Cada vez mais a mobilidade ganha importância e a possibilidade de poder conjugar vários meios de transporte desempenha um papel vital no modelo do futuro. A bicicleta tem aqui um papel preponderante, mas por vezes, devido à distância ou à conveniência, poderá ser necessário usar também o comboio ou o metro e inclusive conjugar o automóvel com a bicicleta. Mas para que exista esta conjugação de diferentes meios, é necessário que a bicicleta em questão seja compacta, leve e fácil de transportar e arrumar dentro do comboio ou mala do carro. Por isso testámos esta Tinker2 Vario da marca alemã Riese & Muller, uma bicicleta elétrica extremamente compacta, adaptável em termos de tamanho, leve, confortável e fiável.
Está desenhada de tal forma que não existem atritos desnecessários e tudo flui em termos de transmissão, sem ruídos parasitas

COMPONENTES EFICAZES
Como é tradição na Riese & Muller, a escolha dos componentes recaiu em marcas conceituadas. O motor e a bateria são da Bosch, neste caso trata-se do Performance Line Smart System (250 watts de potência e torque máximo de 75 Nm) e a bateria é uma Powepack de 545 Wh. Trata-se de uma motorização suave, mas potente, extremamente silenciosa e eficaz, sem necessidade de manutenção. O motor está perfeitamente acoplado ao chassis do quadro, mantendo um baixo centro de gravidade e a bateria permite que nos desloquemos diariamente variando os modos de assistência, com médias bastante boas (uma carga completa permite-nos percorrer mais de 70 km sem dificuldades).

Quanto à transmissão da bicicleta, a marca adotou o sistema Enviolo, inserido no cubo traseiro, que se destaca pela ausência de ruído, mas também pela passagem contínua das mudanças e inexistência de problemas. Como dispensa desviadores e correntes – usa uma correia em fibra de carbono – problemas como oxidação, sujidade na transmissão e desafinação são coisas do passado.

O sistema recorre a um punho rotativo que é de certa forma semelhante ao Grip Shift da SRAM, mas sem os característicos “clics” audíveis do sistema americano. O display neste caso é um Kiox 300, o qual possui um ecrã de dimensões medianas e um contraste de luz fantástico.

Através dos botões do controlador situado no lado esquerdo do guiador podemos navegar nas funcionalidades, ver dados como a quilometragem, selecionar os modos de assistência, ver a autonomia, entre outras informações relevantes. Inclui também, como é hábito na marca, um cadeado Abus que prende a roda traseira e, do nosso ponto de vista, um dos componentes que mais pontos dá a esta bicicleta é o espigão de selim com amortecedor.


Como tendencialmente nas deslocações urbanas usamos roupa normal (casual ou mais formal), por vezes a rigidez das bicicletas citadinas costuma ser um problema em deslocações superiores a 10 km, sobretudo se o piso estiver degradado. Com este espigão de selim – mas também devido ao conforto proporcionado pelo próprio selim e suspensão dianteira – esse desconforto pura e simplesmente deixa de existir. Mesmo em deslocações diárias acima dos 30 ou 40 km diários.

Esta Vario2 também traz guarda-lamas, luz fontal e traseira, descanso, rodas e pneus de 20 polegadas, um rack traseiro e a tradicional campainha, tudo acessórios que todas as boas bicicletas urbanas – como esta Riese & Muller – devem trazer.

Não temos dúvidas de que é uma das melhores bicicletas compactas à venda no mercado.”
COMPORTAMENTO
É impressionante a velocidade e o conforto proporcionado por esta Vario2. Parecem palavras indissociáveis, mas a verdade é que ambas assentam que nem uma luva nesta citadina. E embora tenha rodas de 20 polegadas, está desenhada de tal forma que não existem atritos desnecessários e tudo flui em termos de transmissão, sem ruídos parasitas. É ágil, fiável, descomplicada e leva-nos do destino A ao B da forma como queremos, nos nossos próprios termos.

