Conselhos de compra

Testámos a Riese & Muller Carrie Vario

Procuras uma bicicleta elétrica que permita transportar carga, mas sem ser excessivamente comprida? Esta Carrie enquadra-se nesse perfil e é uma verdadeira caixinha de surpresas.

CARLOS ALMEIDA PINTO. FOTOS E VÍDEO: PEDRO LOPES

6 minutos

Testámos a Riese & Muller Carrie Vario

A Riese & Muller é uma marca alemã extremamente conceituada no segmento da mobilidade e tem inúmeras soluções para quem se quer deslocar no dia a dia de bicicleta. Inclui vários modelos de carga, como a Transporter, a Packster e a Load, mas todas elas são bastante compridas. Tendo em conta a realidade do nosso país, a nova Carrie tem tudo para ser um sucesso. É mais compacta do que os outros modelos que referimos (mede 2.09 metros de comprimento), mas mesmo assim consegue transportar duas crianças ou carga no compartimento frontal. Esta bicicleta elétrica é configurável (podemos escolher o tipo de bateria ou vários acessórios) e está cheia de mais-valias que denotam o cuidado que a marca teve no seu desenvolvimento.

 

QUER SEJAS PARTICULAR OU TENHAS UMA EMPRESA, PARA DESLOCAÇÕES CURTAS É UMA SOLUÇÃO MUITO INTERESSANTE

MOTORIZAÇÃO FIÁVEL

O motor e a bateria Bosch são muito fiáveis e nesta montagem garantem uma autonomia que ronda os 52 km por carga completa num trajeto plano. O motor é o Bosch Performance Line, com sistema de gestão inteligente da entrega de potência e a bateria é a Powerpack de 545 Wh. É possível optar por uma bateria de 725 Wh.

 

O sistema de transmissão é simples, fiável e praticamente não requer manutenção. Trata-se do Enviolo, um sistema alojado no cubo traseiro, sendo a comutação feita através de um punho rotativo no lado direito. Ao rodarmos o punho para trás (como se faz numa moto), colocamos mudanças mais pesadas e se rodarmos para a frente acontece o inverso. Tudo isto sem ruído, saltos de corrente ou atrito. É tão natural que qualquer pessoa consegue manusear este sistema de mudanças.

 

Acresce o facto de possuir uma correia Gates em vez de uma corrente. Assim, não há ruídos metálicos, não sujamos a roupa, não há necessidade de manutenção e de lubrificação e a durabilidade é maior.

TUDO PENSADO AO PORMENOR

Os engenheiros da Riese & Muller claramente pensam em todos os aspetos. Por exemplo, tratando-se de uma bicicleta pesada – 35,7 kg – e que pode transportar perto de 80 kg de carga, precisa de ser confortável. Por isso mesmo, possui uma suspensão frontal com 50 mm de curso e um amortecedor no espigão de selim. O resultado é sublime, mesmo quando passamos por cima de sarjetas ou buracos no alcatrão.

 

O quadro é universal, portanto é compatível com pessoas entre 1,5 e 2 metros. Basta ajustar a altura do selim, bem como a altura e ângulo do guiador. Tudo de modo fácil, intuitivo e muito prático. O descanso de dois pés é uma das mais valias desta bicicleta. Mesmo com carga, consegue manter a bicicleta estável. A nível de segurança destacamos quatro pormenores. O primeiro, diz respeito ao sistema de travagem, confiado à marca alemã Magura. Os MT4 são uns travões potentes de dois pistões que, junto com os discos de 180 mm à frente e 203 mm atrás, asseguram uma travagem progressiva, independentemente da carga e das condições climatéricas.

 

No segundo ponto, destacamos a luz dianteira, que ilumina eficientemente e a luz traseira, que é sobretudo uma luz de presença. Em todo o caso, a bicicleta deveria ter mais refletores, sobretudo lateralmente no quadro e na caixa frontal, embora os próprios pneus também possuam uma tela refletora envolvente.

O terceiro ponto diz respeito ao chip RX. Este chip permite bloquear a bicicleta e emitir um alarme sonoro, bem como enviar uma notificação para o nosso telemóvel indicando que alguém está a mexer na bicicleta. Por último, destacamos o cadeado integrado no quadro, que prende a roda traseira. Deste modo, dificultamos ou impossibilitamos o trabalho dos “amigos do alheio”.

 

 

PEQUENOS DETALHES

Há também pequenos pormenores que fazem toda a diferença, como o facto de incluir guarda-lamas de série, campainha (essencial em ciclovias e estradas movimentadas), pedais com superfície antiderrapante, punhos anatómicos e existe a possibilidade de adicionar um rack traseiro para alforges ou uma cadeira de criança.

