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Já testámos a Riese & Muller Tinker2 Vario

Geralmente as bicicletas elétricas citadinas são algo volumosas e pesadas, dado que o peso não é, em regra, uma preocupação tão premente. Mas esta Riese & Muller quebra essa ideia pré-concebida. Porquê? Porque há consumidores que privilegiam o design compacto e a leveza em detrimento de outros detalhes.

Carlos Pinto / Fotos e vídeo: Pedro Lopes

Já testámos a Riese & Muller Tinker2 Vario
Já testámos a Riese & Muller Tinker2 Vario

Cada vez mais a mobilidade ganha importância e a possibilidade de poder conjugar vários meios de transporte desempenha um papel vital no modelo do futuro. A bicicleta tem aqui um papel preponderante, mas por vezes, devido à distância ou à conveniência, poderá ser necessário usar também o comboio ou o metro e inclusive conjugar o automóvel com a bicicleta. Mas para que exista esta conjugação de diferentes meios, é necessário que a bicicleta em questão seja compacta, leve e fácil de transportar e arrumar dentro do comboio ou mala do carro. Por isso testámos esta Tinker2 Vario da marca alemã Riese & Muller, uma bicicleta elétrica extremamente compacta, adaptável em termos de tamanho, leve, confortável e fiável.

Está desenhada de tal forma que não existem atritos desnecessários e tudo flui em termos de transmissão, sem ruídos parasitas

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COMPONENTES EFICAZES

Como é tradição na Riese & Muller, a escolha dos componentes recaiu em marcas conceituadas. O motor e a bateria são da Bosch, neste caso trata-se do Performance Line Smart System (250 watts de potência e torque máximo de 75 Nm) e a bateria é uma Powepack de 545 Wh. Trata-se de uma motorização suave, mas potente, extremamente silenciosa e eficaz, sem necessidade de manutenção. O motor está perfeitamente acoplado ao chassis do quadro, mantendo um baixo centro de gravidade e a bateria permite que nos desloquemos diariamente variando os modos de assistência, com médias bastante boas (uma carga completa permite-nos percorrer mais de 70 km sem dificuldades).

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Quanto à transmissão da bicicleta, a marca adotou o sistema Enviolo, inserido no cubo traseiro, que se destaca pela ausência de ruído, mas também pela passagem contínua das mudanças e inexistência de problemas. Como dispensa desviadores e correntes – usa uma correia em fibra de carbono – problemas como oxidação, sujidade na transmissão e desafinação são coisas do passado.

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O sistema recorre a um punho rotativo que é de certa forma semelhante ao Grip Shift da SRAM, mas sem os característicos “clics” audíveis do sistema americano. O display neste caso é um Kiox 300, o qual possui um ecrã de dimensões medianas e um contraste de luz fantástico.

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Através dos botões do controlador situado no lado esquerdo do guiador podemos navegar nas funcionalidades, ver dados como a quilometragem, selecionar os modos de assistência, ver a autonomia, entre outras informações relevantes. Inclui também, como é hábito na marca, um cadeado Abus que prende a roda traseira e, do nosso ponto de vista, um dos componentes que mais pontos dá a esta bicicleta é o espigão de selim com amortecedor.

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Como tendencialmente nas deslocações urbanas usamos roupa normal (casual ou mais formal), por vezes a rigidez das bicicletas citadinas costuma ser um problema em deslocações superiores a 10 km, sobretudo se o piso estiver degradado. Com este espigão de selim – mas também devido ao conforto proporcionado pelo próprio selim e suspensão dianteira – esse desconforto pura e simplesmente deixa de existir. Mesmo em deslocações diárias acima dos 30 ou 40 km diários.

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Esta Vario2 também traz guarda-lamas, luz fontal e traseira, descanso, rodas e pneus de 20 polegadas, um rack traseiro e a tradicional campainha, tudo acessórios que todas as boas bicicletas urbanas – como esta Riese & Muller – devem trazer.

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Não temos dúvidas de que é uma das melhores bicicletas compactas à venda no mercado.”

 

COMPORTAMENTO

É impressionante a velocidade e o conforto proporcionado por esta Vario2. Parecem palavras indissociáveis, mas a verdade é que ambas assentam que nem uma luva nesta citadina. E embora tenha rodas de 20 polegadas, está desenhada de tal forma que não existem atritos desnecessários e tudo flui em termos de transmissão, sem ruídos parasitas. É ágil, fiável, descomplicada e leva-nos do destino A ao B da forma como queremos, nos nossos próprios termos.

