Todos sabemos que no mundo do ciclismo a qualidade e a tecnologia têm um preço alto. E normalmente o nosso desempenho está diretamente relacionado com o nosso equipamento. E também sabemos que alguns componentes e equipamentos são mais importantes que outros e nos devemos focar mais neles. Ora os sapatos pertencem a esse grupo. Se não forem bons, a nossa performance sai prejudicada. Se não forem confortáveis, as nossas voltas/treinos perdem qualidade e, por conseguinte, o desempenho geral em cima da bicicleta acaba por sofrer por arrasto.
Tal como o selim, é muito importante escolher um bom par de sapatos. A questão é que normalmente para serem bons, eficazes e leves, os sapatos também precisam de ser caros. Estes Specialized não são exceção, mas a noção de preço é sempre relativa ao valor que obtemos em troca. E conforme vais poder concluir, tal como nós, é que há investimentos que valem bem a pena e, sob o prisma da performance e longevidade, afinal o investimento até nem é assim tão grande!

Ora já muito se escreveu sobre o desempenho e as características destes Specialized. Apesar de não serem os mais vendidos da marca, os Vent têm uma forte razão de ser: são os sapatos mais indicados para climas quentes. E se é verdade que o nosso Inverno não é como no Dubai, a verdade é que o nosso Verão é muito quente, e mesmo na Primavera e no Outono temos dias bastante quentes ou onde o sol aquece e bem. E ainda que nem sempre notemos, a verdade é que os pés aquecem e incham. Quando se fala em sapatos muitas vezes justos e rígidos, é muito importante que esse inchaço esteja controlado de maneira a preservar o conforto e a ergonomia.

E nesse aspeto, os S-Works Vent, até à data, serão possivelmente os sapatos mais ventilados que testámos. Na zona frontal lateral e superior, a área composta por rede é imensa, deixando não só entrar como sair o ar.

Na biqueira temos mais duas entradas que arrefecem os dedos. E na sola temos ainda mais 4 aberturas em rede para completar o serviço. E se no Verão não sentimos aquela brisa fresca a entrar, porque o ar não é frio, a verdade é que mesmo quente o ar que circula é sempre melhor do que a ausência dele. Nos últimos 8 meses e cerca de 6000 km percorridos, alguns deles com perto de 40 graus no interior do país, nunca senti desconforto ou apertos como noutros sapatos.
O aperto é algo que também influencia o conforto. E ao dotar os Vent de dois fechos BOA, a Specialized garante uma distribuição uniforme da pressão e um aperto eficaz. Não é daqueles sapatos que durante a volta têm de ser reajustados 2 ou 3 vezes.

Outro aspeto muito importante nuns sapatos é a rigidez, porque sem ela os pés “sentem” mais os pedais, torna-se desconfortável e a eficácia acaba por sair um pouco prejudicada. Estes S-Works estão no topo da escala de rigidez. Muitos ciclistas nem vão precisar de tanto, pois a verdade é que com um pouco menos de rigidez consegue-se praticamente a mesma performance. Mas quanto mais rígida a sola, mais sentimos que os sapatos e os pedais são um só, e isso é muito importante para o feeling de condução e conforto.

“Mas se vou investir tudo nuns sapatos de Verão, o que uso no Inverno?” A resposta é simples: umas capas, completas ou parciais (“biqueiras”), que não só protegem do frio como da sujidade. Em alternativa, podemos ter um segundo par de sapatos mais baratos e quentes. Mas durante o período em que testei estes Vent, nunca senti frio, nem mesmo no Inverno (que este ano, por acaso, não foi muito frio). Usei capas apenas em dias de chuva para evitar “ensopar” e ter de os secar a seguir à volta.
Pontos positivos: estética apurada, formato confortável, rigidez da sola, ajustabilidade e ventilação
E entre estes e outros cuidados, como reduzir o mais possível caminhar com eles, a verdade é que passados tantos dias e km de uso os Vent parecem novos (exceção a alguns riscos na sola). Desde as palmilhas aos apertos BOA e aos materiais, tudo está praticamente novo. Ora se considerarmos tudo o que estes sapatos oferecem em conforto e eficácia, e se tivermos em conta que ainda duram certamente mais dois ou três anos, estamos a falar de um investimento que vale a pena. Além disso, já é possível encontrar este modelo com descontos, inclusive no próprio site da marca.
Aspetos a melhorar: além do preço, justificado, nada a assinalar
FICHA TÉCNICA
- Preço: 420 euros
- Disponíveis em branco ou preto do tamanho 36 ao 49, com meios números entre o 38.5 e o 46.5
- www.specialized.com
- Peso: 533g o par, tam. 43.5, sem cleats