Conselhos de compra

Testámos a Bianchi Specialissima RC

A nova versão da Specialissima RC beneficiou de várias melhorias tornando-se uma máquina de competição ainda mais leve e aerodinâmica, mas sem ser demasiado exigente para os ciclistas amadores.

José V. Gisbert. Fotos: César Cabrera

7 minutos

Testámos a Bianchi Specialissima RC

A tendência atual de melhorar a aerodinâmica das chamadas bicicletas “trepadoras” - e aligeirar as aero - em busca de maior polivalência, também foi seguida pela Bianchi nesta nova versão da Specialissima. No entanto, as alterações não resumem somente a estes aspetos. Esta bicicleta está mais rápida em descidas e zonas planas, graças a um quadro completamente novo e a um design da forqueta inspirado na Oltre RC, com escoras mais baixas e finas, um tubo de direção mais perfilado que integra a parte superior da forqueta, a utilização de um guiador integrado ou um espigão de selim de perfil D - ambos mais aerodinâmicos do que um guiador e avanço separados, ou um espigão de selim cilíndrico convencional - .

Além disso, a performance em subidas também melhorou, reduzindo o peso total para uns espetaculares 6,7 kg (no tamanho 55 sem pedais – ou seja, cerca de 100 gramas acima do valor que a marca anuncia -  nesta versão RC topo de gama -) embora, como veremos, para além de instalar componentes como um selim RC139 Carbon muito leve (desenhado pela Bianchi) com estrutura e carris de carbono, também inclui as suas próprias rodas de baixo perfil com pneus e câmaras de ar com um peso insignificante. Inclusive a pintura reduz o peso da RC em 40 gramas em comparação com outros acabamentos. 

Depois de montarmos os pedais - uns Shimano Dura-Ace -, duas grades de bidon e o suporte do GPS, o valor final foi de apenas 7 kg, apenas 200 gramas acima do peso mínimo aceite pela UCI para bicicletas de competição. Se gostas de percentagens, vais gostar de saber estes números: os testes realizados pelo departamento Reparto Corse da Bianchi chegaram à conclusão de que para um ciclista tirar partido das potencialidades máximas da versão anterior desta bicicleta, devia adotar uma inclinação de 8,8% na sua posição de condução face ao modelo aerodinâmico Oltre RC.

“É mais rápida em plano e nas descidas graças à aerodinâmica inspirada na Oltre RC”

A nova geração reduziu este valor para 6%, por isso, a vantagem - 8,7 segundos numa subida de 10 km a 6% de inclinação e a 200 watts em média – mantém-se mesmo em subidas com menos inclinação. Mas em terreno plano, a aerodinâmica mais avançada também faz a diferença: 31,2 segundos de vantagem em 40 km a 200 watts. Mas há mais dados interessantes: um ciclista profissional terá mais vantagem com a nova Specialissima RC do que com a Oltre RC em subidas a partir de 6,2% de inclinação pedalando a 420 watts ou 6 W/kg, ou seja, um ciclista de alto nível – e a 300 watts em média - será capaz de ultrapassar a Oltre RC a partir de 4,9%, e um ciclista de nível médio - a 250 watts - a partir de 4,2%.

VENDIDA COM MEDIDOR DE POTÊNCIA

As duas configurações Reparto Corse - RC é a gama premium da Bianchi - incluem apenas grupos topo de gama da Shimano ou da SRAM. No nosso modelo de teste optámos pelo fabricante japonês com o seu Dura-Ace Di2, ligeiramente mais leve do que o Red eTap AXS do grupo americano, e que inclui cranques com medidor de potência com medição em ambas as pernas.

A precisão e a velocidade das mudanças sem fios e com 12 carretos na sua última geração, bem como a potência e a modulação dos travões ou a ergonomia das manetes são os seus pontos fortes e uma referência difícil de igualar por outros grupos. Com uma configuração que procura uma leveza indisfarçável, a cassete mais adequada para o efeito é a 11-30 que monta, mas em troca de apenas mais 30 gramas teríamos preferido uma 11-34 para não perder cadência nas subidas mais duras ou para acelerar na cremalheira grande em subidas suaves ou rampas curtas.

LIMPEZA

O cockpit integrado esconde toda a cablagem no interior para melhorar a aerodinâmica, proporcionando um aspeto mais limpo e profissional. A sua rigidez é muito elevada, mas não chega ao ponto de ser desconfortável, porque absorve as vibrações e irregularidades do asfalto. Além disso, o seu design facilita a adoção de uma posição mais aerodinâmica e competitiva. As anilhas de direção podem ser retiradas sem retirar as mangueiras dos travões, mas não podemos colocá-las em cima do avanço.

Gostámos do detalhe da tampa de borracha no parafuso do avanço, adornada com o logótipo Bianchi. No tamanho 55 que testámos, o avanço mede 110mm de comprimento e o guiador 40 cm, mas com as manetes ligeiramente inclinadas conseguimos 38cm nos apoios superiores. O suporte para o ciclocomputador está incluído, com duas posições à escolha.

IDENTIDADE  

Apesar de a fixação do espigão estar alguns centímetros abaixo da junção entre o tubo superior e o tubo do selim, um design adotado pela grande maioria dos fabricantes para aumentar a rigidez, a aerodinâmica e a absorção nesta área distingue-se dos outros modelos à primeira vista graças ao achatamento progressivo do tubo superior à medida que se afasta do tubo da direção e, sobretudo, à ligação em ângulo ascendente ao tubo do selim.