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Os sensores do motor reagem ao nosso ímpeto pessoal, proporcionando mais ou menos assistência, consoante as nossas pretensões, os travões de disco hidráulicos desempenham fielmente o seu papel, os pneus são robustos e aderentes e tudo nesta bicicleta parece ter sido escolhido a dedo para que nada falhe. As luzes são eficazes e iluminam sem encadear os que circulam no sentido oposto ao nosso, o rack traseiro inclui um sistema de fitas que ajuda a fixar o que transportarmos e é das bicicletas elétricas mais compactas que já testámos em todos estes anos. Paralelamente, é das mais descomplicadas e das mais ajustáveis.

A sua robustez, assistência e design são pontos a favor

PARA QUEM SE DESTINA?

O público-alvo desta bicicleta é variado. Desde aqueles que têm pouco espaço para guardar a bicicleta, passando por aqueles que procuram uma e-bike citadina que seja fácil de levar nos transportes públicos ou dentro do automóvel e pura e simplesmente por aqueles que acham as tradicionais City bikes demasiado volumosas. A sua robustez, assistência e design são pontos a favor, para além daquilo que já referimos anteriormente. Se recomendaríamos esta bicicleta? Claro que sim. Não tivemos um único problema mecânico, nunca sentimos desconforto, falta de segurança ou atrito do motor. É indiscutivelmente mais uma obra-prima da Riese & Muller e não temos dúvidas de que é uma das melhores bicicletas compactas à venda no mercado.

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DESTAQUES

  1. O pedaleiro vem com uma cremalheira grande, mas como o sistema de mudanças Enviolo proporciona a possibilidade de termos desmultiplicações muito suaves, nem notamos a dimensão deste componente. 
  2. Os travões de disco hidráulicos Tektro Auriga Comp são potentes e eficazes. No punho direito está alojado o comando rotativo (tipo grip Shift) de comutação das mudanças.
  3. O espigão de selim tem um amortecedor que dispersa as vibrações provenientes do solo e amortece os impactos quando descemos degraus ou passamos por cima de pequenos buracos. 
  4. O rack traseiro vem com umas fitas que ajudam a manter o conteúdo imóvel. 
  5. O “coração” do sistema Enviolo está alojado dentro do cubo traseiro, o qual recorre a uma engrenagem bastante simples, selada, silenciosa, autolubrificada e que não requer manutenção. 
  6. O ângulo e a altura do avanço são ajustáveis, o que permite que pessoas entre 1,50m e 1,95m possam andar nesta bicicleta. Mais polivalente que isto é impossível! 
  7. O motor Bosch Performance Line é um dos mais reputados neste segmento e trata-se da versão Smart System. Possui o modo Auto, que gere automaticamente a assistência oferecida. 
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MAIS-VALIAS:

a) A luz dianteira Supernova Mini 2 é potente, apesar de compacta, iluminando o caminho sem encadear. Recorre à bateria da própria bicicleta como fonte de energia, tal como a luz traseira.

b) A suspensão Spinner Grind OS filtra os impactos da estrada e mesmo em empedrado ou secções de terra consegue absorver as irregularidades, ajudando a maximizar o conforto.

c) O motor está alojado no chassis do quadro de uma forma que não prejudica a estabilidade, mantendo o centro de gravidade baixo.

 

O melhor: Design compacto, manobrabilidade, conforto e eficiência.

A melhorar: Disponível em apenas duas cores.

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FICHA TÉCNICA

Quadro: Alumínio

Suspensão: Spinner Grind OS

Motor: Bosch Performance Line Smart System

Bateria: Bosch PowerPack 545 Wh

Display: Kiox 300

Pedaleiro: FSA, 55 dentes

Mudanças: Enviolo 380

Manípulo: Enviolo Twist

Correia: Gates CDX

Travões: Tektro Auriga Comp HD 500

Direção: Riese & Muller

Avanço: Riese & Muller

Guiador: Satori Horizon, 31,8 mm, 620 mm

Punhos: Herrmans Grip Line

Selim: Selle Royal Essenza Eco Male

Espigão de selim: JD/Riese & Muller, alumínio, 34,9 x 430mm

Rodas: Mach 1, 20 polegadas

Pneus: Schwalbe Big Ben Plus, 20”

Peso: 24 kg

Tamanhos: tamanho único

Pedais: VP R&M

Preço: 4.319,10€ (tudo incluído)

(+INFO): www.r-m.de

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