Se tens estado atento às provas da Taça do Mundo de XCO, já deves ter reparado nestas novas rodas Kovee que os atletas da Trek estão a usar.

São mais leves do que a versão anterior e isso deve-se a um perfil mais baixo, mas também são mais absorventes e rápidas. Além disso, são mais resistentes, fruto de um melhoramento do aro.

A largura do aro afeta o comportamento da roda e a sua relação com o pneu, por isso, a nova versão tem uma largura interna de 29 mm, proporcionando um maior apoio dos flancos dos pneus, possibilitando usar um pneu mais volumoso. Ao mesmo tempo, pode ser usada menos pressão de ar, aumentando assim a tração, o controlo e o conforto, bem como a velocidade.

Como o aro é largo, a superfície em contacto com o pneu também é diferente, fazendo com que em impactos grandes, a superfície do pneu aumente exponencialmente, evitando os furos.
A tudo isto acresce o facto de todas as rodas de carbono da Bontrager estarem coberta por uma garantia vitalícia para o proprietário original.
KOVEE RSL 30

Estas rodas têm aro em carbono OCLV premium com uma largura interna de 29 mm, largura externa de 35 mm e perfil de 22 mm. Os cubos são DT Swiss 240s com cepo Ratchet EXP XD e quanto ao aro, tem sistema beadlock, trazendo já a válvula e a fita TLR pré-instaladas para a conversão no sistema tubeless. São Boost 110/148 e têm 24 raios (à frente e atrás) perfilados Sapim CX-Ray (14/17). Os discos são centerlock. Pesam 1.199g o par e custam a partir de 1.099,99€.

KOVEE PRO 30

Neste caso são de carbono OCLV de nível Pro, com largura interna de 29 mm, largura externa de 35 mm e perfil de 22 mm. O cubo é o Rapid Drive 108 XC. São tubeless ready, por isso trazem válvulas e fitas de aro TLR pré-instaladas. Também são Boost 110/148 e possuem em cada roda 28 raios. A fixação dos discos de travão é feita através de 6 parafusos, sendo o sistema de cepo a versão SRAM XD, mas há outras opções disponíveis. Pesam 1.385g o par e custam a partir de 669,99€.

KOVEE ELITE 30

As Elite 30 também têm aro em carbono OCLV com largura interna de 29 mm e externa de 35 mm, sendo o perfil de 22 mm. O cubo é o Rapid Drive 108 XC, além disso o sistema tubeless ready também vem montado de origem com válvula e fita de aro. São a versão Boost 110/148, têm 28 raios (à frente e atrás) Grand Forza (14/14) e cepo SRAM XD, embora existam outras opções. O sistema de fixação dos discos é a versão de 6 parafusos. Custam a partir de 429,99€ e pesam 1.585g o par.

Poderás obter mais informações em: https://trek.bike/Rodas_Kovee_XC_PR