comitium

Há muitas novidades na gama Bosch 2025

A Bosch apresentou muitas novidades que mostramos aqui em exclusivo nacional. A apresentação decorreu nas instalações da marca em Reutlingen.

Iñigo del Hoyo // FOTOS: César Cabrera

Há muitas novidades na gama Bosch 2025
Há muitas novidades na gama Bosch 2025

Visitámos a sede do departamento de ebikes da Bosch em Reutlingen (Alemanha), onde tivemos a oportunidade de ver em primeira mão e em exclusivo nacional as novidades da gama 2025. O nosso anfitrião foi Claus Fleischer, diretor geral do departamento Bosch eBike Systems desde 1 de Julho de 2012. 

Presentacion Bosch MY25 14

A primeira parte da apresentação serviu para fazer um balanço dos projetos desenvolvidos pela marca nos últimos 10 anos, quando o primeiro Performance Line CX foi lançado em 2015. Depois, vimos a evolução que a Bosch sofreu ao longo dos anos, como a adoção do modo eMTB em 2017, o surgimento do Kiox em 2018 ou o extended boost, bem como os 85 Nm de binário em 2020. Por último, revisitámos o conceito Performance Line SX e o PowerMore lançados em 2023. Tudo isto realça o ritmo evolutivo da marca. 

NOVA GERAÇÃO PERFORMANCE LINE CX

Em 2025 vai surgir uma nova geração do motor Performance Line CX. Embora mantenha algumas características, como os 85 Nm e os 600W, passa a ter somente dois pontos de fixação no quadro em vez de três e inclui mais sensores, materais mais nobres na sua construção e um sistema renovado que elimina o barulho nas descidas. 

Além disso, é 100 gramas mais leve do que a versão anterior. 

Bosch 1

Tudo isto faz com que o motor fique mais fluido e silencioso. Como possui alguns sensores adicionais (e mais evoluídos), faz cálculos instantaneamente e responde de imediato, numa questão de fração de segundo. E como incorpora o novo sistema Hill Hold, a bicicleta fica bloqueada numa subida inclinada para que possamos mudar de lado quando a levamos à mão sem que ela se desloque. É parecido de certa forma com o modo Walk Assist. 

Por falar no modo Walk Assist, foi melhorado. Agora, em subidas muito inclinadas a ajuda será mais contida e se estivermos num local menos inclinado, o sistema proporcionará mais velocidade. 

Quanto ao novo Hillstart presente no modo eMTB, serve para nos ajudar quando estamos parados numa rampa e a excessiva potência faz com que a roda traseira derrape e não consigamos arrancar. Basta carregar no botão -, tal como fazemos para ativar o modo walk, mas depois carregamos ligeiramente num dos pedais e isto ativa o Hillstart, proporcionando tração suavemente. 

Por sua vez, o Extended Boost permite continuar a receber a potência quando estamos a ultrapassar um obstáculo e deixamos de pedalar. O sistema, através dos seus sensores, determina que assistência extra é necessária para que a roda traseira ultrapasse esse obstáculo. Nota que o Extenden Boost dará uma adicional se a tua última pedalada foi feita com muita força. Se foi com pouca, receberás menos ajuda. O sistema recorre à leitura do acelerómetro, da cadência e da inclinação para determinar o que tem de fazer. 

Todas estas melhorias fazem com que o motor BDU384Y aqueça menos e seja mais eficiente, além de otimizar o consumo de energia. 

Presentacion Bosch MY25 24

PURION 400

O novo ecrã a cores Purion 400 é compatível com o Led Remote e Mini Remote. O System Controller tem um design minimalista e desportivo, além de um ecrã que permite ver todos os dados que realmente são necessários, incluindo os dados do ABS, a desmultiplicação adotada, etc. Tudo isto bem resguardado atrás do guiador, para evitar impactos.

Presentacion Bosch MY25 18

BATERIAS

A Bosch apresentou duas novas baterias com dois novos tamanhos (600 e 800) e novas células 21700 que asseguram uma maior densidade de carga. 

