comitium

Pedais automáticos: o teu melhor aliado no BTT

Ninguém duvida que montar pedais automáticos é uma boa decisão. Neste artigo desmontamos todas as teorias que reprovam o uso deste componente.

Yago Alcalde

Pedais automáticos, o teu melhor aliado no BTT
Pedais automáticos, o teu melhor aliado no BTT

Como em tudo na vida, há quem seja contra aquilo que, comprovadamente, facilita a nossa vida, e neste caso, a nossa performance e segurança. É verdade que usar pedais automáticos melhora substancialmente a qualidade da nossa pedalada e reduz o risco de lesões nos joelhos, além de em termos de performance ser muito superior aos pedais de plataforma. Mesmo em secções técnicas (descidas), com muitos solavancos, proporcionam mais segurança, embora pareça o contrário. 

Há quem não se adapte, é verdade, mas como em tudo na vida, é preciso insistir. O gesto de encaixar o cleat do sapato no pedal automático, com a prática, vai sendo interiorizado e em pouco tempo nem nos lembramos que o temos de fazer, acontecendo quase por magia. É preciso praticar no início, mas depois será como respirar (nem notamos). Caso não te sintas à vontade em alguma zona (por exemplo, para saltar um tronco), não há problema se tiveres de tirar o pé do pedal. O ideal é que quando usares pedais automáticos pedales numa zona estável e treines o processo de encaixar/desencaixar pelo menos umas 30 a 40 vezes. Fazer isto em situações controladas é muito importante, para interiorizares e memorizares o gesto. 

PEDALAR MELHOR

Face a pedais de plataforma ou pedais com ganchos, o sistema automático tem vantagens ortopédicas (se os cleats estiverem bem montados) e pode fazer com que poupemos energia. Durante a pedalada, não é só o pé que faz força para baixo que faz a bicicleta andar, mas também o pé que sobe do lado oposto (pois está preso ao pedal), ajudando o "pé dominante" (aquele que faz força) a poupar alguma energia. Este movimento rotacional, traduzido em rpm, é mais natural e uniforme do que qualquer outro sistema. 

A grande vantagem é que não precisamos de fazer nada para otimizar esse processo. Basta continuar a pedalar.  

Se ainda tens algum receio em usar pedais automáticos, podes comprar uns de dupla face, em que um dos lados tem o sistema automático e do outro tem uma plataforma normal. Assim, poderás usar somente quando te sentires confiante e em situações específicas. Além disso, se usas somente uma bicicleta para tudo (BTT, deslocação para o trabalho, lazer, etc), esta pode mesmo ser a melhor opção.

Nota que a maior parte dos pedais automáticos possui um sistema que pode regular a tensão da mola de libertação do cleat. No início, coloca a dureza da mola no mínimo possível para que o processo de retirar o pé seja mais fácil.

Arquivado em:

Os pedais mágicos que mudam de cor

Relacionado

Os pedais "mágicos" que mudam de cor

Novos pedais Race Face Aeffect com uma plataforma maior

Relacionado

Novos pedais Race Face Aeffect com uma plataforma maior

Teste: pedais Shimano PD-RS500

Relacionado

Teste: pedais Shimano PD-RS500

Pedais Shimano M8120

Relacionado

TESTE: pedais Shimano M8120

Teste pedais Shimano Deore XT (PD-M8020)

Relacionado

Teste pedais Shimano Deore XT (PD-M8020)