Se costumas fazer treinos, provas ou simplesmente passeios com uma duração superior a 3 horas, já deves ter reparado que o teu corpo precisa de se rehidratar adequadamente. Os músculos também precisam de alimento e o próprio cérebro entra num estado semi-letárgico se não nos precavermos, fornecendo os nutrientes, sais minerais e vitaminas adequados.
As barras energéticas, os geis e as bebidas isotónicas em atividades físicas de longa duração são, para muitos, a única forma de conseguirem manter um nível elevado de performance.
A Decathlon, através da sua marca especializada Aptonia tem uma bebida desportiva especificamente desenvolvida para estes treinos longos, denominada ISO +. Apesar de também estar disponível nas variedades pêssego e morango/cereja, só testámos as mais conhecidas limão e laranja.
A primeira coisa que salta à vista é o novo packaging. A marca abandonou de vez o boião, reduzindo consideravelmente o consumo de plástico (70%, segundo a marca), e agora aposta numa embalagem mais fácil de transportar (mesmo numa mochila ou mala de viagem), com um prático copo doseador alojado no bocal, em vez de ter uma colher no interior.
A tampa fica enroscada no bocal da embalagem e a marca assegura que é super prática e higiénica. Quanto a ser prática, concordamos, pois está sempre à mão, mas quanto a ser mais higiénica, temos as nossas dúvidas, pois depende do local onde guardamos o isotónico. Por exemplo, se estiver em contato com outros pertences (dentro de uma mochila, mala de viagem, na bagageira de um carro, etc), é impossível manter afastado de fungos, vírus, etc.
Cada embalagem tem cerca de 650 gramas de produto, o que corresponde a cerca de 17 ou 18 bidons (cada um de 500 ml). No entanto, 38g por bidon parece-nos um valor ligeiramente exagerado, dado que, na nossa opinião, torna a bebida demasiado adocicada. Por isso, se colocares entre 25 e 30g por bidon, consegues encher mais de 20 bidons sem qualquer problema. A marca salienta que reduziu para metade os açúcares presentes nos hidratos de carbono, em todo o caso a noção de "doce" difere de pessoa para pessoa.
O ISO + usa uma nova fórmula com menos açúcares do que a versão anterior (também ela bastante doce), mas com uma dose de BCCA (aminoácidos essenciais que ajudam na recuperação muscular e no fornecimento de energia, por exemplo). É muito fácil de diluir na água (convém agitar pelo menos uns 8 a 10 segundos) e é bem tolerado pelo estômago.
Devido à sua composição, sobretudo hidratos de carbono e eletrólitos, a hidratação fica assegurada. Um gole de 15 em 15 minutos, mesmo sem ter sede, é o ideal, por isso em voltas longas leva sempre dois bidons.
Geralmente quando a sede e a fome aparecem já é tarde de mais. O teu metabolismo já está em défice energético.
Por cada dose (ou seja, por bidon), estaremos a fornecer um valor energético a rondar as 131 kcal e para evitar uma descompensação em termos de sais minerais e vitaminas, o ISO + inclui as vitaminas B3, B6, C e ainda sódio. Como o exercício em intensidade e durante um longo período de tempo é oxidativo, o selénio e a vitamina C proporcionados por este isotónico ajudam a combater esse stress no metabolismo.
Obviamente - e isto é um princípio básico da hidratação em desportos de endurance - não convém usar pouca quantidade de isotónico, com o intuito de poupar. Se colocares os tais 30g por bidon ou os 38 sugeridos pela marca não haverá problemas, mas se colocares menos corres o risco de tornares a bebida hipotónica em vez de isotónica, o que significa que estarás a absorver água e não os nutrientes, portanto na prática a bebida não terá praticamente efeito nenhum.
A grande diferença da versão ISO para a ISO + está na composição e na duração da atividade física. Até 3 horas podes usar a versão ISO, mas se vais prolongar o teu treino, a ISO + é a adequada. Para não sofreres as agruras provocadas pelo "homem da marreta", como cãibras, desfalecimento, hipoglicémia, quebra acentuada no desempenho desportivo, etc, convém ingerir um gel ou barra por hora, mais um bidon com ISO +, mesmo não tendo nem fome nem sede. Porque geralmente quando a sede e a fome aparecem já é tarde.
Quanto ao efeito metabólico na redução de fadiga e rehidratação, é difícil de avaliar no terreno, pois teriam de ser feitas análises sanguíneas, bem como exames à urina, em todo o caso, lendo os estudos mais recentes em termos de composição de produtos energéticos, parece-nos adequada a introdução de BCCA, bem como a presença, sobretudo, de sódio, magnésio, vitaminas, etc. Não nos podemos esquecer que o nosso organismo é dinâmico e que se não temos uma alimentação e hidratação adequada no nosso dia a dia e se não treinamos metodicamente, não podemos querer que, como por magia, um produto nos faça andar mais rápido, sem dores e sem cansaço. Este é apenas e só um produto auxiliar que na sua composição inclui nutrientes que ajudam o corpo a lutar contra a oxidação e a rehidratar.
Valor nutricional
Valores nutricionais: 100 g | 38 g (= 1 dose)
Valor energético: 1460 kJ - 344 kcal | 555 kJ - 131 kcal
Matérias gordas: 0 g | 0 g
dos quais ácidos gordos saturados: 0 g | 0 g
Hidratos de carbono: 86 g | 33 g
dos quais açúcares: 44 g | 17 g
Proteínas: 2,6 g | 1,0 g
Sal: 2,6 g | 1,0 g
Potássio: 790 mg (39%)* | 300 mg (15%)*
Magnésio: 149 mg (39%)* | 56,5 mg (15%)*
Selénio: 41,0 µg (75%)* | 16,0 µg (28%)*
Vitamina E: 32,0 mg (39%)* | 12 mg (15%)*
Vitamina B1: 0,87 mg (79%)* | 0,33 mg (30%)*
Vitamina B3: 13 mg (79%)* | 4,8 mg (30%)*
Vitamina B6: 1,1 mg (79%)* | 0,42 mg (30%)*
*% das doses diárias de referência
Preço
Cada embalagem custa 11€ e poderás comprar clicando aqui. Também existe a versão de 2 kg, o que permite encher 52 bidons e que custa 25€. Clica aqui para saberes mais.