Confessamos que estamos habituados a testar bicicletas com preços elevados, equipadas com os melhores componentes, por isso, por vezes não olhamos com o devido mérito para as bicicletas mais baratas. Além disso, existe uma ideia – errada, é certo – de que as bicicletas abaixo dos 2.000 euros não têm qualidade. A Trek Procaliber 8 surpreendeu-nos positivamente e explicamos porquê. É uma bicicleta acessível, com todas as características de uma bicicleta que custa mais de oito mil euros, mas na realidade o seu preço nem chega a 1.400 euros.
ESTA BICICLETA FOI CONSIDERADA PELOS CONSUMIDORES PORTUGUESES A COMPRA IDEAL (VOTAÇÃO BIKE DO ANO 2024)
A sua única limitação é o peso, algo que não é um impedimento se o teu conceito de BTT são os percursos recreativos e a participação ocasional num passeio ou maratona. A primeira coisa que nos impressiona nesta Procaliber 8 é o seu preço, 1.339 euros, um valor incrível que, ao contrário do que alguns pensam, não significa que os componentes são de baixa qualidade. Não é de fibra de carbono como as suas irmãs topo de gama, nem tem a capacidade de absorção do sistema IsoSpeed, mas isso não impede que transmita as mesmas sensações e desempenhos de alto nível.
A abordagem da Procaliber em alumínio é mais desportiva e versátil, combinando a eficiência de uma hardtail com uma geometria estável e componentes mais orientados para o conforto e segurança nas descidas.
OS SEUS COMPONENTES SÃO EFICIENTES E O SEU PREÇO É APELATIVO
PACK DOWN COUNTRY
Tem uma suspensão com 120 mm de curso, espigão de selim telescópico e pneus largos (2.4”) de 29 polegadas. Achámos esta combinação sensacional, pois responde como uma bicicleta de XC: é rápida, direta e eficiente, permitindo descer rapidamente com segurança e controlo. Pode considerar-se uma Down Country rígida. O peso da bicicleta completa no tamanho M e com pedais de encaixe Shimano M520 é de 12.82 kg, o que não se nota muito em andamento graças aos pneus.
O quadro é fabricado em alumínio Alpha Platinum, o melhor da Trek (superior ao Gold e Silver), criado através de um processo de hidroformação e de variação da espessura com o objetivo de encontrar a máxima absorção vertical, reduzindo assim a dureza habitual dos quadros de alumínio.
ESCOLHA CRITERIOSA DOS COMPONENTES: BARATOS, MAS DE MARCAS LÍDERES, E COM UM DESEMPENHO EXEMPLAR.
Tem uma direção cónica e uma passagem de cabos interna com entrada na parte superior do tubo diagonal e saída na parte de baixo. O resto do percurso até ao travão e desviador é feito externamente, com a mangueira e a bicha presas por zip ties à escora. Pode não ser a forma mais agradável esteticamente, mas facilita a manutenção. O quadro é definido como Categoria 3 de acordo com os regulamentos de segurança europeus e, portanto, permite a utilização em trilhos do tipo Cross Country com pedras e raízes, mas não permite saltos ou uma utilização mais agressiva. Além disso, o peso total máximo permitido é de 136 kg para a bicicleta, o ciclista e o equipamento.
EQUILIBRADA GEOMETRICAMENTE
A geometria é a chave para o seu fácil manuseamento e estabilidade nas descidas, com um ângulo de direção de 67° que move a roda dianteira para a frente e aumenta a distância entre eixos, apesar das escoras de 430 mm no tamanho M, conseguindo mais estabilidade e equilíbrio. O ângulo do selim de 74,3° desloca o peso para a frente para uma pedalada mais eficiente e controlo sobre a roda dianteira. A posição de condução é confortável, permitindo passeios mais agradáveis e uma posição otimizada nas descidas.
BOA MONTAGEM
A construção da bicicleta é impecável e é evidente que foi criteriosamente equipada, apesar de ser um modelo de entrada de gama. Está equipada com uma suspensão RockShox Recon RL, com bloqueio, fiável no funcionamento e apoiada por um serviço oficial competente. A transmissão 1x12 é Shimano, com um desviador traseiro Deore XT e o resto dos componentes SLX na cassete, corrente e manípulo de mudanças. O pedaleiro é um E*thirteen Helix com um prato de aço de 30 dentes. Os travões também são Shimano, bem como os cubos, que têm uma fixação de disco CenterLock, um sistema melhor se pretendes aliviar o teu peso no futuro. Em suma, é montada com componentes que oferecem um desempenho exemplar, que são económicos, mas de marcas líderes, o que garante o seu funcionamento e a facilidade de encontrar peças de substituição.
