comitium

TESTE Merida One-Forty 8000

A nova versão da One-Forty é uma daquelas bicicletas que deixa a sua marca. Uma bicicleta de trail que, sem se destacar em nenhum aspeto, não desilude em nenhum momento. É também uma daquelas bicicletas que podemos levar para um passeio de XCO ou para uma prova de Enduro. Tu decides, ela responde.

IVÁN MATEOS // FOTOS: JCD FOTOGRAFIA E CÉSAR CABRERA

TESTE Merida One Forty 8000
TESTE Merida One Forty 8000

Nestes tempos em que vivemos, é vibrante encontrar uma nova bicicleta cheia de surpresas, capaz de nos surpreender sem ter de recorrer à eletrónica ou a materiais ou esquemas estéticos. Esta é a nova Merida One-Forty, uma bicicleta de trail muito completa, cheia de pormenores e soluções para facilitar a vida nos trilhos.

DSC08644

É uma bicicleta de trail moderna, com grande versatilidade para as voltas mais agressivas e divertidas, equipada com suspensões de 150/143 mm e rodas de 29" que proporcionam velocidade, mantendo uma posição de condução confortável. Permite uma configuração mullet, com uma roda traseira de 27,5", se preferires o aspeto mais lúdico do BTT. A One-Forty está disponível em 5 versões em carbono ou alumínio: as três primeiras One-Forty 400, 500 e 700 em alumínio a partir de 2.364€ e dois modelos de topo com quadros em carbono, a One-Forty 6000 e 8000, cuja configuração topo de gama é a que testámos.

SE PROCURAS UMA BICICLETA POLIVALENTE, COM GRANDES APTIDÕES PARA AS DESCIDAS, ESTA É IDEAL PARA TI.

CUIDADOSAMENTE CONCEBIDA 

A peça-chave de todo o design é o quadro, que deve ter sido um verdadeiro desafio para a marca em termos de desenvolvimento, porque não deixa nada - ou quase nada - ao acaso. É totalmente fabricado em fibra de carbono, com partículas Nano Matrix que aumentam a resistência do material em 40%, tanto no triângulo dianteiro como no traseiro, enquanto o link é feito de alumínio. Esta ligação em forma de L, que se articula entre as escoras, o tubo inferior e o amortecedor, aloja o sistema de alteração da geometria, que permite a montagem de uma roda traseira de 27,5 polegadas.

2

A One-Forty vem sempre de série com uma roda traseira de 29", mas os flipchips permitem-lhe instalar uma de 27,5" para a converter numa mullet, mantendo a geometria e ganhando curso traseiro: passa de 143 para 151mm n configuração de roda traseira pequena

O braço oscilante apresenta o design Flexstay, que consiste em escoras de uma só peça, mas com capacidade de flexão, sem qualquer tipo de articulação entre elas. Esta configuração é típica das bicicletas de XC, pela sua clara economia de peso e elevada rigidez ao dispensar pivots e rolamentos, mas raramente aparece em bicicletas de longo curso, pois exige a flexão do material entre escoras superiores e inferiores à medida que o amortecedor traseiro sofre a compressão, o que em certos casos pode comprometer a qualidade do curso. Nesta One-Forty, a flexão necessária é mínima e não enrijece a compressão, algo que testámos retirando o amortecedor e fazendo o movimento completo. É por isso que o sistema Flexstay traseiro também está presente na One-Forty de alumínio, um material muito mais rígido e menos tolerante à flexão.

Mas o melhor do sistema de amortecimento é a sua cinemática adaptada aos tamanhos, um conceito que a Merida chamou de FAST: Flexstay Adjustable Size Tuned kinematic.

A ESCORA É FLEXÍVEL E NÃO NECESSITA DE PONTOS DE ROTAÇÃO. TEM GARANTIA VITALÍCIA

O comportamento do amortecedor traseiro oferece mais progressividade à medida que o tamanho aumenta, para que os riders mais pesados ou agressivos tenham a absorção necessária, enquanto os utilizadores mais leves podem tirar partido de todo o curso. Olhando para as escoras, vemos um pivô principal muito avançado, à frente do movimento pedaleiro, o que resulta em escoras muito longas que exercem uma grande alavancagem e descrevem um arco de trajetória da roda mais aberto, melhorando a resposta do amortecedor.

3

Um detalhe interessante é o suporte do travão traseiro que, além de tornar a travagem mais rígida, contribui para o arrefecimento dos travões, mantendo a travagem mais estável em descidas longas e íngremes. Para apertar o eixo traseiro é necessário puxar e extrair a alavanca, a qual é composta por uma chave dupla de 4 e 5 mm. 

No nosso tamanho M, achámos a traseira suave, com um curso aberto aceitável, mas ainda melhor na posição intermédia da regulação do amortecedor, e com uma progressividade notável no final do curso, o que nos permite aproveitar quase todos os milímetros sem esgotar o curso facilmente. Gostaríamos também de referir que, para facilitar a manutenção, todos os pivots do amortecedor são apertados apenas de um lado, e que os rolamentos são mais fortes e de maior diâmetro do que os anteriores. Este pormenor, juntamente com as proteções incorporadas no tubo inferior e nas escoras, completam um quadro robusto para todo-o-terreno e enduro, com uma garantia vitalícia. 

Accion Merida One Forty  (16)

O melhor. Versatilidade. Geometria ágil e estável. Pormenores de construção. Ferramentas e capacidade de arrumação. Sistema de tamanhos.

5

O guarda-lamas traseiro protege o pivot principal e a zona de transição dos cabos entre o quadro e o braço oscilante. Mais acima, a ponte entre as escoras está preparada para a instalação de um guarda-lamas comprido. 

