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Rodas mais largas: sim ou não?

Nino Schurter tem usado nos últimos tempos rodas mais largas, tornando esta escolha pessoal numa moda seguida por muitos. Obviamente esta maior largura tem vantagens, mas há pormenores a ter em conta...

Ivan Mateos

A largura do pneu deve estar em consonância com a largura do aro
A largura do pneu deve estar em consonância com a largura do aro

Há bastantes artigos que abordam o uso de rodas de 30 mm em Cross Country e opiniões de todo o tipo, umas a favor outras contra, mas é evidente que a largura de uma roda e do pneu devem estar em consonância.

Um pneu 2.4 é uma boa opção em rodas de 30 mm se tiver laterais consistentes, dado que lateralmente será estável, mas se estivermos a falar de um pneu muito leve aumentará o risco de furo por "snake bite", dado que ao abrir mais, a banda de rolamento ficará mais perto do aro (certamente todos se lembram como foi o início das rodas "plus" e a chegada dos aros hookless - com rebordo sem gancho - para resolver este problema). 

Se o pneu tiver uma boa carcaça, poderemos até baixar um pouco a pressão e ganhar em termos de conforto e aderência. No entanto, se o pneu for demasiado largo para o tipo de aro (ou seja, se for um aro estreito), adotará um formato tipo balão e ficará mais instável. 

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