Presentacion Bosch MY25 47

A nova PowerTube 600 pesa cerca de 3 kg e a PowerTube 800 perto de 3,9 kg. São bem mais leves do que as antigas (a Powertube 625 pesava 3.6 kg e a Powertube 750 aproximadamente 4.4 kg). Esta redução de peso deve-se à utilização de novas células e à otimização da carcassa protetora que deixa de ser preta e passa a ter a cor de alumínio. 

Presentacion Bosch MY25 56

Outra das novidades é o comprimento e a fixação destas baterias. Ambas têm as mesmas dimensões e são compatíveis. Desta forma, podemos mudar da 600 para a 800 em segundos - desde que tenhamos espaço no quadro -, dado que têm o mesmo comprimento, embora a 800 seja ligeiramente mais grossa do que a 600. No modelo anterior, a bateria de 625 tinha de usar um adaptador para poder ser colocada num alojamento destinado à 750. 

CARREGAMENTO

Dentro de poucos anos será obrigatório que todas as bicicletas elétricas sejam carregadas com um carregador standard denominado Charge2bike. A Bosch já se adiantou e apresentou o adaptador Chare2bike que permite recarregar em qualquer ponto de carregamento e com qualquer carregador do mercado. 

Presentacion Bosch MY25 57

ESHIFT

Graças à colaboração entre a TRP e a Bosch, foi posssível unir ao sistema CX o eShift. Trata-se de um desviador traseiro que recebe corrente da bateria central da bicicleta e que inclui um comando sem fios que funciona através de uma pilha. Isto permite uma passagem eletrónica de mudanças com uma elevada precisão que pode funcionar de forma manual ou no modo automático, onde é o próprio sistema que muda de mudanças consoante os cálculos dos sensores. Esta opção automática também nos permite usar o modo semi-automático, ou seja, podemos anteciparmo-nos e usar outra mudança para antecipar uma subida inclinada e evitar uma passagem de mudanças mais abrupta, protegendo a transmissão. 

Presentacion Bosch MY25 44

BOSCH ABS PRO

Outra das novidades apresentadas foi o ABS Pro.Trata-se de um sistema ABS feito em colaboração com a Magura e que pesa somente 224g. Inclui um sensor em cada disco de travão (dianteiro e traseiro), bem como uma central que fica instalada junto à perna esquerda da suspensão. Tudo isto emparelhado com o sistema de sensores do Performance Line CX que determina quando é que é necessária a sua ativação. O sistema ABS Pro, embora tenha sensores no disco traseiro, só atua no dianteiro. 

Presentacion Bosch MY25 31

No fundo é um sistema ABS melhorado que é capaz de decidir em milésimas de segundo se deve atuar. Foi desenvolvido no Enduro World Series para ebikes e está a ter excelente feedback. 

Presentacion Bosch MY25 26

 

Arquivado em:

TRP e Bosch apresentam um sistema de mudanças automáticas

Relacionado

TRP e Bosch apresentam um sistema de mudanças automáticas

Magura dá um passo em frente no comércio online

Relacionado

Magura dá um passo em frente no comércio online

Magura lança uma edição especial do travão MT5

Relacionado

Magura lança uma edição especial do travão MT5

Vyron MDS V3, o novo espigão telescópico da Magura

Relacionado

Vyron MDS-V3, o novo espigão telescópico da Magura

Comparativo motor TQ HPR50 versus FAZUA RIDE 60

Relacionado

Comparativo: motor TQ HPR50 versus FAZUA RIDE 60. Qual é o melhor?

Nova BH iGravelX inclui o motor BHZ da SEG

Relacionado

Nova BH iGravelX inclui o motor BHZ da SEG

DJI entra no mercado dos motores para bicicletas através do novo Avinox de 105 Nm

Relacionado

DJI entra no mercado dos motores para bicicletas através do novo Avinox de 105 Nm

É possível transportar a bateria de uma eBike no avião?

Relacionado

É possível transportar a bateria de uma eBike no avião?