comitium

Scott apresenta as novas Patron e Patron ST 2025

A Scott Patron 2025 é uma bicicleta completamente nova e está entre as melhores eMTB na sua categoria. Além disso, como não poderia deixar de ser, vem equipada com o novo motor Bosch Performance Line CX 2025.

Diego Toral // Fotos: Daniel Geiger

Scott apresenta as novas Patron e Patron ST 2025
Scott apresenta as novas Patron e Patron ST 2025

Fomos a Ardeche (França), sensivelmente a duas horas de carro de Lyon, conhecer de perto e testar as novidades da Scott, mais precisamente na sua gama de ebikes. Como chegámos cedo, tivemos a oportunidade de dar uma volta curta na nova Patron antes de todos os outros jornalistas estrangeiros chegarem, por isso familiarizámo-nos com esta bicicleta antes da apresentação oficial. 

Nesta volta curta, em singletracks rápidos, repletos de lama e com algumas curvas apertadas, deu para ter a noção de que a bicicleta se cola muito bem ao solo e mesmo apesar de o terreno estar com alguma lama, nunca sentimos insegurança nas curvas e a travagem esteve sempre num nível muito alto, graças ao sistema ABS

 

As versões ST têm 170 mm de curso à frente e 150 atrás

A apresentação propriamente dita foi feita inicialmente por Andreas Ziegler, o qual detalhou a agenda dos dias que passámos em França e fez uma breve introdução da nova Patron. Depois, foi a vez de Ben Marchant, responsável de eMTB da Scott, detalhar os pormenores desta bicicleta. 

Patron 25 ST TOP

A nova geração da Patron foi melhorada em todos os aspetos possíveis. Por exemplo, o amortecedor traseiro está numa posição mais baixa e centrada, para baixar ao máximo o centro de gravidade, o triângulo traseiro foi reduzido para ganhar em termos de agilidade e tudo isto faz com que a bicicleta fique mais agressiva nas descidas e muito ágil nas subidas, sobretudo nos singles técnicos com pedra, graças ao novo motor Bosch. Felizmente tivemos a oportunidade de comprovar isso mesmo nos trilhos em que andámos. 

SCOTT PATRON LAUNCH 10 2024 danielgeiger 6105

Há duas versões da nova Patron: a Patron 900 e a Patron ST (Super Trail). A 900 tem 150 mm de curso à frente e atrás, enquanto a Patron ST chega aos 170 mm à frente e 150 atrás. Ambas têm acabamentos de elevada qualidade, rodas 29" nos dois eixos e estão disponíveis em quatro tamanhos (S, M, L e XL). 

Patron 25 900 Side RangeExtender detail 2

No segundo dia tivemos a oportunidade de testar a Patron mais a fundo. Tínhamos pela frente 35 km e uma autonomia de 800Wh. Os trilhos eram divertidos, técnicos, enlameados e repletos de raízes, pedras e um ou outro riacho. Depois de 5 km a descer, deparámo-nos com uma subida enorme, técnica e muito divertida. É daquelas subidas empinadas com muita pedra solta. Graças à agilidade da Patron e também ao modo de amortecimento Ramp Control - que torna o amortecedor mais progressivo, fechando uma das suas câmaras -, conseguimos enfrentar esta empinada subida sem desmontar. O amortecedor neste modo fica mais firme, proporcionando mais tração na parte traseira, algo essencial em zonas com pedras soltas. 

SCOTT PATRON LAUNCH 10 2024 danielgeiger 0162

A Patron vem com um comando Bosch Mini Remote sem fios. Além disso, como é habitual na Scott, inclui o manípulo TracLock (com 3 posisões) que permite aproveitar ao máximo todas as potencialidades do sistema de amortecimento. 
 
Patron 25 DisplayView
 
O display Bosch Kiox 300 mostra todas as informações que precisamos. O avanço tem uma tampa em plástico que cobre os parafusos de aperto. 
 
Depois da subida, tínhamos pela frente 15 km incríveis no meio de um bosque, com muitas raízes, pedras e terreno maioritariamente húmido.Também encontrámos algumas zonas com pedra solta, na qual a bicicleta se comportou muito bem, aproveitando o curso do sistema de amortecimento no modo aberto. Não chegámos a usar o terceiro modo do sistema TracLoc, o fechado, dado que se destina sobretudo a estradas em asfalto ou estradões compactos. 
 
