borracha de elevada qualidade, que resiste ao longo do tempo. Aliás, dos pneus atuais, estes Schwalbe de nova geração surpreenderam pela positiva, dado que denotam pouco desgaste.
Este pneu pesa 789g, custa 68,90€ e é indicado para alta competição. Tal como o Racing Ralph, passou nos testes realizados em ebikes limitadas a 25 km/h, o que aumenta a sua polivalência.

Em suma, se procuras uns pneus fiáveis, aptos para o Cross Country moderno, e com borracha de alta qualidade que proporciona velocidade, resistência, baixo atrito, tração e aderência, estas duas opções da Schwalbe são bastante válidas.
Poderás encontrar mais informações em www.schwalbe.com.