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TESTE: Giant Reign Advanced PRO 0

A nova Giant Reign evoluiu tornando-se uma bicicleta mais agressiva e orientada para a competição.

HÉCTOR RUIZ // FOTOS: CÉSAR CABRERA

Giant Reign Advanced PRO 0
Giant Reign Advanced PRO 0

Desde que foi oficialmente apresentada em 2005, já passaram 8 gerações da Reign, uma bicicleta que se tornou uma das mais populares e até mesmo um sucesso de vendas em 2015 e depois - mesmo com rodas 27,5" ,- na altura em que as competições de Enduro começaram a tornar-se seriamente profissionais. Nesta nova versão, a Giant não brincou em serviço e, embora mantenha uma certa capacidade de percorrer longas distâncias, a sua geometria, suspensão e possibilidades resultam num desempenho direcionado sobretudo para a utilização em competição e privilegiando a velocidade em descidas, sem ficar nada a dever a outras marcas mais elitistas e muito conhecidas neste segmento.

Para além disso, a geometria pode ser modificada em vários pontos e pode ser convertida numa Mullet. Está disponível em três versões, a Advanced de carbono, a de alumínio e uma SX mais virada para o Bikepark, com mais 5 mm de curso (165 mm) e suspensão de dupla coroa com 190 mm. A que testámos é o seu cartão de visita, a elitista Advanced Pro 0, e a base com que o piloto galego Marco Veiga (nosso convidado para este teste) compete e luta entre os melhores lugares do Enduro, sendo o novíssimo vencedor da Taça de Espanha 2023.

MAIS ENDURO 

A evolução do quadro, embora seguindo os contornos habituais da Giant, é palpável de muitas maneiras: na estética da parte dianteira, especialmente na geometria, ou na presença de um espaço de armazenamento sob a grade de bidon e mais proteção nas áreas mais expostas do quadro. E não menos importante: o aumento do curso do amortecedor traseiro para 160 mm - anteriormente 146 mm ,- uma medida mais lógica para as atuais corridas de Enduro, e emparelhado com uma suspensão de 170 mm.

A geometria impera e, também aqui, a tendência foi seguida para abrir ainda mais o ângulo de direção (de 63,5 para 64,2°, dependendo das três posições do Flip-Chip) combinado com um tubo do selim super-vertical (entre 78,3 e 79°). O Reach fica entre 456 e 464 mm. Para além destas medidas de referência, o tubo do selim também foi concebido para ser o mais curto possível, para permitir a utilização de espigões telescópicos mais compridos e também ajustáveis, com uma margem de 25 mm para se adaptar à altura do ciclista, se necessário.

O ponto de partida, o quadro, já é uma ótima opção para nos lançar em descidas com todas as garantias, e em termos de montagem, a Giant conseguiu manter o mesmo nível nas linhas gerais. Encontramos uma suspensão Fox com bainhas de 38 mm, combinada com um amortecedor DHX2 nesta configuração topo de gama, um tipo de amortecedor que acentua ainda mais o carácter polivalente do braço oscilante.

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E neste ponto um componente que tivemos o prazer de encontrar foi o pneu traseiro Maxxis Minion DHR II com carcaça Double Down, um dos mais reforçados que podemos encontrar nesta marca e que nos dá mais tranquilidade a descer a fundo. Ainda mais com o conjunto de rodas Zipp 3ZERO Moto que o acompanha, cuja virtude é uma certa capacidade de deformação horizontal do aro de carbono em caso de impacto para evitar os furos. Podemos atestar que nas nossas descidas sentimos o pneu a tocar no aro e foi como se nada tivesse acontecido.

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Os Shimano XTR travam bem, embora, devido ao seu minimalismo e leveza, não sejam os nossos preferidos numa bicicleta com estas características. Graças aos discos de 220 mm à frente e 203 mm atrás, há bastante potência de travagem, embora sejam discos muito simples, talvez demasiado básicos para o nível e preço da bicicleta.

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PARA COMPETIÇÃO

Nos nossos testes utilizámos sempre a posição intermédia do Flip Chip (63,9º de ângulo de direção), e nunca necessitámos de recorrer à mais extrema de todas, dado que se trata de uma bicicleta com muita capacidade para os terrenos mais complicados. Além disso, a linearidade extra do amortecedor com mola torna a traseira mais reativa, e afunda-se um pouco mais na primeira parte do curso. De facto, não só o aumento do curso traseiro da bicicleta, mas também a utilização de amortecedores com maior curso do que anteriormente, faz com que o sistema Maestro praticamente nos isole de pequenos e médios impactos como se eles não existissem.

