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Trek Supercaliber 2024: todos os modelos e preços

Para além de um curso de suspensão mais longo e de um peso mais leve, a nova Supercaliber tem uma nova geometria mais "lançada" e dois níveis de carbono no quadro.

Hector Ruiz / Fotos: César Cabrera

Trek Supercaliber 2024
Trek Supercaliber 2024

A Supercaliber é a porta-estandarte da marca para traçados que não exigem muito curso de suspensão (XC e XCM); uma bicicleta com a qual a Trek surpreendeu a indústria e os entusiastas em 2019 com um conceito diferente de "menos é mais" para a competição e que poucas marcas se atreveram a seguir.

Para a Trek, apenas 60 mm foram suficientes, juntamente com uma geometria muito ágil e um extraordinário comportamento em subida para se impor nas provas. Durante estes quatro anos, a marca não se saiu nada mal: vários campeonatos do mundo, pódios em Taças do Mundo e nada menos do que uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos confirmaram esta ideia arriscada. Até a equipa Trek Pirelli (agora Wilier Pirelli) obteve grandes resultados com esta bicicleta nas maratonas mais exigentes do planeta.

Trek Supercaliber Gen2 (22)

80 mm atrás e geometria renovada

Os circuitos não pararam de evoluir, sobretudo os da Taça do Mundo, e todos os anos vemos obstáculos cada vez mais técnicos, de tal forma que há mesmo quem os considere excessivos e perigosos, e a Trek não teve outra escolha senão dar um passo em frente com a sua Supercaliber. 

Até a própria Jolanda Neff nos disse na apresentação à imprensa que, embora a ideia de ter uma bicicleta tão eficiente e leve seja uma vantagem em competição, ela e os seus colegas de equipa estavam a notar que o curso de 60 mm estava a começar a ficar um pouco apertado nos obstáculos maiores e nas secções mais técnicas.

Jolanda Neff en acción con la nueva Supercaliber

Por esta razão, a principal modificação na nova Supercaliber é o curso traseiro aumentado para 80 mm, mantendo o sistema de amortecimento IsoStrut com algumas ligeiras alterações que veremos de seguida, enquanto a suspensão dianteira também possui mais curso, neste caso passando de 100 para 110mm. Todos os modelos virão de série com uma suspensão de 110mm, embora a Trek tenha projetado o quadro para poder utilizar alternativas de 100 e 120mm.

Comparación de las geometrías de la generación 1 y la 2 de la Supercaliber

Em termos de geometria, a nova Trek é no geral mais comprida. O alcance/reach aumenta cerca de 10 mm em todos os tamanhos, um pouco menos na S e um pouco mais na XL, e é também entre 30 a 40 mm mais comprida entre eixos. 

Também relevante é o novo ângulo de direção, que foi “aberto" em 1,5 graus, de 69 para 67,5 graus. O ângulo do selim, por outro lado, move-se apenas mais meio grau em direção à vertical, para 74,5°. E por último, mas não menos importante, as escoras cresceram de 430 para 435 mm para conseguir este aumento do curso.

SupercaliberSL96 B Primary

O PESO JÁ NÃO É UMA DESCULPA

Uma das grandes novidades da nova Supercaliber é que a Trek finalmente disponibiliza dois níveis de carbono e, portanto, de preço, no seu quadro; o SLR e o SL, como aliás já é normal em muitos outros modelos. No que diz respeito à SLR, um dos aspectos mais importantes é o facto de ter emagrecido cerca de 200-250g, dependendo do tamanho e/ou da pintura.

Trek Supercaliber Gen2 (23)

Embora o quadro da primeira geração pesasse pouco mais de 2 quilos, mais precisamente 2.300 gramas, o que é um valor aceitável, a verdade é que sendo uma bicicleta tão minimalista e com um curso tão curto, esperava-se um peso mais leve e este foi um dos aspetos mais criticados no modelo anterior, especialmente porque compete num segmento em que vemos rivais com valores entre 1.700-1.800 g nos quadros mais leves. Com a redução de peso a que foi sujeita, embora a Trek não tenha dado um valor exato, as contas reflectem que estará entre os 1.780 e os 1.830 g com o amortecedor.