CONDUÇÃO

Confessamos que conduzir esta bicicleta requer alguma habituação. Como tem rodas de 20 polegadas, a marca conseguiu tornar este modelo compacto, mas mesmo assim tem alguma envergadura, o que obriga a antecipar algumas manobras como curvas, inversões de marcha e o estacionamento. É sobretudo a alta velocidade que ela está no seu ambiente, fluindo muito bem e com muita estabilidade, mesmo com a caixa frontal aberta. A baixa velocidade, requer um pouco de mais equilíbrio e atenção.

 

Por ser pesada, não recomendamos, quando estão crianças ou carga na caixa frontal, utilizar os modos mais potentes do motor, como o Sport e o Turbo, porque alteram a dinâmica de condução e podem ser um pouco bruscos quando começamos a pedalar. Depois de darmos as primeiras pedaladas e estarmos estáveis, aí sim, podemos mudar à vontade. O motor é eficiente e tem quatro modos de assistência – Eco, Auto, Sport e Turbo -, mas o primeiro quase não é percetível e só sugerimos usá-lo em retas sem qualquer desnível.

APESAR DE COMPACTA, QUANDO QUEREMOS PARAR E INVERTER A MARCHA OU ENTRAR EM ZONAS APERTADAS (CAVES OU GARAGENS), A MANOBRA É MAIS DIFÍCIL DE FAZER.

O Auto é o modo que usámos 90% das vezes por gerir melhor as necessidades, sendo tudo configurável através do comando remoto localizado no lado esquerdo do ecrã ou através da aplicação da marca. Como possui um display Intuvia 100, podemos ter acesso à autonomia restante, entre outros dados.

 

Em trajetos planos, consegue chegar a pouco mais de 50 km de autonomia com esta bateria de 545 Wh, mas quanto mais carga transportarmos e dependendo do acumulado de subida, obviamente, essa autonomia decresce consideravelmente.

Como a direção tem bloqueio de rotação e uma calha que evita que o guiador rode em excesso, em termos de segurança temos essa mais-valia, mas em contrapartida quando queremos parar e inverter a marcha ou entrar em zonas apertadas (caves ou garagens), a manobra é mais difícil de fazer. São pequenas desvantagens, mas se analisarmos tudo o que ganhamos em troca, são mais os pontos positivos do que os negativos.

QUADRO FABRICADO EM PORTUGAL

O quadro desta Riese & Muller é fabricado em Portugal na fábrica da Triangles, com alumínio reciclado e certificado. O processo de fabrico envolve trabalho manual e processos robotizados. Além disso, os quadros também são pintados nesta fábrica, com processos modernos e amigos do ambiente.

 

DETALHES

1 – A correia é uma boa solução dado que elimina ruídos, evita manutenções regulares e não suja a roupa.

 

2 – O guiador pode ser ajustado e é bastante compacto, permitindo manobrar a bicicleta com alguma facilidade.

 

3 – Quando aberto, o porta cargas dianteiro pode transportar duas crianças (até cinco anos), dado que nesta configuração tem bancos e cinto de segurança, além de compras. O espaço para as pernas das crianças não é muito grande, sobretudo se transportamos duas ao mesmo tempo.

 

4 – Os travões Magura são extremamente eficientes, mesmo quando transportamos cargas elevadas. A fiabilidade do sistema Enviolo (transmissão no cubo traseira) também tem nota dez.

 

5 – Pode parecer um pormenor pouco importante, mas numa bicicleta de carga como esta, um descanso eficaz e robusto é imprescindível. Este cumpre com distinção a sua função.

 

6 – É através deste comando remoto que gerimos as funções do display Intuvia e controlamos os modos de assistência. Mais simples é impossível.

 

7 – A bateria está alojada verticalmente numa posição que não incomoda. No entanto, a entrada de carregamento do cabo está posicionada numa parte inferior da bateria, o que nos obriga a baixar bastante.

 

8 – O amortecedor do espigão de selim é um dos componentes principais desta bicicleta. Graças a ele passamos por cima de buracos e lombas sem sentirmos desconforto.

 

O melhor: Qualidade de construção, acabamentos. Componentes de qualidade. Capacidade de carga. Fiabilidade. Sistemas de segurança. Conforto geral.

A melhorar: Manobrabilidade em zonas apertadas. Peso.

FICHA TÉCNICA

  • Quadro: alumínio
  • Suspensão: SR Suntour Mobie A32
  • Motor: Bosch Performance Line
  • Bateria: Bosch Powerpack 545 Wh
  • Display: Bosch Intuvia 100
  • Pedaleiro: Riese & Muller
  • Transmissão: Enviolo
  • Correia: Gates
  • Travões: Magura MT4
  • Direção: Acros
  • Avanço: Riese & Muller
  • Guiador: Satori Horizon, 31.8 mm
  • Punhos: Herrmans
  • Selim: Selle Royal Essenza Eco
  • Espigão de selim:  Schulz G2
  • Rodas: Mach 1 20”
  • Pneus: Schwalbe Big Ben e Super Moto
  • Peso: 35,7 kg
  • Tamanhos: universal
  • Preço: a partir de 5.699,95€
  • + INFO: https://www.r-m.de

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