O mais curioso é que a pedalada, desde o plano até às subidas íngremes, não é tão lenta como esperávamos. Com o sistema hidráulico Fox na posição "Firm" e a cinemática do Maestro, temos uma boa plataforma traseira quando estamos sentados, mas não tanto quando estamos de pé, o que não é muito diferente de um amortecedor a ar. Em subidas, ficámos impressionados com a relativa agilidade da bicicleta, principalmente devido ao Maestro e à posição do tubo do selim. O peso de 14,60 kg (tamanho M) é um excelente valor, considerando a suspensão e o pneu traseiro. Não podemos perder de vista que esta adaptação da Reign aos exigentes percursos de competição - o que significa que quanto mais difícil é a descida mais ela se destaca, e que tem um bom desempenho não só em linha reta, mas também em circuitos sinuosos - também a torna uma bicicleta mais exigente fisicamente em percursos mais fáceis. Tens pernas poderosas e uma boa técnica e gostas de andar em alta velocidade em competição? Então a Reign é uma forte candidata. 

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A REIGN DE MARCO VEIGA 

A bicicleta de Marco Veiga, o jovem piloto de Narona (La Coruña) e um dos mais destacados pilotos espanhóis de Enduro, é uma Reign Advanced 0. Com uma altura de 1,70 m e com um estilo de pilotagem muito típico de DH - as suas raízes estão nesta disciplina - Marco utiliza um tamanho M e uma configuração Mullet com a qual se delicia pelo seu comportamento geral entre ágil e estável. Embora em algumas competições ele ande com um amortecedor de mola, geralmente usa o amortecedor a ar Fox X2, sempre com configurações bastante standard.

Marco utiliza também um conjunto de rodas Stans NoTubes Flow MK4 em alumínio, porque gosta mais da adaptação ao terreno do que as de carbono, com um protetor de roda traseira Cushcore. Outras modificações ao nível da montagem são os travões Hope, marca a que é fiel há várias épocas, o conjunto de guiador e avanço Renthal e os punhos ODI. Utiliza também o Ochain no seu pedaleiro para minimizar o recuo do pedal (pedal kickback) nas descidas mais extremas.

Veiga

 

DESTAQUES:

  • O FlipChip é uma peça que está alojada no link. Para alterar a geometria, é necessário substituí-lo por um semelhante com rosca excêntrica - que vem com a bicicleta - com o qual podemos adaptar a bicicleta a percursos mais extremos ou mais “rolantes”. Também se pode alterar a geometria no caso de montarmos uma roda de 27,5" atrás. A opção intermédia que acompanha a bicicleta de série é o melhor compromisso para tudo. 

  • O cockpit da Giant tem um avanço de 40mm e um guiador de carbono de 800mm, e os punhos são bastante estreitos, ideais para mãos pequenas e médias, mas não tanto para mãos grandes.

  • As rodas Zipp têm válvulas TyreWiz, da Quarq, com sensores de pressão. A desvantagem destas rodas de alta tecnologia é que aumentam o preço da bicicleta, com esta Advanced 0 a custar quase 10.500 euros. 
  • A gama de regulações do Fox DHX2 para personalizar esta bike é muito elevada. De série inclui uma mola de 425lb no tamanho M, mas se fores um ciclista muito leve podes ter de trocar por outra com menos resistência à compressão. 
  • Travões Shimano XTR com discos Shimano, mas de nível económico, os RT66. O diâmetro de 220 mm aumenta exponencialmente a potência.

 

O melhor: 100% Enduro atual. Comportamento da suspensão. Montagem. 

A melhorar: Espaço de armazenamento reduzido. Discos baratos.

FICHA TÉCNICA

[QUADRO] Carbono Advanced. Curso 160 mm. [AMORTECEDOR] Fox DHX2 Factory. 425 Lb. [SUSPENSÃO] Fox 38 Factory GRIP 2. CURSO 170 mm. [PEDALEIRO] SRAM XX1 Eagle, 34 d. [DESVIADOR] SRAM X01 Eagle AXS. [MANÍPULO] SRAM AXS. [CASSETE] SRAM X01 Eagle. 152. [CORRENTE] SRAM X01 Eagle. [TRAVÕES] Shimano XTR M-9120. Discos RT66 220/203 mm. [DIREÇÃO] Giant semi-integrada. [AVANÇO] Giant Contact SL 35. (GUIADOR] Giant Contact SLR TR35. 800 mm. [PUNHOS] Giant Tactal Pro Single. [SELIM] Giant Romero SL. [ESPIGÃO DE SELIM] TranzX +RAD. Altura 170 mm (ajustável até 140 mm). [RODAS] ZIPP 3ZERO MOTO. [PNEUS] Maxxis Assegai 29x2.5 WT, 3C MaxxTerra, EXO+, TR/Minion DHR II 29x2.4 WT, 3C MaxxTerra, DD. [PESO] 14,600 kg (tamanho M, sem pedais). [TAMANHOS] S, M, L e XL. [PREÇO] 10.499 €. [+INFO] Giant Bikes Ibérica. www.giant-bicycles.com

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