A eletrónica e assistência à pedalada andam de braços dados hoje em dia e por isso mesmo é normal sugirem novidades quase todos os meses. A Shimano acabou de dar mais um passo em frente, destacando-se das suas rivais com as novidades que acabou de apresentar.

FREE SHIFT. JÁ NÃO É PRECISO PEDALAR PARA AS MUDANÇAS ENGRENAREM
Até agora, para engrenar uma mudança era preciso pedalar, excepto nos sistemas de mudanças integrais no cubo ou no Truvativ Hammerschmidt. A partir de agora, isso acabou, dado que a Shimano também permite desmultiplicar as mudanças sem pedalar, no caso de motores EP (EP8 e o novo EP6). Isto é possível com uma transmissão convencional monoprato com desviador traseiro e cassete.

Esta solução, denominada FREE SHIFT, funciona devido ao novo grupo XT Di2 para ebikes, o qual atua não só ao nível das mudanças, mas também ao nível do motor, fazendo com que, quando ordenamos uma mudança de carreto, o novo grupo faz com que o motor mova a corrente, mesmo que não pedalemos.
As vantagens a nível de condução são óbvias: por exemplo, numa zona técnica, podemos mudar de carreto em plena curva, ou num salto.
MUDANÇAS AUTOMÁTICAS: O SONHO TÃO AGUARDADO
O nome do novo modo é precisamente mudança automática com anulação manual (dado que podemos controlar se queremos que o sistema mude ou não voluntariamente). O sistema usa sensores de velocidade e cadência, fazendo cálculos em segundos, calculando a mudança que precisamos nesse preciso momento, deixando-nos apenas e só preocupados em aproveitar ao máximo os trilhos e a paisagem.

ONDE PODEMOS ENCONTRAR ESTE SISTEMA? NOS DOIS NOVOS GRUPOS XT DI2
A Shimano oferece duas versões do novo XT Di2 para ebikes. O primeiro está equipado com o novo standard de transmissão Linkglide, pensado para uma maior durabilidade (bicicletas elétricas) e possui uma cassete 11-50 de 11 carretos (que foi aligeirada 200 gramas face à anterior). O XT Di2 Linkglide está disponível no modo manual, modo FREE SHIFT e modo automático completo, quando pedalamos e mesmo quando não pedalamos.



Por último, se para ti o peso importa mais do que a fiabilidade, existe a versão com Hyperglide (de 12 velocidades), neste caso disponível com modo manual, FREE SHIFT e automático quando não pedalamos.
A alimentação do sistema está centralizada, ou seja, usa a energia do motor. Poderás saber mais informações através da Sociedade Comercial do Vouga (scvouga.pt) e em www.shimano.com.