Como referimos ontem, o contrarrelógio de hoje tinha tudo para provocar diferenças na classificação geral. Remco Evenepoel confirmou as expetativas e foi o mais forte, mas Tadej Pogacar passou a ser o novo líder da geral. Por seu lado, Jonas Vingegaard nem sequer terminou nos dez primeiros e caiu para o quarto lugar da geral, a 1m13 do esloveno. Foi um dia terrível, sobretudo a nível anímico, para o dinamarquês da Visma-Lease a Bike.
REMCO EVENEPOEL À LA MAISON ✈️
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) July 9, 2025
🟡 El belga cumple con su favoritismo en la contrarreloj y Pogacar se viste de amarillo con 1'13'' sobre Vingegaard.
🇪🇸 Iván Romeo brilla con una séptima posición en su debut.
🚴♂️ Lo has visto en @Eurosport_ES y @StreamMaxES. #TDF2025 pic.twitter.com/NrWSyddv5d
O líder da Movistar, Enric Mas, também sofreu um revés. O espanhol perdeu quase três minutos e poderá ter complicado a possibilidade de acabar no pódio. Enric Mas chegou mesmo a ser ultrapassado por Kevin Vauquelin (Arkéa) que partiu dois minutos após o espanhol, o que demonstra o péssimo contrarelógio realizado pelo ciclista. Por seu lado, o francês sobe ao terceiro lugar da geral, a 59 segundos de Pogacar.
Vauquelin dobla a Enric Mas, que está perdiendo más de dos minutos con los favoritos en la crono.#TDF2025 pic.twitter.com/YlyUkPZ1rL
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) July 9, 2025
Lembramos que Remco Evenepoel é o atual campeão do mundo e olímpico da especialidade e neste contrarrelógio provou, até para os mais céticos, que é mesmo o mais forte neste segmento. Completou os 33 km a uma espetacular média de 53,95 km/h e somou a sua segunda vitória de etapa na Volta a França, e a quinta da temporada. Esta vitória relança a luta pela geral, dado que agora o belga está em segundo lugar na geral, a 42 segundos do esloveno. Vingegaard está a 31 segundos.
O ciclista da Soudal apanhou mais vento do que os primeiros a partir, por isso os seus parciais não foram espetaculares na primeira fase, mas na segunda metade do percurso aumentou a potência e no terceiro ponto intermédio já tinha o melhor registo.
No final, acabou por fazer um tempo 16 segundos melhor do que o alcançado por Pogacar. João Almeida também fez um tempo muito bom - foi 8º a 1m14 - e na geral está em 7º, a 1m53.
Se analisarmos a lista de favoritos, este contrarrelógio deixou algumas marcas: Matteo Jorgenson e Primoz Roglic cederam 1m19, Jonas Vingegaard 1m21, Mathieu van der Poel 1m44, Mattias Skjelmose 1m46, Oscar Onley 2m02, Carlos Rodríguez 2m15, Enric Mas 2m57, Felix Gall 3m04... A partir de hoje começa uma nova Volta a França.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com