comitium

Testámos o GPS IGPSPORT IGS630S

O IGS630S é uma versão mais evoluída do IGS630, sobretudo a nível do interface e da análise do treino. Além disso, é dos GPS à venda no mercado com melhor relação preço/qualidade.

Testámos o GPS IGPSPORT IGS630S
Testámos o GPS IGPSPORT IGS630S

Embora a Garmin continue a ser a marca mais vendida em Portugal em termos de GPS, a Wahoo, a Bryton e agora a IGPSPORT começam a ganhar cada vez mais fãs. Aliás, graças ao IGS630, a marca chinesa conseguiu rivalizar de igual para igual com a Garmin, como poderás ler no teste que realizámos quando o aparelho foi lançado no mercado.

Uma das grandes vantagens da IGPSPORT face à concorrência é a velocidade com que faz upgrades. A marca faz questão de pedir aos jornalistas feedback sobre os seus produtos e apresenta melhorias constantemente. Nesse aspeto está, do nosso ponto de vista, alguns furos acima da concorrência. 

UM GPS CHEIO DE FUNCIONALIDADES

Embora externamente não seja diferente da versão anterior, o novo iGS630S está moderno, com um interface mais rico e que apresenta mais detalhes após o treino. Externamente sobressai o seu ecrã a cores de 2.8 polegadas, os seis botões sobredimensionados que podemos usar mesmo com luvas e o sistema de encaixe que, tal como o modelo da primeira versão, é totalmente compatível com suportes da Garmin. O ecrã tem sensor de luminosidade, portanto o aparelho ajusta a cor consoante a luz ambiente (em túneis, por exemplo, ou ao entrar na garagem, a luz fica muito mais forte, permitindo ver perfeitamente os dados). 

O sistema operativo foi otimizado, portanto ao ligarmos o aparelho temos acesso a uma página que apresenta de imediato vários temas que podemos personalizar, como o tipo de modalidade que queremos praticar, a navegação, o treino, o histórico, as notificações, o clima, as definições, etc.

630S
 

O ecrã não é tátil, um aspeto que não nos parece um handicap, dado que por vezes mesmo os melhores ecrãs táteis é impossível um manuseamento eficaz com os dedos molhados ou quando usamos luvas. Obviamente para tiramos partido de todas as funcionalidades, temos de descarregar a aplicação da marca, a qual permite emparelhar vários aparelhos, como GPS, radares, luzes e mesmo smartwatches.

Toda a personalização dos menús ou das nossas informações pessoais pode ser feita na aplicação, a qual replica em segundos no GPS por bluetooth. Além do mais, todo o ecossistema está bem desenhado para funcionar em conjunto, portanto podemos ter vários acessórios emparelhados ao mesmo tempo (GPS, sensor de cadência, sensor de potência, transmissão eletrónica), sem haver falhas ou incoerências na informação mostrada.

A receção de sinal de satélite é de boa qualidade e mesmo em zonas mais remotas nunca notámos problemas. A visibilidade do ecrã, mesmo com luz solar direta, é boa e a qualidade/estanquicidade e robustez do aparelho é elevada. 

Para o carregamento é usado um cabo USB com entrada do tipo C, fornecido de origem e o tempo de carregamento é dos mais rápidos do mercado. A bateria de 1700 mAh tem uma duração (com carga completa) estimada de 45 horas e podemos visualizar no topo superior direito do ecrã o seu estado, bem como na própria aplicação.

Tem a funcionalidade Start-Stop automático, que nos permite pedalar despreocupados, fazendo toda a gestão das nossas paragens. No final, basta guardar a volta e irá aparecer no ecrã um resumo de toda a atividade, incluindo uma análise com dados e gráficos

IMG 8118
 

E quantos mais aparelhos de treino tivermos emparelhados (por ANT+ ou Bluetooth), mais dados surgirão no resumo, sobretudo se tivermos um medidor de potência. Mas as vantagens não se ficam por aqui. O próprio aparelho fornece sugestões de treino (aeróbico, subida, limiar, sprint) e permite-nos fazer o teste de FTP (limiar funcional de potência). 

Para além disso, também permite emparelhar com os rolos de treino inteligentes e assim ter acesso a dados sobre o treino realizado. Um dos dados mais interessantes é o iClimb (informações detalhadas sobre as subidas, como a distância e a inclinação média, de modo a gerirmos melhor o ritmo) e o Segments, que nos permite competir com os nossos parceiros de treino. 