A Procaliber 8 é ideal para aqueles utilizadores que querem subir um nível no BTT, que procuram a simplicidade, a eficiência e a fácil manutenção de uma hardtail, mas que também querem desfrutar das descidas em segurança. Está totalmente equipada: suspensão leve e regulável com bloqueio, transmissão Shimano completa com exceção do pedaleiro, travões e cubos Shimano com disco dianteiro de maior diâmetro na frente, espigão de selim telescópico e pneus tubeless. É uma garantia para desfrutares nos trilhos.
DESTAQUES
- O quadro tem diferentes pontos de fixação na parte traseira que o tornam compatível com um alforges e um descanso. É adequada para uso urbano e viagens, permitindo também transportar dois bidons.
- A suspensão RockShox Recon RL tem um sistema hidráulico Motion Control que permite ajustar a pressão do ar, o rebound e o lockout a partir do lado superior direito da coroa. No futuro, poderás instalar um controlo remoto de bloqueio no guiador.
- Os travões Shimano MT4100 são muito fiáveis e têm potência de travagem suficiente graças ao disco dianteiro de 180 mm. O traseiro é de 160mm.
- Achámos interessante a forma como as escoras se juntam ao pedaleiro, descrevendo uma curva mais baixa que o próprio eixo, o que cria mais espaço para a passagem do pneu. Com esta Procaliber a roda traseira não ficará bloqueada pela lama, garantidamente. O pedaleiro é um BSA roscado, com copos externos, um conceito clássico, mas 100% fiável.
- Eixos passantes em ambas as rodas, sem aperto rápido. Um pormenor das bicicletas “pro”.
- Transmissão de 12 velocidades, com uma cassete 10-51. A cremalheira de 30d proporciona uma transmissão muito acessível. Se tiveres falta de mudanças nas descidas ou em plano, podes colocar uma cremalheira maior, que pode ter até 34 dentes.
-
Guiador Bontrager Comp em alumínio de 720 mm, que, tal como o avanço, aumenta de comprimento à medida que o tamanho do quadro cresce.Selim Bontrager Verse, muito macio e confortável. Se quiseres reduzir o peso desta bicicleta, há vários componentes que o permitem fazer.
PACK DOWN COUNTRY, COM SUSPENSÃO DE 120 MM, ESPIGÃO DE SELIM TELESCÓPICO E PNEUS 29X2.40”.
O melhor. Nada na sua montagem desilude. Boa em descidas. 5 tamanhos e 2 cores para escolheres.
A melhorar. Se fosse ligeiramente mais leve...
O DETALHE
As rodas Bontrager são Tubeless Ready, para que possas pedalar com menos pressão sem medo de furar por “snake bite”. Os aros têm 23 mm de largura interna, com a chancela Bontrager Kovee, que “seguram” os confortáveis pneus Bontrager Saint-Anne de 2.40”. Os seus pequenos tacos tornam-nos muito rolantes, combinados com uma boa fila de cardados laterais para garantir a aderência nas curvas.
GAMA
- 1.159 euros (Procaliber 6)
- 1.339 euros (procaliber 8)
- 1.599 euros (Procaliber 9.5)
- 1.959 euros (procaliber 9.6)
- 3.379 euros (procaliber 9.7)
FICHA TÉCNICA TREK PROCALIBER 8 2024:
- [QUADRO] Alumínio Alpha Platinum.
- [SUSPENSÃO] RockShox Recon Gold RL. 120mm.
- [PEDALEIRO] E*thirteen Helix. 30d. 170mm.
- [DESVIADOR] Shimano Deore XT.
- [MANÍPULO] Shimano SLX.
- [CASSETE] Shimano SLX. 10-51d. 12 vel.
- [CORRENTE] Shimano SLX.
- [TRAVÕES] Shimano MT410 Discos 180/160mm.
- [DIREÇÃO] Semi integrada.
- [AVANÇO) Bontrager Comp. 60mm.
- [GUIADOR] Bontrager Comp. 720mm.
- [PUNHOS] Bontrager XR Trail Comp.
- [SELIM] Verse Short.
- [ESPIGÃO DE SELIM] Bontrager Line Dropper, 150 mm.
- [RODAS] Bontrager Kovee/ Shimano TC500.
- [PNEUS] Bontrager Sainte-Anne XTR Tubeless Ready, 29x2.40”.
- [PESO] 12,63 Kg (tamanho M, sem pedais).
- [TAMANHOS] S, M, ML, L, XL.
- [PREÇO] 1.339€.
- [+INFO] www.trekbikes.com