Convém lembrar que o amortecedor não é apenas um amortecedor convencional, mas, juntamente com a “calha” que o faz deslizar, faz parte da própria arquitetura do quadro e desempenha um papel fundamental na rigidez lateral da bicicleta.

Trek Supercaliber Gen2 (28)

No caso do quadro SL mais barato, a marca não indicou um valor exato de peso, mas afirmou que este permanece igual ao da primeira geração, pelo que assumimos que pesa pouco mais de 2 quilos, o que para um segundo nível de preço é um valor muito bom.

"O quadro SLR mais leve pesa entre 1.780 e 1.830 g, estando agora entre os mais leves do mercado."

 

Quais são então as diferenças entre os quadros SL e SLR? Podemos começar por falar do que têm em comum, que é o triângulo traseiro, exatamente o mesmo em ambos os modelos. O triângulo dianteiro é, no entanto, diferente em termos do tipo de laminado de carbono, com fibras mais leves e um módulo mais elevado no caso da SLR e, em geral, com menos material para alcançar um menor peso.

As formas são as mesmas, pelo que à primeira vista será impossível distingui-las, embora no interior existam mais diferenças entre as duas. A SL, mais económica, tem guias internas para facilitar a instalação dos cabos, enquanto a SLR não tem, principalmente para poupar novamente gramas e porque a Trek estima que muito mais transmissões sem fios serão instaladas nestes quadros de preço mais elevado, ainda mais agora que a SRAM, por exemplo, oferece uma gama de preços mais ampla de grupos electrónicos.

Trek Supercaliber Gen2 (52)

Para conseguir estes pesos mais baixos, para além de algumas alterações na laminação e noutras técnicas de carbono, a Trek renunciou à utilização de um sistema de passagem de cabos interno "invisível" com acesso através da parte superior do tubo da cabeça, como está a tornar-se a norma em muitas outras bicicletas de nova geração. Em vez disso, encontrámos um sistema de passagem de cabos mais convencional com acesso através de orifícios na testa. E surpreendentemente, a Trek sacrificou o seu sistema Knock Block (que limita a rotação do guiador).

Trek Supercaliber Gen2 (48)

Embora não tenham mencionado quanto foi poupado com este sistema, sabemos que adicionar as peças necessárias e o próprio reforço de carbono para tornar esta área mais resistente, normalmente adiciona entre 60-80 g, por isso é compreensível que na luta pelo peso mais leve possível tenham tomado esta decisão.

Supercaliber Gen2 Media Presentation 26

Fixação do travão traseiro “flutuante"

Outros detalhes do quadro importantes: a fixação do travão traseiro agora é flutuante, isolando as forças de travagem do funcionamento/flexão das escoras e sistema de amortecimento. Curiosamente, o diâmetro do disco que podemos usar é de apenas 160 mm. Temos dois porta-bidons nos 5 tamanhos de quadro que são fabricados, tendo desaparecido o XXL que existia antes, embora deva ser mencionado que o novo XL é quase semelhante ao anterior XXL em tamanho.

Trek Supercaliber Gen2 (27)

A passagem do tubo do travão ao longo da escora esquerda é agora completamente interna, entrando na junção entre a escora e o pedaleiro. Este é também um ponto que foi melhorado em relação ao modelo anterior, pelo menos esteticamente.

Trek Supercaliber Gen2 (56)

O quadro permite a utilização de pneus com balão até 2,4", aliás todos os modelos virão equipados de série com esta medida, exceto o topo de gama 9.9 XX que testámos, que vem equipado com medida 2,2". Isto deve-se à suspensão RockShox Sid SL que está limitada a 2,35" e, apesar de podermos provavelmente instalar um 2,4" sem qualquer problema, a Trek optou por não arriscar.

