Até agora, a Favero só tinha pedais com medidor de potência num dos pedais, além de o sistema de encaixe ser compatível com o sistema Look, embora nos últimos tempos tenha apresentado um eixo de pedal denominado Assioma DUO Shi, compatível com corpos de pedal da Shimano, fazendo com que os fãs da marca nipónica tenham acesso a medição de potência.
Os novos Assioma PRO RS são cem por cento compatíveis com travessas SPD-SL e têm um factor Q idêntico ao dos pedais Shimano - ou seja, 53 mm -, mas a grande novidade não é essa.
Os Favero PRO RS incorporam a tecnologia vanguardista que todos conhecemos, incluindo o eixo com a parte eletrónica e a bateria recarregável alojada no interior, protegida de impactos.
Os novos Assioma PRO RS são os pedais com medidor de potência mais leves do mercado. Pesam 248g o par, ou seja, mais 40g do que os Shimano Dura Ace (que não incluem potenciómetro).
O seu perfil é muito reduzido - mede 10,5 mm - fazendo com que transmitam a potência de forma muito direta. O corpo do pedal é construído num tecnopolímero de fibra de carbono e o eixo é fabricado em aço inoxidável, portanto são bastante robustos.
MEDIÇÃO DE ALTA PRECISÃO
Estes Favero incluem um giroscópio que permite uma maior precisão, medindo melhor as variações de potência produzidas em tempo real. Como não podia deixar de ser, oferece métricas avançadas, como o PCO ou o nível de offset no eixo do pedal, a fase de potência, dividida em vectores, ou o tempo que pedalamos sentados ou em pé. Todos os dados podem ser visualizados na aplicação da marca (Favero Assioma App) ou nos ciclocomputadores da Garmin, entre outras marcas.
A bateria, que pode ser recarregada, oferece mais de 60 horas de autonomia, o que ronda 1.200 a 2.100 km, dependendo da velocidade média das voltas ou treinos. Já estamos a testar estes pedais, e em breve publicaremos a nossa análise.
Poderás encontrar mais informações no site oficial da Favero.