Também podemos receber avisos sonoros e visuais quando recebemos chamadas ou mensagens (o próprio ecrã mostra o nome ou número de telefone de quem nos está a ligar e no caso das mensagens reproduz parcialmente o texto).

630S2
 

Quanto ao clima, apresenta as previsões no próprio dia e em horários distintos, incluindo a intensidade do vento (e direção do mesmo), bem como as possibilidades de chuva (em percentagem). Também fornece previsões para os dois dias seguintes.

Tratando-se de um aparelho bastante completo que inclui características base que alguns GPS mais caros não possuem, naturalmente testámo-lo em diferentes condições (BTT, estrada, gravel, cidade) para comprovar a sua fiabilidade. 

Em termos de eficácia na maioria das suas funcionalidades e aplicação tem nota dez e apenas no campo da Navegação tivemos alguns problemas. Embora o sistema de navegação seja bastante intuitivo, o zoom não permite uma aproximação muito elevada, o que em alguns casos pode ser um problema. Ou seja, num trilho com várias entradas o GPS demora tempo a responder e por vezes não indica a saída real e só quando nos apercebemos que estamos fora de rota é que voltamos atrás. Além disso, por vezes a nossa velocidade (ou excesso dela) não se coaduna com a rapidez de apresentação de informação de mudança de direção, deixando-nos na dúvida até ser tarde de mais. Isto aconteceu algumas vezes. 

Apesar disso, para além de aviso visual tem aviso sonoro de mudança de direção, mas não avisa quando nos enganamos no trajeto. Em todo o caso, tem uma funcionalidade que permite retomar a rota ou voltar ao início, quer voltando pelo mesmo caminho, quer optando pelo caminho mais curto. 

 

E estamos seguros de que a marca quando ler este teste vai passar esta informação aos engenheiros para aprimorarem este detalhe. Nesse aspeto, a IGPSPORT está mesmo à frente da concorrência, pois consegue resolver em pouco tempo problemas que outras marcas demoram mais de meio ano a conseguir. 

No cômputo geral estamos muito contentes com o IGS630S, excetuando neste pormenor da navegação. Como usamos mais nas nossas voltas diárias ou treinos, temos curiosidade em ver na aplicação os dados apresentados e os gráficos. E como curiosidade adicional, sempre que batemos um recorde apresenta logo esse dado como destaque

Se estás à procura de um aparelho topo de gama como este, com todas as características e mais algumas, mas não queres pagar uma autêntica fortuna, o iGS630S pode ser aquilo que procuras.

Custa 249,90€ e é distribuído em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga (a mesma marca que representa, entre outras, a Shimano em Portugal). Clica aqui para encontrares detalhes adicionais. 

INCLUI:

  • GPS
  • Manual do utilizador
  • 2 Suportes (um universal para o avanço e um para o guiador, mas não compatível com modelos aerodinâmicos)
  • Cabo de carregamento
  • Chave sextavada para montagem do suporte para o guiador
  • Fita de segurança
  • 2 protetores de ecrã
  • 2 toalhetes para limpeza de ecrã

 

Arquivado em:

TESTE GPS IGPSPORT IGS630

Relacionado

TESTE GPS IGPSPORT IGS630

Teste radar traseiro IGPSPORT SRTL SR30

Relacionado

Teste radar traseiro IGPSPORT SRTL SR30

TESTE luz traseira iGPSPORT TL30

Relacionado

TESTE luz traseira iGPSPORT TL30

iGPSPORT passa a ser distribuída pela Sociedade Comercial do Vouga

Relacionado

iGPSPORT passa a ser distribuída pela Sociedade Comercial do Vouga

Sociedade Comercial do Vouga é o novo parceiro da Pirelli em Portugal

Relacionado

Sociedade Comercial do Vouga é o novo parceiro da Pirelli em Portugal

SC Vouga é o novo distribuidor da marca ELITE

Relacionado

SC Vouga é o novo distribuidor da marca ELITE

Novo GPS Sigma Rox 12.1 EVO

Relacionado

Novo GPS Sigma Rox 12.1 EVO

Testámos os óculos Oakley Plazma

Relacionado

Testámos os óculos Oakley Plazma