O espigão do selim é em forma de D, com um ligeiro ângulo à frente, e o aperto segue a tendência de esconder a cunha de ajuste no tubo superior coberto por uma borracha. Esta cobertura acabou por subir pelo espigão do selim quando passámos por cima de zonas mais trepidantes. E para evitar que o espigão se desloque e se afunde gradualmente no tubo vertical (e também para evitar rangidos nos pontos de contacto do carbono) temos de usar massa de montagem com grânulos e o binário de aperto correto para o parafuso de fixação.

PERFIL MÍNIMO

A leveza desta bicicleta também se deve às rodas, umas impressionantes Reparto Corse RC 33R com um perfil de apenas 33 mm. Utilizam rolamentos de cerâmica, são compatíveis com tubeless, a largura interna é de 21mm - perfeita para montar pneus largos - e o cubo não é “ratchet”. O seu peso - verificado por nós - é de 1.390 g, os seus raios não são planos e são cónicos e monta uma curiosa combinação de 16 raios de transmissão direta em 3 cruzamentos de um lado, e do outro lado 8 unidades com fixação em j-bend ao cubo e com 1 cruzamento.

Os pneus, Pirelli P Zero Race na sua versão mais leve, os TT, pesam apenas 200 g e as câmaras de ar são o modelo TPU da Pirelli, o Smartube, que pesa apenas 37 g. É um conjunto realmente leve que nos ajudará a aumentar a velocidade nas mudanças de ritmo, mas devido à pouca largura dos pneus estamos mais vulneráveis a furos e têm uma durabilidade menor se compararmos com outras versões.

GEOMETRIA

Com algumas exceções, as bicicletas que passam por esta secção têm uma geometria desenhada para competição. A nova geração da Specialissima RC, juntamente com a aerodinâmica Oltre RC, são os modelos com que a Bianchi fornece a equipa WorldTeam Arkéa-B&B Hotels, mas isto não significa que não sejam adequadas para ciclistas não profissionais. O tubo superior longo e a altura reduzida da direção ajudam a ter uma posição mais aerodinâmica e ao mesmo tempo mais exigente, mas o ângulo de direção ligeiramente mais relaxado dá-nos confiança quando descemos rápido ou em momentos delicados - por exemplo com vento lateral - , o que é uma excelente notícia, pois não pedalamos sob tensão.

BIANCHI

Fundada em 1885, a mais antiga marca de bicicletas em atividade e inconfundível pelo seu tom celeste, continua a estar presente no mundo da competição ao mais alto nível. A empresa italiana estará sempre intimamente ligada a figuras como Coppi, Gimondi e Marco Pantani. O modelo Specialissima, concebido pelo departamento Reparto Corse, é desde a sua estreia em 2015 o mais leve do seu catálogo de estrada, dividido em três gamas que partilham o mesmo design de quadro e forqueta: RC, PRO e Comp. A gama de topo - o modelo testado - utiliza o quadro RC e os componentes mais leves da Bianchi, como o cockpit integrado, rodas e selim, e decoração em preto/verde e logótipos celeste. A linha PRO inclui a tecnologia CV de absorção de vibrações e duas opções em verde/preto ou grafite/preto e a linha Comp, de entrada de gama, está disponível a partir de 5.399 euros em Celeste ou grafite.

O VEREDITO

O resultado das alterações feitas pelos engenheiros da marca é simples: é uma máquina muito eficiente em qualquer terreno. Rigidez e conforto, qualidades que normalmente são relegadas para segundo plano quando se procura a máxima leveza ou aerodinâmica, não faltam nesta Bianchi, embora com os novos aros e pneus mais largos - juntamente com pressões mais baixas - atualmente em uso, ambas as qualidades sejam mais difíceis de perceber e avaliar. E não podemos esquecer a luxuosa montagem com os componentes muito leves da Reparto Corse, incluindo o medidor de potência Shimano. Durante o teste encontrámo-nos com Raúl García Pierna, ciclista da Arkéa-B&B Hotels, e a sua Specialissima RC só diferia da nossa nas rodas Vision e no selim Selle Italia (fornecedores da equipa), confessando-nos que está realmente encantado com ela. 

PONTOS POSITIVOS:
  • Muito leve, próxima do mínimo exigido pela UCI. 
  • Geometria de competição, mas não em excesso.
  • Grupo Shimano Dura-Ace Di2 com medidor de potência  


PONTOS A MELHORAR:

  • Pneus fáceis de furar e de curta durabilidade 
  • Cepo sem sistema “ratchet”
  • Proteção da corrente não incluída na escora.

 

FICHA TÉCNICA:

Quadro e forqueta Specialissima RC Carbono HM

Tamanhos 47, 50, 53, 55, 55, 57, 59

Cores Preto/verde metalizado

Pedaleira Shimano Dura-Ace Di2, 52/36, com medidor de potência

Desviador diant. Shimano Dura-Ace Di2

Desviador tras. Shimano Dura-Ace Di2

Manípulos Shimano Dura-Ace Di2

Corrente Shimano Dura-Ace

Rodas Reparto Corse RC 33R Carbono tubeless

Cassete Shimano Dura-Ace, 11-30, 12 vel.

Pneus Pirelli P Zero Race TT, 26 mm

Travões Shimano Dura-Ace, discos 160/140 mm

Guiador/avanço Reparto Corse, carbono

Espigão de selim Specialissima Full Carbon Aero

Selim Bianchi RC139, carris em carbono

Peso 6,70 kg (tamanho 55 sem pedais)

Preço 12.649 euros

Distribuidor F.I.V.E. Bianchi, info@bianchi.com

Site www.bianchi.com

Etiquetas:

Relacionados