Trek Supercaliber Gen2 (41)

Ainda relativamente aos pneus, há também um novo modelo para XC, o Sainte-Anne, inspirado no nome deste mítico circuito da Taça do Mundo, um modelo muito rolante que no pouco tempo que pudemos testá-lo nos surpreendeu com uma sensação de muita confiança, embora estejamos ansiosos por testar a versão maior (2.4’').

Trek Supercaliber Gen2 (55)

NOVO AMORTECEDOR SIDLUXE ISOSTRUT

Outra das principais características da nova versão é o fato de agora serem utilizados apenas amortecedores RockShox, com quem a Trek desenvolveu um novo modelo em parceria.

23 Supercaliber 8734

No interior, encontra-se alguma da tecnologia do novo SIDLuxe, recentemente introduzido pela marca sediada no Colorado, e a estrutura exterior foi sobredimensionada em todas as vertentes: é mais comprida no total (5 mm), tem um curso 7,5 mm mais longo para conseguir mais curso, e a espessura foi aumentada para dar maior rigidez e fiabilidade ao sistema.

O amortecedor utiliza o mesmo tipo de fixações que anteriormente, embora, devido às novas dimensões, o novo quadro não seja compatível com o amortecedor antigo (e vice-versa), e a nível de hardware o acesso foi melhorado para tornar a manutenção mais fácil e rápida.

Supercaliber Gen2 Media Presentation 16

Um aspeto muito curioso do sistema de amortecimento é o facto de ter uma cinemática totalmente linear e um Leverage Ratio (LR) mais elevado, ou seja, o rácio de alavancagem entre o braço oscilante e o amortecedor é constante de 2.0. Isto significa que por cada milímetro de curso do amortecedor, a roda traseira move-se 2 mm do início ao fim, com uma variação insignificante no final do curso. Com este aumento do LR, o sistema é um pouco mais sensível a pequenos solavancos e oscilações, especialmente tendo em conta o aumento do curso total, e é mais suave no geral não sendo tão progressivo no final do curso.

"Agora utiliza apenas amortecedores RockShox mais longos e de maior diâmetro, com alguma da tecnologia SIDLuxe no seu sistema hidráulico."

 

Para evitar que isto crie uma sensação de que é menos eficiente por haver mais movimento traseiro, os engenheiros aumentaram o anti-squat para que a eficiência da pedalada seja maior. A Trek recomenda um sag de 25%, embora se possa oscilar entre os 15 e os 35%. E também se podem instalar redutores de volume de ar, se quisermos aumentar a progressividade no final do curso.

No nosso caso, sempre nos movemos entre 25 e 30% e o equilíbrio entre sensibilidade e capacidade de pedalada é muito bom. Aliás, notámos que o início da pedalada é um pouco mais suave do que antes e só recorremos ao bloqueio no asfalto e nas subidas a um ritmo elevado.

Trek Supercaliber Gen2 (51)

O botão de bloqueio tem apenas duas posições e, numa bicicleta como esta, não precisamos de uma terceira, porque não faria grande sentido.

Trek Supercaliber Gen2 (57)

ESPECTRO DE UTILIZAÇÃO ALARGADO

Quando se experimenta a nova Supercaliber pela primeira vez espera-se encontrar uma bike que não seja muito diferente da anterior. Embora a primeira sensação seja muito semelhante, quanto mais a "encostamos contra a parede" mais começamos a notar as mudanças. De olhos fechados, poderíamos dizer que a capacidade de pedalar não diminuiu em nada, mesmo com o aumento do curso, e que continua a ser uma plataforma muito estável.

Se na Supercaliber anterior já tínhamos a sensação de que o amortecedor tinha um desempenho superior ao que esperávamos, sendo mais ativa e desenhando o terreno relativamente bem, na nova acontece exatamente o mesmo, mas com ainda maior capacidade quando o terreno se torna difícil, mostrando mais equilíbrio e estabilidade.

"É um pouco mais reativa e ativa do que antes (suspensão), mas com uma eficiência de pedalada muito elevada."

