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Já testámos a patilha de desviador com rolamentos cerâmicos Split Second CPC

As principais virtudes deste sistema consistem na poupança de watts e na ausência de manutenção. Mas será que são só estes os atributos?

HÉCTOR RUIZ. FOTOS: HÉCTOR RUIZ / JCD FOTOGRAFIA

Já testámos a patilha de desviador com rolamentos cerâmicos Split Second CPC
Já testámos a patilha de desviador com rolamentos cerâmicos Split Second CPC

A marca alemã Split Second, especializada na produção de lubrificantes e produtos de limpeza da bicicleta, também tem no seu catálogo um componente especial como esta patilha de desviador com roldanas sobredimensionadas chamada CPC System (Ceramic Performance Cage). Além de ter uma construção muito sólida e leve, destaca-se pela utilização de rolamentos cerâmicos, o que faz com que as suas roldanas rolem de forma suave, rápida e quase sem parar. 

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Este sistema utiliza rolamentos cerâmicos integrais, ou seja, tanto as esferas como as pistas onde estas rolam são fabricadas neste material, não recorrendo a sistemas híbridos (já testámos modelos de outras marcas em que, quando abrimos o sistema, as esferas são de alumínio, mas as pistas são metálicas).

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Os 17 dentes fazem com que o tamanho da roldana inferior seja imponente

O tamanho das roldanas é impressionante (a superior tem 14 dentes e a inferior 17 dentes), sendo ambas fabricadas em alumínio 7075, um dos alumínios mais resistentes utilizados na indústria do ciclismo. 

A capacidade de rotação destas roldanas é impressionante, sem atrito ou qualquer tipo de resistência. 

Os rolamentos são secos, ou seja, não necessitam de lubrificante nem massa no circuito interno. Isto é uma excelente notícia, pois significa que praticamente não requerem manutenção. Estamos a testar esta patilha de desviador com as roldanas desde o passado Outono e não notámos nenhuma perda de eficiência nem desgaste. 

A única manutenção que temos de fazer para nos certificarmos de que o sistema funciona bem desde o primeiro dia é limpar a sujidade que tende a acumular-se ao redor das roldanas, retirando o excesso de lubrificante e os detritos que fiquem alojados. Para além disso, como é óbvio, devemos evitar lavar com água à pressão. Se limpares o sistema uma vez por mês (se só andares duas vezes por semana) ou de duas em duas semanas se pedalas com frequência, conseguirás manter o sistema a funcionar de modo normal. 

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Desmontar as roldanas é muito fácil. Basta desapertar os dois parafusos (do tipo allen) que unem as duas partes da patilha e voilà. Este sistema de rolamentos tem quatro anos de garantia.

A patilha de carbono é bastante leve, tendo em conta o seu tamanho sobredimensionado (o peso total do sistema é de 71,5g), ou seja, 7g a mais do que o Shimano Ultegra Di2 8000 de 11 velocidades que estava montado na nossa bicicleta. 

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A Split Second anuncia que este sistema reduz a fricção entre 4 e 5 Watts se compararmos com os sistemas de mudanças originais. No caso do sistema que testámos, a poupança de watts é praticamente o dobro da anunciada pela marca Ceramicspeed, uma das marcas de referência. Quando nos referimos a redução de watts, significa que para produzir a rotação do cranque com a mesma cadência e desmultiplicação, a potência que precisamos de aplicar é menor no caso das roldanas cerâmicas da Split Second. 

Sem a maquinaria de precisão que possa validar essa redução de potência, só podemos basear-nos nas sensações subjetivas, que no nosso caso são de uma suavidade muito elevada, tanto em desmultiplicações com a corrente reta, como em cruzamentos de corrente ou em aplicação de carga (acelerações e sprints). 

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A instalação é bastante simples e rápida, sendo necessário - com em qualquer alteração de patilha - uma maior quantidade de elos na corrente (entre 4 a 6), pelo que tivemos de colocar uma corrente nova.

Este sistema custa 279,99 euros em todas as versões fabricadas (para Shimano de 11 e 12 velocidades e para SRAM), um preço elevado, no entanto, bastante inferior ao de outras marcas similares. Estão disponíveis outras cores nas roldanas, nomeadamente o prata, dourado, vermelho e, claro, o preto. 

Estas são as versões que existem atualmente: para Shimano de 11 v: R8000 / R8050 / R9000 / R9050. Para Shimano de 12 v: R8100 / R8150 / R9100 / R9150. E para SRAM (Red / Force AXS, Rival AXS).

Poderás obter mais informações no site da marca (split-second) e no distribuidor vicsportsafers.

SPLIT SECOND CPC SYSTEM

Preço: 279,99 €
Peso: 71,5 g
Opções: Shimano 11v (R8000, R8050, R9000 e R9050) e 12v (R8100, R8150, R9100, R9150); SRAM 12v (Red, Force e Rival).
Cores: Roldanas em preto, vermelho, prata ou dourado.
Distribuidor: Vic Sports Afers, info@vicsportsafers.es
Site: www.split-second.bike

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