Lançada em 2007, a gama de produtos Vibe da marca PRO tem sido a preferência de algumas equipas profissionais de ciclismo e ao longo dos anos vários vencedores de etapas e classificações gerais em Grandes Voltas usaram estes produtos. Agora, a marca que pertence ao grupo Shimano apresentou o novo cockpit PRO Vibe Superlight, que é 75 gramas mais leve do que a versão mais ligeira fabricada até agora.
A gama PRO Vibe Superlight, apresentada em 2019, foi a última a ser divulgada e na altura já era mais leve do que a versão anterior. Mas agora, esta nova versão, que pesa somente 154 gramas na versão de 38 cm, é a mais leve alguma vez fabricada pela PRO.

O protagonista deste novo cockpit é o guiador PRO Vibe Superlight, que é mais leve, mas sem sacrificar a rigidez. É fabricado em carbono UD T1100 de alto módulo e incui fibras Innegra TM que têm uma resistência maior face aos impactos.
Graças a estas fibras de carbono Innegra TM, o guiador é mais resistente, dado que estão situadas em zonas estratégicas.
As extremidades são sobredimensionadas para uma posição das mãos mais confortável e ergonómica. Este guiador é compatível com cablagem interna do sistema Di2 da Shimano e todas as transmissões mais modernas podem ser montadas nestes cockpits. Além disso, para um ajuste perfeito deve ser montado com o avanço PRO Vibe Superlight. Quanto ao guiador, está disponível nos seguintes tamanhos: 38 a 42 cm.
Avanço PRO Vibe Superlight
Fabricado em alumínio 7075, e otimizado para o guiador Vibe Superlight, o avanço PRO Vibe Superlight é leve e rígido, sendo compatível com outros guiadores com diâmetro de 31,8 mm. O avanço, em conjunto com o guiador, proporcionam a integração perfeita dos cabos - em bicicletas compatíveis - além de oferecer várias opções de encaminhamento de cabos compatíveis com quadros mais antigos.
Está disponível em versões de 70 a 120 mm de comprimento, com um ângulo de + - 6 graus.

Como o nome sugere, é superleve e existe uma versão mais curta que pesa somente 92 gramas, fabricada em alumínio de alta qualidade, em vez de carbono. Mas há mais novidades, como o expansor PRO Gap Cap de carbono, que pesa somente 24 gramas - ou seja, 16g a menos do que o expansor PRO mais leve -.
Expansor PRO Gap Cap de carbono

Está disponível em versões para tubos de direção de carbono de 1 1/8 e 1 1/4 polegadas e destina-se aos ciclistas que se preocupam com o peso.
Em suma, este levíssimo cockpit, em combinação com o novo expansor PRO Gap Cap de carbono e o ligeiro suporte de ciclocomputador que se coloca no avanço, converte-se na configuração mais leve na história desta marca.
Suporte de ciclocomputador PRO Vibe

Este suporte está disponível em duas versões, uma das quais desenhada especificamente para o novo avanço Vibe Superlight e para os anteriores avanços de carbono PRO Vibe. Permite alojar aparelhos Garmin, Wahoo e Bryton. Pode ser ajustado para cima ou para baixo e mais para a frente ou para trás. Inclui parafusos que permitem a colocação na placa frontal do avanço.
Clip-on PRO Compact Carbono
Desenhado para ciclistas de ultrarresistência e triatletas, os extensores Clip-on Compact de carbono da PRO oferecem posições para a mãos que facilitam a adoção de uma postura aerodinâmica e confortável. Incluem um suporte para o ciclocomputador e espaço para aparafusar um suporte PRO para acessórios.

É fabricado em carbono UDT700 e pesa somente 135 gramas. É ligeiramente mais pesado que os extensores tradicionais de triatlo/contrarrelógio, mas em compensação é aerodinâmico e possui um design que minimiza o perfil frontal.
Tem uma estrutura sólida e a montagem é feita através de parafusos. A zona de colocação das mãos tem rugosidades antideslizamento, para um maior controlo.
Os produtos PRO têm garantia vitalícia. Poderás saber mais em scvouga.pt.