Testámos as luvas Rockrider ST 500 da Decathlon durante alguns meses e depois de várias lavagens continuam em bom estado. São umas luvas baratas (custam 19€), confortáveis e com materiais sobejamente conhecidos no mercado (elastano, poliuretano, poliéster e nylon), mas a um preço muito inferior ao da concorrência.
A zona do pulso não possui nenhum velcro, baseando a sujeição da luva na elasticidade do tecido. É um sistema que funciona e não magoa o pulso.
A zona da palma tem um reforço na zona do nó dos dedos, pois é aquela que sofre mais fricção quando estamos a pedalar com intensidade, sobretudo em subida (temos tendência para fazer uma espécie de rotação dos pulsos). Na zona dos tecidos moles e junto aos ossos do carpo existem quatro zonas de absorção dos impactos com espuma que evitam que sintamos desconforto ao pedalar durante várias horas. Este tecido na palma adere bem a todo o tipo de punhos e ainda podemos encontrar bandas de silicone na ponta dos dedos que usamos nos travões e no polegar. Este silicone também facilita, por exemplo, apertar os rotores dos capacetes e sapatos, mas não é tão eficaz a manusear smartphones.
O tecido da parte superior das mãos é robusto, protegendo-nos de vegetação, ramos ou eventualmente quedas e é respirável na parte dianteira. Junto ao polegar encontramos um tecido suave que permite limpar o nariz sem magoar.
São extremamente leves e incluem um sistema de aperto que une o par, para que não tenhamos de andar à procura delas. Ressalvamos, contudo, a necessidade de experimentar o tamanho. Geralmente uso o tamanho L e neste modelo tive de optar pelo 2 XL.
Não são umas luvas térmicas, portanto nos dias mais frios aconselhamos outro tipo de luvas. Estas ST 500 estão disponíveis em vermelho, preto e azul, do tamanho XS ao XXXL. Se não encontrares nas lojas físicas Decathlon, clica na loja online aqui.