MY25 PATRON Equalizer Engineering
 

PRINCIPAIS DETALHES

Quando chegámos ao hotel, queríamos saber mais detalhes sobre a Patron, porque as sensações em andamento superaram as nossas expetativas. Primeiro, explicaram-nos que desenvolveram esta bicicleta com quadro em alumínio e só posteriormente surgiram as versões em carbono. Nas novas Patron 2025 podemos escolher, dependendo dos modelos, entre versões 100% em fibra de carbono, em carbono no triângulo dianteiro, mas com traseira em alumínio, ou 100% em alumínio. Todas são muito semelhantes e só quando olhamos em detalhe percebemos as diferenças. 
 
PATRON MEDIA COVER EASY

A tampa da bateria, bem como a tampa que esconde o amortecedor têm aperto magnético. 

Durante a apresentação também nos explicaram qual é o trajeto dos cabos no interior do quadro, como podemos ver nesta imagem. 

PATRON MEDIA SIDE CABLES

Patron 25 ST RearShock

Podemos controlar o SAG do amortecedor traseiro através de uma guia externa. 
 

Ao contrário do que acontece na maioria das marcas da concorrência, a Scott optou por colocar o cabo do espigão telescópico e a mangueira do travão traseiro pelo tubo superior (horizontal). Além disso, as tampas de plástico da bateria e do amortecedor têm todas o mesmo tamanho. Na parte inferior do quadro, uma robusta placa de plástico protege a parte inferior do novo e silencioso motor Bosch Performance Line CX 2025. Segundo a Scott, esta "é a peça mais resistente que criámos neste material". 

Scott

É possível alterar o ângulo do tubo de direção 0,6 graus. Isto permite alternar entre uma geometria mais inclinada ou mais relaxada. 

MY25 PATRON Equalizer Design

Como podemos ver nesta imagem dinâmica, os tamanhos crescem muito mais horizontalmente. 

SCOTT PATRON LAUNCH 10 2024 danielgeiger 0196

Esta cobertura do motor é mais robusta e, segundo a Scott, o design design baseia-se no segmento das motas. Possui entradas de refrigeração na parte dianteira, para evitar um sobreaquecimento e na parte interna inclui uma parte com borracha para evitar ruídos provocados por um eventual contato entre a cobertura e o corpo do motor. 

SCOTT PATRON LAUNCH 10 2024 danielgeiger 0185

Na parte posterior, há espaço para pneus 2.6" e esta é, do nosso ponto de vista, uma das principais melhorias. Quanto aos amortecedores montados nas versões 900 e ST, destacamos no caso da Tuned que testámos o Fox Float que, além das possibilidades de ajuste em andamento graças ao TracLoc, possui uma regulação no sistema hidráulico que permite uma afinação exemplar.

Estas bicicletas estão a chegar ao mercado e o preço começa nos 5.599,99 euros (Patron 920) e vai até aos 9.999,99 euros da Patron ST 900 Tuned que testámos. 

SCOTT PATRON LAUNCH 10 2024 danielgeiger 0160

SCOTT PATRON LAUNCH 10 2024 danielgeiger 0158

SCOTT Patron 086

MODELOS E PREÇOS EM PORTUGAL:

SCOTT Patron ST Tuned, 9.999,99€

SCOTT PATRON ST Tuned 10.999€

SCOTT Patron ST 900 RC, 8.599,99€

 

SCOTT Patron ST 900RC 9.499€

SCOTT Patron 900, 7.999,99€

PATRON 900
 

SCOTT Patron 910, 6.999,99€

PATRON 910
 

 

SCOTT Patron ST 910, 8.899,99€
SCOTT Patron ST910 7.499€
 
SCOTT Patron 920, 5.599,99€
SCOTT Patron 920 5.999€
 
 

Arquivado em:

TESTE EXCLUSIVO: Scott Patron eRide

Relacionado

TESTE EXCLUSIVO: Scott Patron eRide

Primeiras impressões da nova Scott Addict RC

Relacionado

Primeiras impressões da nova Scott Addict RC

SCOTT SRAM apresenta a sua nova coleção

Relacionado

SCOTT-SRAM apresenta a sua nova coleção

Já viste a espetacular Scott Spark que Nino Schurter levou para a Cape Epic

Relacionado

Já viste a espetacular Scott Spark que Nino Schurter levou para a Cape Epic?

Comparativo Scott Spark 910 vs Spark RC Team Issue AXS

Relacionado

Comparativo Scott Spark 910 vs Spark RC Team Issue AXS

Testámos a Scott eRide 900

Relacionado

TESTE: Scott Lumen eRide 900

Teste sapatos Scott Vertec Vent Boa

Relacionado

Teste sapatos Scott Vertec Vent Boa