PARA TODOS OS TAMANHOS 

A Merida introduziu o sistema de tamanhos Agilometer, que permite ao cliente escolher entre 3 tamanhos diferentes: mais pequeno se procura agilidade, médio se procura equilíbrio, ou grande se prefere estabilidade. Para isto, entram em jogo tubos inferiores mais compactos, o espigão de selim telescópico e as duas alturas de guiador disponíveis. Escolher um tamanho de quadro maior pode ser um problema se o tubo do selim for demasiado longo e restringir a descida do selim, e se a posição do guiador for demasiado alta. Por outro lado, escolher um tamanho mais pequeno significa frequentemente que o espigão do selim não se estende o suficiente e que a posição do guiador é muito mais baixa do que deveria ser. Neste sistema Agilometer, o espigão de selim telescópico Merida Team TR é fundamental, permitindo encontrar a altura certa para qualquer tamanho de quadro. Oferece até 230 mm de curso e adapta-se a todos os tamanhos de quadro, permitindo que a altura de extensão total seja ajustada à altura necessária para cada ciclista. Este comprimento longo é ideal para quadros com um tubo inferior curto, de modo a obter a altura correta do selim e o curso máximo do espigão.

6

Através de um parafuso, podemos ajustar o curso total do espigão de selim, de apenas 30mm até 230mm.

TEM TUDO 

A One-Forty 8000 tem tudo, não se podia pedir mais. A configuração é de luxo, com uma eficaz transmissão eletrónica SRAM AXS e travões Shimano XT de 4 pistões potentes e suaves. A suspensão dianteira Fox 36 é quase topo de gama, com as suas definições de compressão e rebound de alta velocidade GRIP2, mas sem bainhas Kashima, algo de que não sentirás falta. As rodas Race Face destacam-se pelo seu engate instantâneo do cepo traseiro, quase sem curso morto, e pela boa combinação de pneus, com um pneu dianteiro quase de downhill e um pneu traseiro mais rolante. Equipada com ferramentas e com muita capacidade de carga, é uma bicicleta de trail muito rolante, com uma posição de condução muito boa para subidas longas, e estabilidade e controlo nas descidas. É uma bicicleta para tudo, desde passeios tipo maratona a competições esporádicas de enduro. A bicicleta mais versátil da Merida até à data.

1

O compartimento MSP (Merida Service Pouch) no tubo inferior contém uma bolsa em tecido chamada Essential Tool Wrap que permite transportar ferramentas e peças sobressalentes. Este compartimento também facilita as tarefas de manutenção. 

A melhorar. A este nível de preço, poderia ter alguns componentes em carbono.

4

O porta-bidon magnético FidLock segura firmemente o bidon específico, desde que o coloquemos na posição correta. 

O DETALHE: RACE READY 

A One-Forty está preparada para tudo. Para além da bolsa no tubo diagonal, da correia para fixar uma câmara de ar ou da colocação do kit antifuros no tubo horizontal, à frente do amortecedor, e das chaves sextavada no aperto da roda traseira, existe uma multi-ferramenta debaixo do selim com chaves allen de 2, 3, 4, 5, 6 e 8 mm, torx T20 e T25, chaves de fendas e Phillips. 

Detalles Merida One Forty  (8)

 

FICHA TÉCNICA

  • [QUADRO] CF4 III, fibra de carbono. 143mm de curso.
  • [AMORTECEDOR] Fox Float DPS Performance Elite.
  • [SUSPENSÃO] Fox 36 Performance Elite Grip2. 150mm.
  • [PEDALEIRO] SRAM X1 Carbon. 32d. 175mm.
  • [DESVIADOR] SRAM GX Eagle AXS.
  • [MANÍPULO] SRAM GX Eagle AXS.
  • [CASSETE] SRAM XG-1275. 10-52d. 12 vel.
  • [CORRENTE] SRAM GX.
  • [TRAVÕES] Shimano Deore XT M8120. Discos 203mm.
  • [DIREÇÃO] Merida 8151.
  • [AVANÇO] Merida Expert eTRII. 50mm.
  • [GUIADOR] Merida Team TR. 780mm.
  • [PUNHOS] Merida Expert EC.
  • [SELIM] Merida Expert SL.
  • [ESPIGÃO DE SELIM] Merida Expert SL.
  • [RODAS] Race Face Turbine R30.
  • [PNEUS] Maxxis Minion DHF 29x2,5” EXO 3C MaxxTerra e Maxxis Dissector 29x2,4” EXO 3C MaxxTerra
  • [PESO] 14,97 Kg (tamanho M, sem pedais).
  • [TAMANHOS] XS, S, M, L, XL.
  • [PREÇO] 7.007€.
  • [+INFO] Merida Bikes SWE. www.merida-bikes.com/

Arquivado em:

Testámos a Heckler SL, a primeira eMTB leve da Santa Cruz

Relacionado

Testámos a Heckler SL, a primeira eMTB leve da Santa Cruz

Specialized S Works Turbo Levo é a e BIKE do ano em Portugal

Relacionado

Specialized S-Works Turbo Levo é a e-BIKE do ano 2023 em Portugal

TESTE: nova Mondraker Raze

Relacionado

TESTE: nova Mondraker Raze

Teste: Orbea Rise M-Team

Relacionado

Teste: Orbea Rise M-Team

TESTE Beeq M500 Wild

Relacionado

TESTE: Beeq M500 Wild

Testámos a Orbea Wild M10 Custom

Relacionado

Testámos a Orbea Wild M10 Custom