 

Isto também se deve à nova geometria, mais moderna. A bicicleta parece um pouco mais longa do que antes, logo desde o início, não tanto na posição de condução, mas ao fazer curvas apertadas, bem como a alta velocidade. No entanto, continua a ser uma bicicleta que reage muito rapidamente e de forma muito ágil, uma opção que continuará a colocar um sorriso no rosto daqueles que procuram a sensação de uma bicicleta XC "pura", mas com a segurança e a capacidade de uma bicicleta moderna. Não é a suspensão total de XC mais versátil que podemos encontrar, é óbvio que também não pretende sê-lo porque o seu foco são as provas onde a performance é uma prioridade, mas o ligeiro aumento de curso e a nova geometria fazem com que haja menos limitações quando se trata de enfrentar percursos mais exigentes e difíceis.

Trek Supercaliber Gen2 (1)

É ligeiramente mais sensível e ativa do que antes no desempenho do seu amortecedor, mas com uma eficiência de pedalada muito elevada.

Trek Supercaliber Gen2 (9)

Ainda mais com a configuração deste modelo topo de gama, que pesa apenas 9,68 kg no tamanho ML testado, e especialmente considerando que está equipada com travões SRAM Level de 4 pistões e um espigão telescópico Fox Transfer SL com 125 mm de curso. Aliás, todos os modelos, desde o mais barato até este, estão equipados com espigões telescópicos de série.

 

Estes são todos os modelos disponíveis, num total de 5 tamanhos (do S ao XL) e todos eles com várias opções de cor:

Trek Supercaliber SL 9.6 - 3.559 €

Carbono SL OCLV. Suspensão RockShox Recon Gold RL. Transmissão Shimano Deore/SLX. Travões Shimano MT500. Rodas Bontrager Kovee Comp 23. Espigão de selim telescópico TranzX JD-YSP18.

Trek Supercaliber SL 9.7 - 4.899 €.

Carbono SL OCLV. Suspensão RockShox Reba RL. Transmissão SRAM GX Eagle AXS T-Type. Travões SRAM Level Bronze. Rodas Bontrager Kovee Comp 25. Espigão de selim telescópico Bontrager Line.

Trek Supercaliber SLR 9.8 XT - 5.789 €

Carbono SLR OCLV. Suspensão Fox 34 Step-Cast Performance. Transmissão Shimano XT. Travões Shimano XT. Rodas Bontrager Kovee Elite 30. Espigão de selim telescópico Bontrager Line. Guiador e avanço integrados Bontrager RSL.

Trek Supercaliber SLR 9.8 GX AXS - 6.249 €

Carbono SLR OCLV. Suspensão RockShox SID. Transmissão SRAM GX Eagle AXS T-Type. Travões SRAM Level Bronze. Rodas Bontrager Kovee Elite 30. Espigão de selim telescópico Bontrager Line. Guiador e avanço integrados Bontrager RSL.

Trek Supercaliber SLR 9.9 X0 AXS - 8.049 €

Carbono SLR OCLV. Suspensão RockShox SID Ultimate. Transmissão SRAM X0 Eagle AXS T-Type. Travões SRAM Level Silver 4 piston. Rodas Bontrager Kovee Pro 30. Espigão de selim telescópico RockShox Reverb AXS. Guiador integrado Bontrager RSL + avanço.

Trek Supercaliber SLR 9.9 XTR - 9.799 €

Carbono SLR OCLV. Suspensão Fox 34 Step Cast Factory. Transmissão Shimano XTR. Travões Shimano XTR. Rodas Bontrager Kovee RSL. Espigão de selim telescópico Fox Transfer SL. Guiador integrado Bontrager RSL + avanço.

Trek Supercaliber SLR 9.9 XX AXS - 10.249 €

SLR OCLV em carbono. Suspensão RockShox SID SL Ultimate. Transmissão SRAM XX1 Eagle AXS T-Type. Travões SRAM Level Ultimate 4 piston. Rodas Bontrager Kovee RSL. Espigão de selim telescópico Fox Transfer SL. Guiador integrado Bontrager RSL + avanço.

Poderás obter mais informações em www.trekbikes.com

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