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Teste radar traseiro IGPSPORT SRTL SR30

Testámos o novo radar da marca IGPSPORT, um aparelho que rivaliza com o conhecido Garmin Varia, mas é mais barato e possui praticamente as mesmas valências.

Teste radar traseiro IGPSPORT SRTL SR30
Teste radar traseiro IGPSPORT SRTL SR30

Pedalar na estrada envolve sempre riscos, embora quem pedale há muitos anos sinta de certa forma uma espécie de habituação e falsa sensação de segurança. Adquirir um radar pode ser uma forma de monitorizar quem se aproxima de nós pela retaguarda, apesar de não poder evitar acidentes. Serve, sobretudo, de aviso e permite-nos, caso estejamos demasiado afastados da zona ideal de circulação, reagir em segundos.

Este radar é bastante semelhante ao Garmin Varia e é composto por duas partes: o corpo do radar, o qual também inclui uma potente luz de presença que é visível na retaguarda, mas também lateralmente e ainda um suporte que pode ser instalado na maioria dos espigões de selim à venda no mercado. De origem traz dois adaptadores para espigões redondos, ovais e ainda um adicional que pode ser instalado em alguns espigões com formatos diferentes (mais aerodinâmicos). Inclui duas borrachas com diâmetros diferentes, um fio de segurança (para assegurar que, mesmo com muita trepidação, não o perdemos), o manual do utilizador e ainda um cabo de carregamento com entrada do tipo C e porta USB.

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A instalação é bastante fácil e intuitiva e o aparelho fica imóvel se usarmos o adaptador e a borracha mais adequada. Obviamente, por ser tratar de um produto algo volumoso, sobressai ligeiramente do quadro, mas as suas mais-valias funcionais suplantam esta questão estética. 

Embora possa ser usado sem qualquer emparelhamento com o GPS ou smartphone - nesse caso, só usufruímos da luz traseira e lateral - a grande vantagem é precisamente quando este aparelho está devidamente emparelhado. 

Ao conectar com o GPS IGPSPORT - no nosso caso, o iGS630S - e com a aplicação do telemóvel, conseguimos configurar algumas opções, como a hibernação automática (o radar desligar-se-á sozinho se estiver parado muito tempo), e desconetar o som. 

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Em estradas muito movimentadas, o GPS emitirá sempre um som quando um veículo se aproximar pela retaguarda, o que em dias com mais tráfego é de certa forma stressante, portanto desligámos o som. No ecrá do GPS aparece uma linha de aproximação das viaturas que muda de cor consoante a aproximação num raio de 150 metros. É altamente eficiente sobretudo na deteção de veículos automóveis, mas reparámos que praticamente não deteta motociclos.

Uma das grandes vantagens da IGPSPORT face à concorrência é o facto de ouvirem as sugestões dos seus clientes e, por isso mesmo, está constantemente a fazer upgrades e atualizações. Isso acontece nos GPS, nas luzes e neste radar, portanto sugerimos que confirmes sempre na aplicação se a versão mais recente do software está instalada. Aliás, este radar pode ser emparelhado com qualquer GPS de outra marca, desde que tenha Bluetooth ou ANT+.

A aplicação também mostra a percentagem de carga da bateria, portanto é fácil saber quando é preciso recarregar, e apresenta ainda o estado de emparelhamento. 

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De um modo geral, adorámos a potência e intensidade da luz traseira (é visível a mais de 1 km) e dos vários modos de flash, sendo possível personalizar os settings de iluminação. Lateralmente também é bastante visível, mesmo durante o dia, o que torna este radar numa opção realmente a ter em conta.

Confessamos que nas primeiras voltas estávamos constantemente a olhar para o GPS após este apitar quando uma viatura se aproximava, mas como costumamos andar em estradas bastante movimentadas, tivemos de desligar o som devido ao stress causado por um constante "bip bip". 

Com o passar das semanas começámos a ficar habituados ao aparelho e já não estamos constantemente a olhar para o ecrã do GPS. Existe sempre alguma ansiedade quando se anda na estrada, porque nunca sabemos quem está ao volante da viatura na nossa retaguarda e no fundo este aparelho pode ser ideal para quem anda sobretudo em estradas menos movimentadas e quer estar precavido/avisado quando surgir uma viatura no seu trajeto. 

A sua bateria, segundo a marca, dura 25 horas e o tempo de carregamento ronda as 3 horas. Custa 129,90€ (menos do que um Garmin Varia) e é distribuído em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga (scvouga.pt). 

Poderás consultar informações adicionais em SR30 | iGPSPORT

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