Os sensores do motor reagem ao nosso ímpeto pessoal, proporcionando mais ou menos assistência, consoante as nossas pretensões, os travões de disco hidráulicos desempenham fielmente o seu papel, os pneus são robustos e aderentes e tudo nesta bicicleta parece ter sido escolhido a dedo para que nada falhe. As luzes são eficazes e iluminam sem encadear os que circulam no sentido oposto ao nosso, o rack traseiro inclui um sistema de fitas que ajuda a fixar o que transportarmos e é das bicicletas elétricas mais compactas que já testámos em todos estes anos. Paralelamente, é das mais descomplicadas e das mais ajustáveis.
A sua robustez, assistência e design são pontos a favor
PARA QUEM SE DESTINA?
O público-alvo desta bicicleta é variado. Desde aqueles que têm pouco espaço para guardar a bicicleta, passando por aqueles que procuram uma e-bike citadina que seja fácil de levar nos transportes públicos ou dentro do automóvel e pura e simplesmente por aqueles que acham as tradicionais City bikes demasiado volumosas. A sua robustez, assistência e design são pontos a favor, para além daquilo que já referimos anteriormente. Se recomendaríamos esta bicicleta? Claro que sim. Não tivemos um único problema mecânico, nunca sentimos desconforto, falta de segurança ou atrito do motor. É indiscutivelmente mais uma obra-prima da Riese & Muller e não temos dúvidas de que é uma das melhores bicicletas compactas à venda no mercado.

DESTAQUES
- O pedaleiro vem com uma cremalheira grande, mas como o sistema de mudanças Enviolo proporciona a possibilidade de termos desmultiplicações muito suaves, nem notamos a dimensão deste componente.
- Os travões de disco hidráulicos Tektro Auriga Comp são potentes e eficazes. No punho direito está alojado o comando rotativo (tipo grip Shift) de comutação das mudanças.
- O espigão de selim tem um amortecedor que dispersa as vibrações provenientes do solo e amortece os impactos quando descemos degraus ou passamos por cima de pequenos buracos.
- O rack traseiro vem com umas fitas que ajudam a manter o conteúdo imóvel.
- O “coração” do sistema Enviolo está alojado dentro do cubo traseiro, o qual recorre a uma engrenagem bastante simples, selada, silenciosa, autolubrificada e que não requer manutenção.
- O ângulo e a altura do avanço são ajustáveis, o que permite que pessoas entre 1,50m e 1,95m possam andar nesta bicicleta. Mais polivalente que isto é impossível!
- O motor Bosch Performance Line é um dos mais reputados neste segmento e trata-se da versão Smart System. Possui o modo Auto, que gere automaticamente a assistência oferecida.

MAIS-VALIAS:
a) A luz dianteira Supernova Mini 2 é potente, apesar de compacta, iluminando o caminho sem encadear. Recorre à bateria da própria bicicleta como fonte de energia, tal como a luz traseira.
b) A suspensão Spinner Grind OS filtra os impactos da estrada e mesmo em empedrado ou secções de terra consegue absorver as irregularidades, ajudando a maximizar o conforto.
c) O motor está alojado no chassis do quadro de uma forma que não prejudica a estabilidade, mantendo o centro de gravidade baixo.
O melhor: Design compacto, manobrabilidade, conforto e eficiência.
A melhorar: Disponível em apenas duas cores.

FICHA TÉCNICA
Quadro: Alumínio
Suspensão: Spinner Grind OS
Motor: Bosch Performance Line Smart System
Bateria: Bosch PowerPack 545 Wh
Display: Kiox 300
Pedaleiro: FSA, 55 dentes
Mudanças: Enviolo 380
Manípulo: Enviolo Twist
Correia: Gates CDX
Travões: Tektro Auriga Comp HD 500
Direção: Riese & Muller
Avanço: Riese & Muller
Guiador: Satori Horizon, 31,8 mm, 620 mm
Punhos: Herrmans Grip Line
Selim: Selle Royal Essenza Eco Male
Espigão de selim: JD/Riese & Muller, alumínio, 34,9 x 430mm
Rodas: Mach 1, 20 polegadas
Pneus: Schwalbe Big Ben Plus, 20”
Peso: 24 kg
Tamanhos: tamanho único
Pedais: VP R&M
Preço: 4.319,10€ (tudo incluído)
(+INFO): www.r-m.de